quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Lagoa Itatiaia passará por obras de revitalização

A Lagoa Itatiaia, um dos cartões postais da Capital localizado na região do Tiradentes, passará por obra de revitalização a partir da semana que vem. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Valdir Gomes, haverá recuperação das estruturas e da estatua do peixe que fica na lagoa. O posto da Guarda Municipal também será revitalizado, para garantir a segurança na região da lagoa.

“Estamos terminando o projeto de recuperação da Lagoa Itatiaia e a partir da semana que vem iremos começar as obras”, destaca Valdir. 

A escultura do peixe Cará, localizada na Lagoa Itatiaia, de cinco metros por 2,5 foi feita em concreto armado pelo artista Pedro Guilherme e inaugurada em 2003. A vegetação ao redor da lagoa também faz parte dos projetos de revitalização, para que haja levantamento e preservação.
A previsão é que a revitalização fique pronta para as comemorações do Dia da Árvore, no dia 21 de setembro. 

Mutirão

A Semadur realiza, nesta quarta-feira (19), mutirão para poda de árvores no Centro da Capital. Durante a ação, também está sendo realizada fiscalização nas calçadas, para checar a acessibilidade nos locais.

Denis Matos MTB 1215


Semadur e parceiros realizam 1º “Simpósio de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental”

Na próxima sexta-feira (21.08), a partir das 19 horas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizará o 1º Simpósio Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental. O objetivo é discutir a temática dos resíduos sólidos urbanos e seus desafios, compartilhando experiências, proporcionando debates e reflexões além da troca de saberes científicos e populares.

A palestra magna, na abertura do evento, com o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos e Resíduos Zero, Desafios e Perspectivas, será proferida pela coordenadora executiva e de ambiente urbano do Instituto Pólis de São Paulo, Maria Elizabeth Grimberg. A ministrante, com ampla experiência em resíduos sólidos urbanos, desenvolve em diversos municípios do Estado de São Paulo e em outras unidades federadas, um trabalho que aborda o previsto na legislação vigente e as possibilidades que as diversas instituições e entidades possuem para, de forma coletiva e organizada, exercerem ações práticas relacionadas à Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Para o titular da Semadur, Valdir Gomes, o evento possibilitará ações reflexivas. ‘É uma oportunidade para que, a partir da reflexão coletiva, possa nascer uma união de esforços no sentido de encaminhamentos necessários ao setor dos resíduos sólidos’, conclui.

Já no sábado (22.08), a partir das 8 horas, estão previstas oficinas temáticas nos seguintes temas:
• A coleta seletiva em três tipos e destinações diferenciadas;
• A Educação Ambiental e os diversos atores responsáveis por programas e projetos de orientação e sensibilização da população;
• Logística reversa e a valorização das cooperativas de catadores no Sistema de Recuperação RSU.

As inscrições para as oficinas poderão ser feitas no local. O simpósio é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Semadur, Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gatass Filho com o apoio da CG Solurb e Frente Parlamentar Ambientalista.

Serviço: O simpósio será realizado no auditório Almir Sater, no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1800.
 
 Katia Tavares DRT/MS 325

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Semadur realiza mutirão para podas e remoções de árvores na área central

Nesta quarta-feira (19.08), a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) dará inicio aos serviços de manejo da arborização urbana na área central, realizando podas e remoções. O trabalho será realizado em mutirão visando atender as demandas da população e como forma de prevenção a acidentes
A primeira etapa do mutirão irá abranger a Rua Marechal Cândido Mariano Rondon entre a praça Cabeça de Boi e a Rua 25 de Dezembro. O manejo das árvores terá início às 6 horas da manhã para evitar transtornos ao trânsito. Todo o trabalho é acompanhado por um agente fiscal da Semadur e por agentes de trânsito.
As árvores que oferecem risco serão removidas e, posteriormente, haverá o plantio de mudas nos locais. Este manejo integra as ações da Semadur que objetivam dar celeridade aos trabalhos desenvolvidos pela secretaria.
O secretário municipal da Semadur, Valdir Gomes, destacou a força-tarefa que será montada para a realização do mutirão “A população solicitou e nós estamos atendendo, pois sabemos da necessidade da realização deste manejo como forma preventiva à acidente. Durante o mutirão também haverá o plantio de espécies adequadas para os locais, trazendo benefícios à população e a arborização da Capital” pontuou.
A Semadur informa aos motoristas e comerciantes que haverá a interdição de meia-pista para a prestação dos serviços que serão realizados por equipes da Semadur e da empresa Energisa, com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Katia Tavares
DRT/MS 325

CEA Polonês recepciona evento nacional de conscientização ambiental

Pelo quarto ano consecutivo o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) foi escolhido como sede para a realização do Dia Nacional do Campo Limpo. A data tem como objetivo levar as comunidades à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente. E nesta edição oito escolas municipais rurais visitaram o CEA e participaram das atividades desenvolvidas no local, abrangendo cerca de 400 alunos.
O evento é direcionado aos estudantes e as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e visa também a divulgação dos resultados positivos e destaca o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação final de embalagens vazias para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Para Analice Talgatti, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é preciso conscientizar todos os envolvidos, principalmente os mais jovens “É preciso chamar a atenção das crianças com relação à conscientização ambiental pois elas nos auxiliam inclusive na conscientização e mudança de atitudes dos pais com relação à Educação Ambiental” enfatizou.
Leandro Manoel Alves de Sousa, engenheiro agrônomo e gerente da Associação Campo-Grandense de Revendas Agrícolas (ACRA), destacou a amplitude dos resultados alcançados ao longo das edições do Dia Nacional do Campo Limpo “Sabemos da importância em conscientizar a comunidade para o correto manuseio e destinação das embalagens de agrotóxicos. Através dessa parceria com as escolas, por meio da realização de concursos e da própria conscientização ambiental notamos que todos os anos aumenta o numero de recolhimentos e correta destinação de embalagens. A ACRA recebeu em 2014 cerca de 236 toneladas de embalagens de agrotóxicos e em 2015 a expectativa é atingirmos 280 toneladas de embalagens recolhidas”.



Roteiro de atividades
Conforme os alunos chegavam eram feitas as entregas de materiais didáticos, os alunos eram divididos em turmas. As turmas eram encaminhadas para o auditório onde havia a apresentação de vídeo institucional do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Outras turmas eram conduzidas a realizar o percurso ecológico que compreendia paradas em estações onde eram fornecidas explanações e demonstrações do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a realização da tríplice lavagem das embalagens de defensivos agrícolas e a reciclagem das embalagens.
Durante o evento foram oferecidos lanches para os alunos e mudas de árvores para serem plantadas nas escolas.


Concurso
Após o evento os alunos são convidados a participar de concurso cultural, e com o auxilio dos professores, os alunos desenvolvem desenhos e redações relacionados à temática Meio Ambiente. Sendo os mesmos posteriormente premiados.
O evento é uma realização do Inpev por meio da ACRA em parceria com Universidade Católica Dom Bosco, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e apoio da Semadur.

Katia Tavares

DRT/MS 325

Semadur e Seintrha analisam Projeto de Recuperação e Adequação da APA Guariroba

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) participaram na última segunda-feira (17.08) da 7ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Guariroba realizada no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês). Na oportunidade foi apresentado o Projeto de Recuperação e Adequação da estrada vicinal CG 264 pela Dra. Cláudia Bachi, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A sessão foi conduzida pelo Conselheiro e Produtor Wardes Antônio Contes Lemes e contou com a presença de produtores rurais que integram a APA Guariroba, técnicos da Semadur, da Seintrha e convidados.


O Projeto apresentado aborda as ações e os procedimentos necessários à execução de obras que venham proporcionar adequação e conservação das estradas vicinais, visando a manutenção da trafegabilidade ao longo do ano em condições ambientais adequadas, proporcionando aos produtores locais condições de preservação do ambiente de suas propriedades com qualidade, controlar e reduzir o transporte de sedimentos para o córrego Guariroba. As ações recomendadas resultam em parceira entre proprietários rurais e poder público, pois ambos são responsáveis por medidas preservacionistas.
Na reunião foram demonstradas as condições em que se encontram a CG 264, quais as medidas possíveis para solução dos problemas, viabilizando um momento de discussão, conhecimento, havendo significativa participação, interação, troca de ideias e sugestões por parte de todos os participantes, principalmente dos produtores presentes, sendo a proposição aprovada pelo Conselho Gestor da APA do Guariroba, por unanimidade.

Durante o evento também demonstração de ações pontuais, com fotos e comentários, em propriedade rural e na CG 264 já realizadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, pelo Produtor Rural João Carlos Sobrinho, que têm sido benéficas para a preservação ambiental, mostrando que é possível conciliar ações que sejam positivas tanto para a preservação ambiental quanto para a realização de atividades rurais na APA.

Katia Tavares
DRT/MS 325


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Semadur e Semsp realizam curso de capacitação de agentes ambientais

Foto: Marlon Ganassin
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano (Semadur) por meio de ação conjunta com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp) da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS iniciará nesta terça-feira (11), o curso “Capacitação para Formação da Guarda Civil Municipal”, às 14h, na Escola de Governo (E-Gov), localizada na Avenida Ernesto Geisel, n. 4.009.

O propósito da capacitação é a formação continuada dos Agentes de Apoio à Fiscalização de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal (Módulo I), que atuarão na fiscalização preventiva de crimes relacionados ao combate à poluição sonora, maus tratos a animais, pichação de órgãos públicos e outros crimes ambientais. A capacitação irá realizar-se a partir de Termo de Cooperação Mútua entre Semsp e 
Semadur com o objetivo de permitir a atuação dos Guardas Civis Municipais nas ações integradas no atendimento de ocorrências ambientais nas praças, parques, bosques e logradouros do município.

Este primeiro Módulo tem início em 11 de agosto e deverá culminar em 22 de agosto prevendo atividades teórico práticas e a participação de ministrantes de diversas instituições que interagem com a temática socioambiental.

  Assessoria Semadur

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Semadur conscientiza população quanto aos perigos das queimadas urbanas


Parque Anhandui durante queimada
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) informa que, de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, em seu Art. 18-A, “Os Proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados. É vedado a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos previstos neste artigo.” Deste modo, o proprietário que utilizar de queimadas para limpeza do seu terreno, poderá ser autuado conforme a legislação e multado em valores que variam entre R$ 1.835 e R$ 7.340.

A conscientização da população é a principal arma para prevenir e deter as queimadas em áreas urbanas e de preservação em Campo Grande. Para isso a Semadur realiza, constantemente, ações de fiscalização e de conscientização. A secretaria, diariamente, realiza fiscalizações em parceria com os grupos de escoteiros dentro e no entorno do Parque Ecológico Anhandui. O parque que já sofreu com queimadas, é uma APP (Área de Preservação Permanente) importante, onde seus técnicos realizam ações de combate a queimadas e palestras educativas com o objetivo de informar e alertar a população sobre os perigos, cuidados e as ações para prevenir os incêndios, além de orientar, nos casos de queimadas, as medidas necessárias.

É importante destacar a necessidade do proprietário em manter seu terreno limpo e cercado, evitando assim as queimadas, que por vezes são provocadas por terceiros, porém a responsabilidade é sempre do proprietário do imóvel.

O munícipe é orientado a denunciar as queimadas urbanas via Disque Denúncia 156 ou então protocolar a denúncia diretamente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), no Protocolo Geral, Rua Cândido Mariano, n. 2655, Centro.

Assessoria Semadur