segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Integração das escolas e a sociedade marcam o I Seminário Interação das Tecnologias com Comunidades Escolares, Perspectivas de Desenvolvimento Local

Música, apresentação de projetos de meio ambiente, tecnologia social, cultura, cidadania e ambiente descontraído entre os participantes foram os destaques do I Seminário Interação das Tecnologias com Comunidades Escolares, Perspectivas de Desenvolvimento Local realizado na manhã desta segunda-feira (29), na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) pela equipe executaria do Prêmio Finep/2010 de Tecnologias Sociais da Região Centro-Oeste.

A abertura do Seminário foi realizada por apresentação cultural dos músicos Lenilde Ramos e Paulo Góes com músicas regionais sul-mato-grossenses e também por crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho.

A primeira palestra sobre “O Encontro Cidadão da Tecnologia Social com as Comunidades Escolares: Um Percurso, Poético, Político, Pedagógico” ministrada pelo Diretor Pedagógico Professor Doutor Paulo Roberto Duarte Padilha do Instituto Paulo Freire de São Paulo iniciou-se com canto de paródias didáticas de educação e explanação de projetos de tecnologia social como revitalização de hortas, expansão de canteiros nas comunidades, estação de captação da água de chuva, qualificação profissional dos membros da comunidade em situação de vulnerabilidade social, incubadoras municipais, coleta de materiais recicláveis que incentivam a curiosidade dos alunos e integram a escola e a comunidade. “As tecnologias sociais e o desenvolvimento local da Educação envolvem toda a comunidade escolar, é importante a preocupação com o meio ambiente e a clareza de que informações e conhecimentos levados além do espaço da sala de aula ampliam e valorizam a ação intersetorial integrando todas as áreas da comunidade para que participem da gestão da escola”, destaca Paulo.

Já o ministrante João Rodrigues Bezerra Júnior da Fundação do Banco do Brasil explicou sobre a “Prática das Tecnologias Sociais como Estratégia de Aprendizagem Coletiva e Transformação Social” como ações de certificação, prêmios, sistematização e reaplicação de tecnologias sociais para as comunidades escolares. “Nosso objetivo é transmitir toda a experiência da Fundação Banco do Brasil na esfera da educação transformando a realidade local”, afirma.

Atualmente as parcerias realizadas ao longo deste projeto nos últimos dez anos garantiram sua consolidação e expansão. Sob a forma denominada como “replicar” a experiência de muitas escolas municipais, ONGs e Ceinfs já observaram as estratégias do projeto e começam a implementar nas suas realidades e contextos.

Para Elaine Azevedo, 37 anos, Engenheira Sanitarista Ambiental, o seminário vêm propor a interação dos grupos escolares com a população local. “Esses projetos apresentados trazem uma nova visão para o ensino, inovação, criatividade, integrando a comunidade e a escola como um ambiente aberto para a solução de problemas”, ressalta.

Luzia Feitosa, 41 anos, coordenadora de tecnologia da Escola Municipal Kamé Adania destaca a importância de eventos que propiciem transformações de práticas educativas e que venham a somar as escolas.  “Vim buscando conhecimentos, transformações de temas como o meio ambiente que irão mudar a visão da comunidade escolar. O tema tecnologia social me chamou muita atenção para agregarmos conhecimentos na escola”, afirma.

O Seminário encerrou-se com apresentação de vídeo sobre o percurso exitoso da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho na premiação em 2010 de Tecnologia Social classificando-se em primeiro lugar da região Centro-Oeste.


A Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio) são parceiras e apoiadores dessas iniciativas na prática das Tecnologias Sociais.

Joana Lima DRT/MS 1540








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