segunda-feira, 27 de junho de 2016

Prefeitura realiza intervenções nas estradas da região da APA Guariroba


Foto: Francielle Floriano
 A Prefeitura de Campo Grande realiza intervenções nas estradas vicinais da região da APA (Área de Preservação Ambiental) do Córrego Guariroba. As ações, que fazem parte do Programa Manancial Vivo, desenvolvido pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), tiveram início nesta segunda-feira (27.06) em conjunto com a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura). Com as obras, a intenção é melhorar a trafegabilidade e permitir condições de preservação e conservação do córrego Guariroba.

As obras estão em execução pela equipe de profissionais da Seintrha nas estradas vicinais CG 180 e CG 264, e vão proporcionar aos produtores locais estradas melhores. Com os serviços concluídos, as vias irão possibilitar mais agilidade e facilidade no escoamento dos produtos vindos das propriedades rurais da região. As ações estão sendo bem recebidas pelos produtores rurais. 













De acordo com os técnicos da Seintrha, o processo que afeta as estradas acontece quando a água forma curvas de níveis que são direcionadas às vias prejudicando a locomoção de veículos nas estradas. Para solucionar o problema estão sendo feitas intervenções por meio de obras físicas construindo “caixas” próximas às estradas que irão filtrar as águas pluviais no solo direcionando para o córrego Guariroba e para plantações de produtores.



O coordenador do Programa Manancial Vivo, Marcos Andrei Alves Meira, destaca que as intervenções vão melhorar as estradas atendendo não só o escoamento da produção, mas de veículos, entre eles o do transporte escolar. “Outro ponto importante das obras é que irão disciplinar as águas pluviais para o córrego Guariroba”, explicou.

Segundo o encarregado de obras, Teodoro Alex Santos, responsável pela execução das atividades, a ação da Prefeitura atende toda a região rural da APA Guariroba. Com cerca de 20 profissionais envolvidos e 10 máquinas dentre elas tratores e caminhões, as equipes executam também serviços de patrolamento e cascalhamento das vias. “Os trabalhos continuam ao longo da semana e assim que concluídos já vão contribuir para facilitar o tráfego, permitindo maior segurança a quem transita na via”, disse.

A Semadur realiza reuniões contínuas com o Conselho Gestor da APA Guariroba para que projetos sejam desenvolvidos para conservação e preservação do córrego Guariroba.






Fonte/Autor: Joana Lima MTE-MS 1540, com SCS

quarta-feira, 22 de junho de 2016

1º Workshop de apresentação de propostas da coleta seletiva reúne diferentes experiências da área

     

       
Com o objetivo de absorver ideias e experiências de trabalhos relacionados à coleta seletiva em Campo Grande, cerca de 80 participantes da área apresentaram propostas na tarde da última terça-feira (21), durante o “1º Workshop: apresentação de propostas de soluções para coleta seletiva e resíduos recicláveis”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), no auditório da UNIGRAN Capital.


O Workshop iniciou-se com mesa redonda mediada pelo secretario municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes representando o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal, a diretora-presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg), Ritva Vieira e a defensora pública Olga Cardoso de Matos.

Segundo Rui Nunes, são essenciais atividades que articulem o trabalho com materiais recicláveis, proporcionando assim a conservação do meio ambiente. “Todo o trabalho desenvolvido pela Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur tem a finalidade de desenvolver melhorias futuras da coleta seletiva que está ativa atualmente”, afirma.

Durante o evento foram apresentadas propostas de soluções das seguintes instituições: Hospital São Julião, UNIGRAN Capital, Friocruz/MS, Revidros Comércio de Recicláveis, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Fórum Municipal do Lixo e Cidadania e Ecoplantar.

De acordo com Mário César Junqueira, Engenheiro Ambiental da Démeter Engenharia, responsável pelo diagnóstico da situação atual da Coleta Seletiva em Campo Grande, a participação da população é imprescindível para a melhoria da coleta seletiva. “É importante para as políticas públicas, o evento beneficia a população na construção de um planejamento 
eficiente para o Plano da Coleta Seletiva”, destaca.

Para a professora Dirlene Santos que estava assistindo as apresentações, a discussão e troca de experiências no assunto é benéfica a cada morador da Capital. “A iniciativa de promover o workshop é excelente, o evento surgiu da necessidade da sociedade ouvir argumentos sobre a coleta seletiva, porém não somente ouvir e sim contribuir sempre”, pontua. 

Marcos Eduardo Kirst, representante da Ecoplantar que explicou seu trabalho de auxilio no recolhimento de resíduos sólidos, parabeniza a Semadur pelo desenvolvimento do workshop e espera que mais eventos como este sejam realizados. “É fantástico, esse plano de coleta seletiva visa ajudar no plano local, pensando na cultura da cidade e auxiliando na destinação correta do lixo”, observa.

Após a apresentação de todas as propostas, houve mesa de debates como forma de compartilhar conhecimentos e atividades. Participaram do “1º workshop: apresentação de propostas de soluções para coleta seletiva e resíduos recicláveis” catadores, Agereg, Fiocruz, Sedesc, Démeter Engenharia, Hospital São Julião, UNIGRAN Capital, Revidros Comércio de Recicláveis, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Fórum Municipal do Lixo e Cidadania, Ecoplantar, Semed, TRE Sustentável, Funesp, Senai/MS, Semmu, Sesau, Solurb e IBAMA/MS.



Fonte/Autor: SCS com Assessoria da Semadur



sábado, 18 de junho de 2016

Prefeitura realiza na próxima terça Workshop da Coleta Seletiva







Na próxima terça-feira (21), a Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), realizará a partir das 13 horas o 1º Workshop: Apresentação de propostas de soluções para coleta seletiva e resíduos recicláveis, no auditório da UNIGRAN Capital.

O objetivo do evento é captar propostas para a coleta seletiva para os próximos 20 anos, ampliando a participação da sociedade civil sobre a temática. O workshop pretende absorver ideias para melhor aproveitamento de conteúdo, aperfeiçoamento e execução da Coleta Seletiva.
 

As propostas que serão apresentadas foram selecionadas no mês de maio pelo Grupo Intersetorial de Trabalho do Plano de Coleta Seletiva, exigindo das propostas embasamento técnico, legal e orçamentário. Participarão do evento apresentando propostas entidades, empresas, organizações não governamentais e universidades.

Serviço: A UNIGRAN Capital está localizada na rua Abraão Julio Rahe, nº 325, Centro. Para maiores informações entrar em contato com a Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental (localizada na rua Mal Rondon, 2655 – Centro, terceiro andar, sala 308), 3314-3290/ 3314-3294.
Fonte/Autor: Joana Lima DRT/MS 1540

terça-feira, 7 de junho de 2016

Técnicos da Semadur debatem Plano de Coleta Seletiva com servidores do Ibama




     Coleta Seletiva em Campo Grande esteve em discussão durante encontro com servidores e técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), nesta terça-feira, teve como tema central o processo coletivo e participativo da coleta seletiva. A iniciativa faz parte das ações da programação alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Durante palestra, a chefe da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis da Semadur, Cristina Piccolo buscou sensibilizar os participantes quanto à importância do consumo sustentável e do serviço de coleta seletiva de resíduos domiciliares. Outro ponto importante foi a participação dos servidores que tiveram a oportunidade de questionar suas dúvidas e propor sugestões para melhorar ainda mais a qualidade da prestação do serviço.

“A Prefeitura de Campo Grande no processo de construção participativa do seu Plano de Coleta Seletiva tem buscado ouvir sugestões nos Conselhos Urbanos, na realização de encontros públicos de propostas e culminará esse processo com uma Conferência Municipal com ampla participação da sociedade civil prevista para outubro deste ano”, destacou Cristina.

O planejamento das ações futuras do serviço, prevendo um período de 20 anos, é uma forma de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. “A intenção é construir um meio ambiente mais saudável e sustentável”, explicou.

No encontro, a Engenheira Ambiental Sanitarista, Fernanda Olivo e o Engenheiro Ambiental, Mário César Junqueira aproveitaram a ocasião para apresentar um diagnóstico da situação atual da Coleta Seletiva em Campo Grande.

Segundo o técnico responsável pela Educação Ambiental do Ibama, Vicente Mota, o tema coleta seletiva deve estar presente no dia a dia das pessoas, principalmente quando o assunto é a destinação correta dos resíduos sólidos. “No Ibana, seguimos o decreto federal que define a separação de resíduos recicláveis e destinamos os produtos às cooperativas de catadores”, afirma.

Para Luiza Lopes, servidora do Ibama, a iniciativa de tornar o assunto coleta seletiva tema de discussão é importante porque amplia o comprometimento de todos. “É uma forma incentivar a todos para a divisão do lixo e a separação dos que é reciclável. Essa consciência tem que ser nossa, das empresas e o conhecimento de como fazer é o primeiro passo para saibamos desenvolver ações práticas”, frisou

Já para Nelson Taira, técnico administrativo, a discussão sobre a coleta seletiva coordenada pela Semadur beneficia a população que aprende a forma correta de buscar meios para a correta destinação do lixo, gerando a sustentabilidade. “Acredito que a disseminação das atividades da coleta seletiva vem somar nas nossas ações diárias”, afirma.

A Semadur segue com programação de atividades, realizando na próxima quinta-feira (9), às 19h e sexta-feira (10), às 8h, o 1º Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: um olhar integrado, no auditório 5 da Uniderp (Inscrições gratuitas e limitadas disponíveis no site da Semadur).

Em seguida:
21/06 – Terça-feira – 13h30min
1º Workshop: Apresentação de Propostas de Soluções para Coleta Seletiva e Resíduos Recicláveis – Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório da UNIGRAN

23/06 – Quinta-feira – 8h30min
Palestra: Coleta de Resíduos Sólidos, Detalhamento de Propostas do “Adote uma lixeira” e exposição de artesanato com materiais recicláveis– Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório da Infraero
Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Semadur- Joana Lima MTE-MS 1540, com SCS

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Projeto Educação Ambiental Itinerante da Semadur vai à Escola do Sesi com debate sobre sustentabilidade

     



A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) promove o Projeto Educação Ambiental Itinerante com palestra educativa na Escola do Sesi Campo Grande. O encontro aconteceu, nesta sexta-feira, com palestra educativa para mais de 70 alunos, com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. 

Essa ação faz parte das atividades referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho (domingo). A Prefeitura de Campo Grande segue com atividades durante todo o mês de junho alusivos à data. 

A palestra foi ministrada pela Geógrafa Sônia Boiarenco com temas sobre recursos naturais, coleta seletiva de resíduos sólidos, importância da preservação de áreas verdes do meio ambiente, uso consciente da água potável e energia. O analista ambiental Abadio de Souza da MRV Engenharia contribuiu nesta ação em palestra conjunta, com enfoque na temática de sustentabilidade.


Participaram da palestra educativa estudantes dos 8º e 9º anos. A finalidade da atividade é levar conhecimentos a esses estudantes sobre ações que tragam benefício ao meio em que vivem tendo como resultado a melhoria da preservação da natureza. Outro ponto importante é a conscientização dos alunos quanto a práticas sustentáveis que auxiliem a escola.

Segundo a coordenadora pedagógica, Roselaine Silvestre, ações de educação ambiental visam desenvolver novos aprendizados. “As ações auxiliam os jovens na preservação do meio ambiente e na formação de cidadãos corretos”, explica.

Segundo o professor Gilberto Martins, estes conhecimentos adquiridos em relação à educação ambiental fornecem entendimento aos alunos quanto à maneira de conduzir atitudes sustentáveis. “Eles se conscientizam e se aprimoram em conhecimentos ambientais para colocá-los em prática”, conclui.

A aluna Evillyn da Costa, 14 anos, acredita que assuntos como estes também debatidos em sala de aula ganham complementação com a palestra. “É muito importante aprender porque a gente melhora a nossa visão sobre a sustentabilidade e o que é preciso para melhorar a vida no planeta. Todos precisamos estar mais conscientes”, ressalta.

Para o aluno, Pedro Paroba, 13 anos, atividades como estas que a Semadur promove beneficiam diretamente na educação ambiental no dia a dia, “Eu acredito que é importante termos conhecimento para serem aplicados na nossa vida. Isso vai ajudar a termos uma cidade melhor”, conclui.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Semadur- Joana Lima MTE-MS 1540, Com SCS

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Semadur comemora Semana do Meio Ambiente com Simpósio e Workshop


A Semadur em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06) realiza a partir da próxima sexta-feira (03.06) ações educativas por meio de cronograma de atividades, que tem por objetivo destacar a importância de práticas benéficas à preservação ambiental e a conscientização da população.
Serão nove dias de atividades que contam com profissionais experientes na área ambiental que irão apresentar os seguintes temas: Sustentabilidade, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Urbano. As ações serão concluídas com O 1º Workshop: Apresentação de Propostas de Soluções para Coleta Seletiva e Resíduos Recicláveis (21.06) e palestra sobre coleta de resíduos sólidos no dia (23.06). A realização é da Prefeitura Municipal de Campo Grande por intermédio da Semadur e parceiros. Segue abaixo a programação de eventos previstos:

03/06 – Sexta-feira - 7h30
     Palestra: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Prof. Osmar Martins – Geógrafo – Semadur
Abadio Furtado de Souza – Analista Ambiental – MRV
Local: Escola do Sesi

03/06 – Sexta-feira - 18h
   Fechamento de atividades: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Educadores Ambientais da Solurb
Local: Auditório do CEA Polonês

04/06 – Sábado - 14h
    Ato público: Plantio de 60 mudas de árvores de espécies nativas pela MRV Engenharia com a participação de grupos de escoteiros/ DFAP/DFPE/Semadur
Local: Avenida Ernesto Geisel com a Mascarenhas de Morais – Área da alça do viaduto.

06/06 – Segunda-feira – 8h
   Lançamento do Edital 01/2016 – Programa Manancial Vivo/ Semadur
Credenciamento aos Proprietários rurais para a seleção de propostas destinadas á conservação do solo, água e florestas e ao pagamento por serviços ambientais no município de Campo Grande/MS
   Entrega de viatura para Patrulha Ambiental
      Local: Auditório do CEA Polonês

07/06- Terça-Feira – 8h30
   Palestra: Coleta Seletiva: Uma construção coletiva.
Técnicos da Semadur da Coordenação integrantes da Elaboração do Plano da Coleta Seletiva
Local: Auditório do IBAMA
08/06 - Quarta-Feira – 8h
   Ato Público para Preservação Ambiental Urbana (plantio, limpeza de resíduos, sinalização ambiental). Área de Preservação Permanente entre o conjunto Maria Aparecida Pedrossian e o DAMHA
      Local: Conjunto Maria Aparecida Pedrossian e DAMHA

09/06 – Quinta-Feira - 19h
    I Simpósio: Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: Um olhar integrado! – Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório 05 da Uniderp

10/06 – Sexta-feira – 8h
    I Simpósio: Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: Um olhar integrado! – Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório 05 da Uniderp

21/06 – Terça-feira – 13h30
   1º Workshop: Apresentação de Propostas de Soluções para Coleta Seletiva e Resíduos Recicláveis – Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório da UNIGRAN

23/06 – Quinta-feira – 8h30
   Palestra: Coleta de Resíduos Sólidos, Propostas do “Adote uma lixeira” e artesanatos com materiais recicláveis– Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório da Infraero


Assessoria Semadur

Semadur realiza o 1º “Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável”

Como parte das comemorações à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizará nos dias 09 e 10 de junho, o “1º Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: Um olhar integrado” com a finalidade de dialogar com os participantes sobre a preservação e valorização do patrimônio ambiental urbano de forma a estabelecer parâmetros sustentáveis no desenvolvimento urbano da Capital.
O evento terá início na quinta-feira (09.06), às 19h, com o tema “Preservação e Valorização do Patrimônio Ambiental Urbano” palestra a ser proferida pelo Prof. Dr. José Eduardo de Assis Lefèvre da Universidade de São Paulo (USP), arquiteto com larga experiência na Preservação Cultural, Arquitetura Moderna, Ambiente Urbano e Projetos de Desenho Urbano.
Já na sexta-feira (10.06), a partir das 8 horas, está prevista palestra sobre Desenvolvimento Urbano em Abordagem Territorial de Sustentabilidade com a Prof. Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Mato Grosso do Sul, além de interação com os participantes e seus questionamentos que serão coordenados por mesa de mediadores. O evento prevê a composição da “Carta síntese de intenções” por uma Campo Grande mais Sustentável.
As inscrições gratuitas e limitadas poderão ser realizadas por meio de ficha de inscrição disponibilizada no site da Semadur, que deverá ser enviada para o endereço eletrônico semadur.dfpe@gmail.com ou entregue pessoalmente na Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental, na sala 308 – 3° andar, na Central de Atendimento ao Cidadão ou ainda na recepção no dia do evento. O evento é destinado ao público em geral, profissionais da educação, acadêmicos, profissionais relacionados à temática ambiental, além de técnicos de secretarias e instituições.
O Simpósio tem a realização da Semadur, com apoio de parceiros como: MRV Engenharia, Unigran, Uniderp, UCDB, Harmonia Soluções Sustentáveis, Plaenge, Fundação Ueze Zahran, Finep, Fundect, com recursos financiados pelo Prêmio Finep 2010 Tecnologia Social da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gatass Filho.
Serviço: O simpósio será realizado no auditório 05 da Uniderp, na Rua Ceará, n. 333, Bairro Miguel Couto. A DFPE setor de coordenação do evento está localizada na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), Rua Cândido Mariano, n. 2655 – 3314-3290.
Segue abaixo a Programação do Simpósio:



Joana Lima DRT/ MS 1540