quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Semadur apresenta ações de Educação ambiental no 2º dia Ocupação da Orla Ferroviária

No segundo dia de Ocupação da Orla Ferroviária, a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) realizou na noite de ontem (16), atividades de Educação Ambiental com uso da unidade móvel. Os técnicos atuaram no trecho entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano.

Durante a Ocupação, os visitantes puderam conhecer um pouco do trabalho produzido pela artesã Jane Arguello. No local também foram expostas lixeiras fabricadas com pneus. Houve, ainda, distribuição de mudas de árvores frutíferas como tamarindo, pitanga, goiaba, jabuticaba e acerola cultivadas no viveiro municipal Flora do Cerrado.

Filha de ferroviário, a cantora e musicista Lenilde Ramos, que se apresentou no segundo dia de ocupação da Orla Ferroviária, exaltou na oportunidade, com seu canto, esta iniciativa de revitalização daquele espaço público, cuja história está diretamente ligada ao desenvolvimento de Campo Grande.

Segundo Cristina Piccolo, chefe de Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental da Semadur, a ocasião proporcionou uma nova visão do ambiente da Orla Ferroviária, demonstrando que o espaço pode ser utilizado de diversas formas, integrando ações de meio ambiente, cidadania e cultura.



“Quando a temática do meio ambiente caminha de mãos dadas com a cultura e a cidadania, a resposta positiva da população é instantânea. Isso é o que esse projeto da prefeitura propõe e já podemos observar resultados muito positivos”, afirma.

João Dalbian, 54 anos, empresário, acredita que atividades como esta realizadas durante a semana inibem ações de criminalidade no local. “É uma ótima iniciativa. Esta ocupação afasta usuários de drogas da Orla, moro aqui desde que nasci e é muito importante que a população freqüente mais, pois é um local histórico de Campo Grande”, destaca.


Maura Simões, arquiteta e urbanista parabeniza a Prefeitura pelas ações culturais e ambientais desenvolvidas. “É excelente esta proposta. As pessoas têm que valorizar mais os patrimônios que possuem. Achei o projeto fantástico”, afirma.

Na Ocupação da Orla Ferroviária também houve feiras de orgânicos, arte e de antiguidades, promovidas pela Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência, Tecnologia e Agronegócio). 

A Ocupação segue durante a semana com participação de diversas secretarias municipais. A Semadur retornará ao local, com atividades de Educação Ambiental, na próxima sexta-feira (19.08), das 17h às 22h entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano. As ações são financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Joana Lima DRT/MS 1540

Nenhum comentário:

Postar um comentário