quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeitura apresenta celeridade na emissão de Alvará e Carta de Habite-se



A administração municipal demonstra a evolução dos trabalhos através de ações implementadas na atual gestão que resultaram em celeridade na tramitação de processos, oferecendo à população um atendimento ágil e de qualidade. Segundo relatórios emitidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), entre os meses de junho e setembro de 2013 foram expedidos em média 302 Alvarás de Construção mês, um aumento de 21% acima da média alcançada no mesmo período do ano anterior, aonde esta chegava a 241 alvarás emitidos mês.

Se computarmos o período de janeiro a setembro de 2013, teremos uma média mensal de 241,67 Alvarás de Construção expedidos, um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2012, onde a média atingida pela Divisão de Licenciamento Urbanístico foi de 230,33 alvarás mês.

Com relação às solicitações de Carta de Habite-se a Semadur informa, tendo como referência os últimos quatro meses de 2013, que foram expedidas mensalmente 234 Cartas, enquanto no mesmo período em 2012 a média apresentada foi de 232,11 emissões de Cartas de Habite-se. Em ambos os casos, alvará e habite-se, o que tem causado a demora para a emissão destes documentos são as reanálises feitas nos processos por conta de erros encontrados nos projetos (alvarás) e/ou execução de obra em desacordo com o projeto aprovado (habite-se), assim, dificilmente ambos documentos são expedidos com menos de cinco análises.

Conforme esclarece o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon, muitas vezes a demora na liberação, tanto de Alvarás de Construção como de Cartas de Habite-se, ocorrem por conta de irregularidades encontradas nos processos ou mesmo quando há uma solicitação de vistoria em obras ainda inconclusas, “Com melhor orientação e a implementação de práticas que auxiliam os profissionais e seus clientes na hora de ingressar com processos na Prefeitura, as reanálises de processo e os pedidos de vistorias em construções com irregularidades têm diminuído. Antes pelos menos 70% dos processos que davam entrada na Prefeitura continham falhas formais, porém desde maio, com a implantação do sistema de Aprovação Simplificada de Projetos Via Digital, reduzimos em muito esse percentual”. 

Aprovação simplificada de projetos

A Semadur implantou, em maio, o sistema de “Aprovação simplificada de projetos via digital de empreendimentos unirresidencial e multirresidenciais horizontais”. A medida prevê a aprovação simplificada de projetos para os empreendimentos residenciais horizontais, com uma ou até 50 unidades. Com esse novo sistema é necessária a apresentação apenas da planta de implantação, respeitados os índices urbanísticos e a legislação em vigor. Esta simplificação torna mais célere a análise dos processos para liberação de alvarás de construção, o que tem gerado sucessivos aumentos nas emissões dos mesmos, como bem demonstrado alhures.

Com o intuito de melhor capacitar os profissionais da construção civil, a Semadur vem oferecendo regularmente cursos de aperfeiçoamento para a utilização do sistema supracitado. Segundo o titular da Semadur, esse novo sistema atinge pelo menos 85% dos processos analisados. “Nosso objetivo é fomentar a celeridade e evitar o vai e vem dos projetos por conta de problemas na fase de elaboração, o que tem provocado a morosidade na análise dos mesmos. Resultando na emissão de alvarás de construção em menor tempo possível”, explicou Marcon.

Em entrevista, o Ouvidor e Gerente de Relações Institucionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismos de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Luis Eduardo Costa, destacou que o decreto representa um avanço na análise dos projetos e demonstra que a Prefeitura inova ao ser a primeira Capital do país a simplificar o processo. “É uma medida inteligente, pois a análise é feita pensando na coletividade”, concluiu.

Outrossim, cumpre-nos informar também, que a Semadur têm atuado fortemente no combate direto ao mosquito transmissor da dengue. Relatórios da Secretaria informam que em 2012 foram expedidas 5.733 notificações para limpeza de terrenos, já no corrente ano devido a intensa fiscalização preventiva emitidas 9.007 notificações. O titular da Semadur esclarece que a notificação é uma forma de orientar o contribuinte a manter seu terreno limpo “Primeiramente realizamos fiscalizações preventivas, notificando e dando prazo aos proprietários para a regularização da situação. Para a cidade, a melhor atitude é manter a limpeza do terreno. A multa só é aplicada em último caso, quando o proprietário não realiza a limpeza do seu terreno e colocando assim a saúde de todos em risco”. 

Assessoria Semadur

Nenhum comentário:

Postar um comentário