quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Semadur inicia ações para orientação para correto manejo da arborização urbana



Teve início na manhã da última terça-feira (22.10), no Parque Ecológico Anhandui a Oficina “Manejo da arborização urbana”. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo da oficina é orientar técnicos da Prefeitura, militares do Corpo de Bombeiros e profissionais de empresas que atendem os serviços de poda e remoção de árvores para o correto manejo e manutenção deste serviço.

Durante a oficina foram abordados temas como: morfologia externa e crescimento das árvores, principais doenças que podem acometer as árvores da área urbana e possíveis relações com as podas, a legislação e licenciamento de poda em Campo Grande, técnicas de poda (época adequada e equilíbrio de poda), prática de podas em árvores urbanas e crimes ambientas.

Para o Professor Doutor do Laboratório de Botânica da UFMS, Geraldo Alves Damasceno Júnior, esta oficina é muito importante para orientação quanto aos cuidados necessários nos procedimentos de poda ou remoção pois é uma reivindicação antiga e muito aguardada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) “Notamos que por muitas vezes as podas estavam sendo realizadas de maneira que mutilava a árvore, comprometendo assim a saúde da planta. A Semadur entendendo essa necessidade nos atendeu prontamente”, destacou Geraldo.

Para o diretor do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, Raimundo Moreira de Araújo, esta oficina é o início de uma grande parceria entre os envolvidos no manejo da arborização no município de Campo Grande “É necessário atuarmos em conjunto com todos os envolvidos nessa temática, além de conscientizar o cidadão quanto aos procedimentos apropriados para poda e remoção, assim obteremos melhores resultados quanto à conservação da arborização urbana, refletindo na qualidade do meio ambiente e na vida da população”, enfatizou Raimundo.

Palestraram durante a oficina representando a UFMS o Professor Doutor em Biologia, Geraldo Alves Damasceno Júnior, a Professora Doutora em Ciências Biológicas, Rosani do Carmo de Oliveira Arruda e o Professor Doutor em Ecologia Vegetal, Arnildo Pott e representando a Semadur a Agente Fiscal de Meio Ambiente Bióloga, Gisseli Giraldelli e a Agente Fiscal de Meio Ambiente Engenheira Agrônoma, Cleonice Zanella.







Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário