Fórum Municipal Lixo e Cidadania



Sobre o Fórum

 

O Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC) é um espaço permanente de debates, reflexão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos.

Um momento democrático e plural,  composto por pessoas, entidades governamentais, não-governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos sólidos.


Histórico

O Fórum Nacional Lixo e Cidadania foi criado em 1998 sob a coordenação do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o intuito de erradicar o trabalho infantil com lixo no Brasil.

Para tal, foram traçados outras metas, como a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis e o apoio aos programas de coleta seletiva de cada região.

Os objetivos conjuntos do fórum visam enfim a erradicação dos lixões e implantação da gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos, com participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva e em especial dos catadores.

Em Campo Grande o Fórum do Lixo foi oficialmente implantado no dia 12 de abril de 2012, no auditório do CEA Polonês, a partir de um Decreto assinado pelo Prefeito.

Tem reunido diversas entidades interessadas em debater as questões iniciais prioritárias para o funcionamento efetivo do fórum.

Cliqueaqui para conhecer as ações desenvolvidas pelo Fórum.