quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Educação ambiental promove e incentiva crianças para uma alimentação saudável



Por meio do departamento de Educação Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) desenvolve um projeto piloto para a produção de hortaliças a partir de hortas comunitárias. A primeira produção experimental foi doada pela Semadur a três Centros de Educação Infantil (Ceinf). O projeto “Educação Ambiental – hortas e vidas saudáveis” visa a implementação de hortas em Ceinf, escolas municipais e canteiros públicos.

Nesta etapa foram doados kits contendo alface, almeirão e cheiro verde. As hortaliças foram cultivadas, colhidas e separadas pelos próprios servidores da Semadur. Receberam as hortaliças os Ceinfs dos bairros Serradinho e Jardim Carioca, além do Indubrasil. 

Para a diretora do Ceinf Serradinho, Cilce Dourado, é importante estimular a alimentação saudável. “Oferecemos nas refeições uma diversidade de alimentos muito importantes para o cardápio alimentar nessa fase de formação. É importante também associar alimentação e educação, pois muitos não conhecem certos alimentos e de uma forma lúdica agregamos os benefícios desses alimentos durante as aulas”, destacou.

A diretora do Ceinf Jardim Carioca, Silvana Paim da Silva, também destacou a importância da educação alimentar e agradeceu a iniciativa da secretaria. “Desde cedo devemos instigar as crianças a se alimentarem de maneira saudável e uma forma de promover isso são as refeições oferecidas no Ceinf. É sempre bom termos opções variadas para as necessidades das crianças, agradecemos a Semadur por mais este incentivo”, ressaltou.

Já a diretora do Ceinf Indubrasil, Eunir Mendonça, falou da aceitação das crianças e agradeceu pela secretaria ter escolhido o local. “Rúcula, brócolis, espinafre, já fazem parte do cardápio das crianças e elas aceitaram bem. É importante elas terem acesso a certos tipos de alimentos que por algumas vezes, em casa elas não têm. É preciso incentivar desde cedo que os pequenos se alimentem e também conheçam o que estão consumindo. A Semadur, através da Educação Ambiental, incentiva o cultivo de hábitos saudáveis” enfatizou.





Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário