terça-feira, 18 de agosto de 2015

Semadur e Seintrha analisam Projeto de Recuperação e Adequação da APA Guariroba

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) participaram na última segunda-feira (17.08) da 7ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Guariroba realizada no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês). Na oportunidade foi apresentado o Projeto de Recuperação e Adequação da estrada vicinal CG 264 pela Dra. Cláudia Bachi, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A sessão foi conduzida pelo Conselheiro e Produtor Wardes Antônio Contes Lemes e contou com a presença de produtores rurais que integram a APA Guariroba, técnicos da Semadur, da Seintrha e convidados.


O Projeto apresentado aborda as ações e os procedimentos necessários à execução de obras que venham proporcionar adequação e conservação das estradas vicinais, visando a manutenção da trafegabilidade ao longo do ano em condições ambientais adequadas, proporcionando aos produtores locais condições de preservação do ambiente de suas propriedades com qualidade, controlar e reduzir o transporte de sedimentos para o córrego Guariroba. As ações recomendadas resultam em parceira entre proprietários rurais e poder público, pois ambos são responsáveis por medidas preservacionistas.
Na reunião foram demonstradas as condições em que se encontram a CG 264, quais as medidas possíveis para solução dos problemas, viabilizando um momento de discussão, conhecimento, havendo significativa participação, interação, troca de ideias e sugestões por parte de todos os participantes, principalmente dos produtores presentes, sendo a proposição aprovada pelo Conselho Gestor da APA do Guariroba, por unanimidade.

Durante o evento também demonstração de ações pontuais, com fotos e comentários, em propriedade rural e na CG 264 já realizadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, pelo Produtor Rural João Carlos Sobrinho, que têm sido benéficas para a preservação ambiental, mostrando que é possível conciliar ações que sejam positivas tanto para a preservação ambiental quanto para a realização de atividades rurais na APA.

Katia Tavares
DRT/MS 325


Nenhum comentário:

Postar um comentário