segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Semadur distribui mudas frutíferas a moradores do Coophavila II




A Prefeitura Municipal de Campo Grande promoveu no último sábado (28) atividades gratuitas de esporte e lazer no Campo Marambaia, no bairro Coophavila II, das 14h às 17h. O projeto Lazer em Ação oferece a comunidade diversos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura Municipal e demais parceiros.

Durante o evento a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) participou do projeto realizando a distribuição de 250 mudas de árvores frutíferas das espécies: jabuticaba, acerola, goiaba e pitanga.

Famílias inteiras foram ao local e garantiram suas mudas. Assim o campo-grandense demonstra sua responsabilidade socioambiental participando ativamente das ações voltadas ao meio ambiente.

 




























Katia Tavares
DRT/MS 325

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Planta Campo Grande estará na escola municipal Tertuliano Meireles nesta quarta-feira

Para marcar as comemorações alusivas ao Dia da Árvore, nesta quarta-feira (25.09), os alunos Escola Municipal Tertuliano Meireles, no Bairro Caiçara, vão participar das ações da campanha “Planta Campo Grande” . As ações, que começam no período da manhã, vão ser realizadas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e buscam incentivar o plantio e incentivar o público escolar aos cuidados necessários para a preservação das árvores.

Nesta ação, técnicos da Semadur ministrarão palestra voltada à Educação Ambiental abordando a importância das árvores para o meio ambiente e para as cidades, os benefícios oferecidos com o seu cultivo, bem como, as consequências acarretadas com a falta de árvores ao meio ambiente. Também será realizado o plantio de árvores da espécie Pau-brasil.

Para a Semadur, a realização de palestras aliadas ao plantio é de suma importância na formação da conscientização ambiental e mudança de comportamento. Os ensinamentos práticos repassados aos alunos na escola contribuem para que disseminem os conhecimentos junto as suas famílias e à comunidade local.

Katia Tavares
DRT-MS/325

Semadur leva Planta Campo Grande a Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Campo Grande realiza uma série de ações voltadas ao público escolar com o objetivo de incentivar o plantio e a preservação das árvores, expondo na prática com palestras e plantios os benefícios das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. As ações, em comemoração à Semana da Árvore, visam conscientizar a comunidade escolar sobre sua responsabilidade socioambiental no processo de arborização do município. Nesta segunda-feira (23.09), a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) levou a campanha Planta Campo Grande com o projeto “Educação Ambiental Itinerante” à Escola Municipal de Tempo Integral Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Bairro Paulo Coelho Machado.

Nesta ação, técnicos da Semadur ministraram palestra voltada à Educação Ambiental abordando a importância das árvores para o meio ambiente e para as cidades, os benefícios oferecidos com o seu cultivo, bem como, as consequências acarretadas com a falta de árvores ao meio ambiente. Para a Semadur, a realização de palestras aliadas ao plantio é de suma importância para a formação de uma consciência ambiental no público jovem promovendo mudança de comportamento e contribuindo para que os alunos repassem aos amigos e familiares o que aprenderam na prática. 

Após as palestras, as cinco turmas de Educação Infantil e as 16 turmas do 1º ao 5º da escola, realizaram o plantio identificado de 21 árvores. Cada turma adotou e plantou uma árvore, com a responsabilidade de cultivá-la. Durante a atividade prática os alunos aprenderam a maneira correta de realizar um plantio e quais os cuidados necessários para que a árvore cresça e se desenvolva de maneira sadia.

Para a diretora escolar Rosangela Ruas Chelotti, as palestras voltadas à temática Educação Ambiental aliadas ao plantio são excelentes formas de sensibilizar os alunos sobre a importância de preservar a natureza e inserir em seu cotidiano atitudes sustentáveis. “A escola incentiva desde as séries iniciais a adoção de incentivo a praticas sustentáveis bem como a realização de projetos voltados a esse tema. A Educação Ambiental é um tema interdisciplinar e transversal, sendo abordada por todos os professores. Para auxiliar nesse aprendizado e quanto à conscientização dos nossos alunos contamos com Semadur para a realização dessas atividades”, explicou.


Plantio de árvores

Os estudantes Lucas de Oliveira, 11, e Kauã Nalbert, 10, participaram do plantio representando a turma do 5º A, ambos afirmaram que a palestra ajudou a esclarecer sobre a responsabilidade de cada um perante o futuro do planeta “Aprendi que todos somos responsáveis pelo futuro do planeta e que devemos preservar o meio ambiente. E gostei muito de ter plantado uma árvore e ajudar a minha escola a ter mais árvores”, contou Lucas.

Mayara Pereira, 9, da turma do 5º B contou que nunca havia plantado uma árvore e adorou a oportunidade “Adorei a palestra e gostei muito de ter ajudado na arborização da escola”. Já Avánny Medeiros, 8, destacou que o que aprendeu nas palestras irá ensinar para a sua família também “É a primeira vez que planto, adorei mexer com a natureza, tudo o que aprendi vou ensinar aos meus pais e irmãos”.





Katia Tavares
DRT-MS/325

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Campanha Planta Campo Grande estimula plantio de mudas no Dia da Árvore


Foto: Vanessa Albuquerque
 A campanha “Planta Campo Grande” realizada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, neste último domingo (22), distribuiu à população mais de 500 mudas nos altos da Avenida Afonso Pena e Praça das Águas. O evento promovido pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), fez parte da programação em comemoração ao Dia da Árvore e contou com o apoio da Rádio Blink, União dos Escoteiros do Brasil (UEB-MS) e universitários. As mudas foram distribuídas gratuitamente.

Durante o Evento, juntamente com o apoio da população, houve o plantio de 80 árvores das mais variadas espécies de Ipê. A campanha visa incentivar o plantio e a preservação de árvores, bem como, expor à população os benefícios das árvores na composição do meio ambiente, abordando a temática da qualidade de vida nas cidades e conscientizando a todos da responsabilidade socioambiental no processo de arborização do município.

Foto: Vanessa Albuquerque
Ainda no domingo, em outro ponto da Avenida Afonso Pena, próximo à Igreja Perpétuo Socorro, foi realizado o plantio de árvores da espécie Guapuruvu. A medida tem a finalidade de compensar a perda da vegetação suprimida do Paço Municipal. Mariana Lima, que esteve presente na distribuição de mudas, relatou que o incentivo de preservar e compensar a natureza com novas árvores são repassados aos seus filhos por eles e também pela escola, "Eu e o meu marido incentivamos os nossos filhos com o plantio de mudas de árvores em nosso sítio e em nossa casa, o que acaba se tornando uma grande brincadeira para eles".

Tamilyn Muramatso, estudante do curso superior Construção de Edifícios, afirma que ações como essas são muito importantes e necessárias para que tenhamos uma bela paisagem em nossa capital. As árvores proporcionam
um ar mais puro à cidade, e, assim, respirar em Campo Grande se torna cada vez melhor", comenta.

Foto: Vanessa Albuquerque
Já Fabiano Mariano, engenheiro agrônomo, estava caminhando quando viu o início do plantio e decidiu interromper sua caminhada para plantar uma muda e ajudar o meio ambiente "Foi a primeira vez que eu realmente plantei uma árvore de coração, já havia plantado outras vezes, mas dessa vez me tocou. Assim podemos preservar ainda mais o nosso meio ambiente e garantir mais sombra para quem faz caminhadas por aqui". Esta ação também foi marcante para Vander Soares que, acompanhado de sua filha de 4 anos, participou pela primeira vez de um evento voltado à preservação ambiental "Adoramos a iniciativa e ficamos sabendo pela rádio Blink e viemos fazer a nossa parte".

Foto: Vanessa Albuquerque

O locutor Johnny Love compareceu ao evento e também levou a sua filha para participar. "Eu fico preocupado com o que vai ser do nosso mundo daqui, por exemplo, 120 anos, quando os tataranetos da minha filha estiverem maiores e não tiverem isso que temos nos dias de hoje. É muito legal ver as crianças querendo plantar e participar de ações como essas", concluiu.

A população compareceu ao evento, demonstrando sua sensibilização e preocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta. Essas ações contam com parceiros como a Rádio Blink, ONG Pratique Ecologia, Rede Comper, União dos Escoteiros do Brasil (UEB-MS), Faculdade Unigran Capital, Lions Clube, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e universitários que praticam a responsabilidade socioambiental e acreditam que com a participação ativa da população Campo Grande prosseguirá como a capital mais arborizada do Brasil.

Histórico – O dia 21 de setembro é a data em que se comemora o Dia da árvore no Brasil, desde 1965. O período prenuncia a chegada da primavera, em 22 de setembro.

Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Benefícios da arborização
Além da manutenção da vida no planeta, as árvores protegem o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservam a vida silvestre; produzem oxigênio; filtram a poluição e aumentam a umidade do ar; absorvem até 70% da água da chuva reduzindo o risco de enchentes; servem de berçário para diversos animais; auxiliam na redução da temperatura; absorvem o barulho; oferecem também o aspecto funcional com a produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações e etc. Sendo assim, inúmeros os benefícios que as árvores oferecem para a vida de todos.


Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque

Vanessa Albuquerque

Prefeitura marca comemorações do Dia da Árvore com ações em toda a cidade

No último sábado, 21 de Setembro, a Prefeitura Municipal de Campo Grande deu início à campanha “Planta Campo Grande”, em celebração ao Dia da Árvore. O objetivo da campanha é incentivar a população ao plantio e a preservação das árvores, expondo com ações práticas os benefícios das árvores na composição do meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. A intenção foi conscientizar a população sobre sua responsabilidade socioambiental no processo de arborização, além de incentivar o plantio de árvores.

No início da manhã foi realizado o plantio de 100 árvores na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, no Bairro Nova Campo Grande. Participaram do plantio alunos, professores e 23 crianças do Instituto Social Pioneiros. Esta ação teve o apoio da ONG Pratique Ecologia e foi monitorada por profissionais de biologia, engenharia ambiental e gestão ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Para o diretor do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, Raimundo Moreira, é fundamental o apoio das escolas nas ações de conscientização ambiental “É importante envolver toda a comunidade escolar nas campanhas voltadas a preservação ambiental, uma vez que a escola é a base para a disseminação do conhecimento. Este plantio com o envolvimento tanto de professores como alunos e ainda crianças de outra região da cidade demonstra a integração que desejamos, todos juntos praticando a educação ambiental”, apontou Raimundo.

Para a supervisora escolar Maria Rosa Runte, integrar escola com a comunidade só resulta em benefícios “Trazer a comunidade para dentro da escola com atividades como esta só resulta em melhorias na qualidade de vida para todos. Ter a oportunidade de praticar a educação ambiental na sua essência é fundamental para o aprendizado de todos, portanto, a escola está de portas abertas e feliz por receber atividades dessa natureza”, afirmou.

O presidente do Instituto Social Pioneiros explicou a importância da participação das crianças do Instituto nessa ação “Momentos como esses que envolvem atividades ligadas ao meio ambiente auxiliam não só na aprendizagem e convivência como também proporcionam a essas crianças a oportunidade de se desligar da difícil realidade vivida por muitos”, explicou. Para o presidente da ONG Pratique Ecologia, Fernando Augusto Abdo Villalba, esta ação representa o primeiro passo para uma mudança de comportamento por parte das futuras gerações “Acreditamos que hoje estamos plantando uma sementinha do bem, oferecendo a oportunidade dessas crianças estarem ligadas na prática à ações ambientais como plantio de árvores”, enfatizou.

Luiz Guilherme, 7 anos, participou do evento e contou que nunca havia plantado uma árvore antes “É a primeira vez que planto. É diferente a gente mesmo plantar, estou gostando muito de tudo que estou vendo aqui hoje”. Isadora da Silva, 4 anos, acompanhou empolgada todo o plantio e assim como outros colegas plantou uma muda “Nunca tinha plantado, estou gostando de tudo, principalmente em mexer com a terra”.

A aluna Mariana Pires de Souza, 12 anos, contou que esta seria a primeira vez que iria participar de uma ação como essa “Aprendemos que devemos preservar a natureza e colocar em prática a teoria que a escola nos ensina é muito prazeroso. Está será a primeira de muitas árvores que pretendo plantar”. Já a aluna Deisy Gabrielly Mendonça, 13 anos, contou que já havia plantado anteriormente outras mudas e destacou a importância do plantio para toda a escola “É muito legal ter a oportunidade de realizar esse plantio dentro da escola porque todos nós poderemos observar os benefícios que teremos com o crescimento dessas árvores”.

O aluno Luciano de Rezende, 13 anos, destacou que além de plantar na escola pretendo cultivar outras árvores também em casa “Esta será a primeira árvore que vou plantar. Mas quero plantar muitas outras tanto em casa como na própria escola. Todos devemos auxiliar o meio ambiente cuidando da natureza”. Josefina Cezário, do apoio escolar, também contou que além de incentivar o plantio a escola também realiza o trabalho de coleta seletiva “Começamos com um trabalho dentro da escola onde separemos os resíduos e repassamos o material para uma cooperativa próxima da escola. Com essas ações muitos alunos e funcionários da escola também começaram a realizar essa separação em suas casas. Penso que a escola deve ser exemplo de atitudes sustentáveis”, ressaltou.

Plantio na Praça Ary Coelho
O Dia da Árvore também foi marcado pelo plantio de três árvores da espécie Pau-brasil na Praça Ary Coelho. Esse plantio foi realizado como medida compensatória das espécies Tipuana, Tamarineiro e Jequitibá que foram removidas, essa medida tem a finalidade de compensar a perda da vegetação suprimida. A escolha da espécie Pau-brasil para o plantio considerou o porte adequado para plantio em praças e ser considerada uma espécie rara, além de sua representação histórica.

O plantio foi realizado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon, que também salientou a importância do envolvimento da sociedade na preservação ambiental “Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental, bem como o processo de arborização deve ser uma responsabilidade compartilhada entre poder púbico e sociedade. Uma vez que essas ações oferecem benefícios para o meio ambiente e consequentemente resultam em qualidade de vida”, o secretário também explicou a escolha pela espécie Pau-brasil para o plantio “Além de ser uma árvore imune ao corte o Pau-brasil tem uma representação histórica importante para o país, além de ser uma árvore quase em extinção. Assim queremos oferecer à população a oportunidade de apreciação de uma espécie singular”.

Para Maria Esther Cáceres, as árvores só oferecem benefícios. “As árvores oferecem sombra, absorvem a poluição, servem de moradia para muitas aves, bem como, embelezam nossa cidade” listou.

Distribuição de mudas

Para marcar o Dia da Árvore também houve distribuição de mudas no Hipercenter Comper e na Praça Esportiva Elias Gadia.

Pedro Muniz, do Bairro Taquarussu, tratou de garantir a sua muda e contou que costuma cultivar árvores frutíferas “Já cultivo pitanga e goiaba hoje vim buscar uma muda de acerola, acho muito importante essas campanhas de distribuição de mudas porque incentiva a preservação da natureza através do plantio”. Salete Fátima Rosa, do Jardim Leblon, enfatizou que as árvores se bem tratadas só trazem benefícios “No meu quintal cultivamos várias árvores, elas só nos trazem benefícios, pois além de sombra nos oferecem também frutos e flores”.

Quem também esteve presente na distribuição de mudas e apoia essas iniciativas da administração municipal foi Bruno Nascimento, do Bairro Marcos Roberto, que buscou suas mudas “Acredito ser importante ensinar as crianças a importância das árvores, por isso trouxe a Anny, de 2 anos, e a Yume, de 4 anos, para buscarmos as mudas. Elas que irão plantar e toda a família cuidará das árvores”.






Katia Tavares
DRT-MS/325

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prefeitura forma primeira turma para atuar na Brigada de Incêndio

Contribuir para a preservação do meio ambiente e chamar a responsabilidade da segurança coletiva para si são os principais argumentos dos 35 guardas municipais que nesta manhã receberam os certificados de conclusão do curso que os qualifica e os capacita a atuarem, a partir desta segunda-feira (16), como as sete primeiras equipes da Brigada de Incêndio, lançada pelo prefeito Alcides Bernal (PP) no dia 9 de setembro. 

As equipes da Brigada de Incêndio estarão a partir de hoje em alerta, ligadas com o Corpo de Bombeiros por meio da frequencia de rádio, que irá acioná-las quando houver a ocorrência. Durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso, que teve carga horária de 48 horas, sob coordenação do Ibama e Corpo de Bombeiros, o guarda municipal Rafael Gomes Ferreira, de 26 anos, disse que mais do que atuar no combate no caso de um incêndio iniciado, o que o motivou para participar da equipe da Brigada foi a responsabilidade como cidadão.”Sempre me incomodou ver a fumaça causada pelas queimadas que fazem em terrenos. Isso, além de afetar significativamente no ar que a gente respira, coloca a segurança das pessoas em risco. Não pensei duas vezes quando fiquei sabendo da Brigada e já me coloquei como voluntário”, argumentou.

Já a guarda municipal Juliandina Caminha, de 33 anos, disse que trouxe parte da responsabilidade para si, quando decidiu se inscrever para a Brigada. “A gente vê um incêndio em um terreno ou parque e não pode fazer nada. Eu sempre tive curiosidade em saber como combater isso e agora posso fazer isso oficialmente. Claro que antes de tudo eu quero é conscientizar as pessoas dos prejuízos que atitudes como esta causam. Estou feliz pela oportunidade que está colocando o efetivo da Guarda Municipal em uma posição de reconhecimento e grande importância para a sociedade”, disse a formanda. 

Neste sentido, o coordenador Municipal de Segurança Pública e comandante da Guarda Municipal, Jonys Cabrera disse que este é apenas o primeiro passo para valorizar e dar uma função mais atuante para a Guarda Municipal. “Até então a guarda era reconhecida como pessoas que cuidam dos patrimônios públicos. Mas sabemos que podemos colaborar mais para com a sociedade. E, depois de mais de 20 anos da existência da Guarda Municipal, foi através da administração do prefeito Alcides Bernal, que teve a sensibilidade de presentear a população com essas novas atribuições para a Guarda. Sabemos da importância do trabalho dos Bombeiros e Ibama no sentido de combater os incêndios, mas que existe uma carência de pessoas para atuarem e vamos trabalhar de mãos dadas a fim de preservar vidas na Capital”, disse Jonys.

Presente à cerimônia de formatura, que aconteceu na sede da Brigada de Incêndio, o diretor de políticas públicas ambientais da Semadur, Raimundo Moreira de Araujo ressaltou que o projeto da Brigada de Incêndio vai além do combate às queimadas. “Antes de querer combater um incêndio já iniciado, nós temos a preocupação de evitar que isso aconteça. Faremos um trabalho atuante de conscientização e educação ambiental. Essas pessoas que hoje estão se formando irão multiplicar o que aprenderam e cada vez um número maior de pessoas estará ciente do perigo das queimadas, dos prejuízos para o meio ambiente. Sabemos que é cultural a prática de algumas pessoas, que a fim de limparem os terrenos colocam fogo no lixo ou nas folhas secas que caem em suas propriedades. Conscientes da legislação vigente, com informações precisas das consequências, é certo que podemos combater essa cultura tão negativa”, disse.

A cerimônia de formatura dos 35 guardas municipais contou com a presença do Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Francismar Viera.

Sobre a Brigada

O objetivo da Brigada de Incêndio, projeto pioneiro em Campo Grande, é atuar tanto na prevenção como no combate aos incêndios causados nos terrenos e áreas florestais da Capital. A coordenação e a programação das atividades exercidas pela unidade, cuja sede foi estabelecida no Parque Ecológico Anhanduí, ficarão a cargo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, sob a orientação do Centro Nacional de Prevenção e combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul e do Corpo de Bombeiros Militar de MS.

Caberá à Prefeitura, enquanto coordenadoria de Defesa Civil coordenar a Brigada, selecionar candidatos, participar diretamente de execução de projetos e avaliação de resultados. Caberá ainda à Guarda Municipal oferecer o curso aos guardas municipais lotados nos parques municipais e unidades da prefeitura. À Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) caberá oferecer o espaço para o curso e dispor equipamentos para combate a incêndio florestal.

Ao Corpo de Bombeiros, caberá a responsabilidade de proporcionar junto ao Ibama as instruções do curso de combate ao incêndio aos brigadistas da 1ª Brigada de Incêndio e dispor de equipamentos de combate a incêndio florestal, tais como abafadores e bombas costais.


Fonte/Autor: Eliza Moreira DRT 106/MS

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

População de Campo Grande passa a contar com Brigada de Incêndio



Campo Grande passa a contar a partir de hoje (9) com a Brigada de Incêndio que irá atuar tanto na prevenção como no combate aos incêndios causados nos terrenos e áreas florestais da Capital. O termo de cooperação mútua foi assinado nesta segunda-feira (9) pela Prefeitura de Campo Grande, Corpo de Bombeiros, Ibama e Coordenadoria da Defesa Civil Municipal. O prefeito Alcides Bernal (PP), ao lado do secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon, fez o lançamento da ação, durante solenidade no Parque Ecológico Anhanduí.

O termo tem como objetivo estabelecer um regime de estreita cooperação mútua entre as partes no campo de prevenção e combate aos incêndios florestais, especialmente voltada à diminuição da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera e à qualidade vida e manutenção dos recursos naturais. O prefeito ressalta a preocupação da atual administração, no sentido de trabalhar, principalmente, na prevenção de incêndios, por meio de ações na área da educação ambiental. “Não podemos admitir que uma capital não tenha uma Brigada contra incêndios. O nosso propósito é trabalhar para o bem estar das pessoas e garantir saúde e segurança. É essa a finalidade da Brigada. Vamos fazer um trabalho atuante para a conscientização ambiental e alertar a sociedade sobre o perigos e as consequências das queimadas. O foco é prevenir e evitar que aconteçam os incêndios, mas no casso da ocorrência vamos enfrentar o problema”, garante Bernal.

A coordenação e a programação das atividades exercidas pela 1ª Brigada ficarão a cargo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, sob a orientação do Centro Nacional de Prevenção e combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul e do Corpo de Bombeiros Militar de MS. O coordenador da Defesa Civil, Major Bombeiro Luidson Noleto disse que em 17 anos de carreira, esta é a primeira administração Municipal que mostra com ações concretas a preocupação com o ar que os cidadãos respiram. “Pois é isso que significa prevenir os incêndios. Já que essas queimadas atingem diretamente o meio ambiente e prejudica a vida de todos nós. Hoje o governo municipal está dando um norte para a questão e essa iniciativa prova o que estou falando”.

De acordo com o Corpo de Bombeiros são registradas por mês, a média 134 ocorrências de incêndios urbanos em Campo Grande. Em nome da entidade, o Tenente Coronel Francismar Viera da Costa disse que assiste pela primeira vez o envolvimento direto da administração pública Municipal nessa questão do meio ambiente. “Só posso agradecer ao prefeito pela iniciativa. É a primeira vez que uma ação é executada neste sentido. Vamos trabalhar em parceria para que a Brigada seja atuante e possa fazer a diferença. Sabemos que não é uma tarefa fácil conscientizar as pessoas de que não devem colocar fogo nos terrenos a fim de fazer a limpeza no local. Quem sofre com essas atitudes são as pessoas”.

Fazendo coro às palavras do tenente coronel Franscismar, o superintendente do Ibama, Marcos Yule agradeceu a oportunidade em participar do lançamento da Brigada e disse estar otimista quanto a sua atuação. “Conseguimos identificar a sensibilidade do prefeito Alcides Bernal em promover essa ação e criar condições para que seja possível essa nova frente de enfrentamento às queimadas e incêndios florestais. Sabemos que o resultado dos incêndios urbanos é a perda da qualidade de vida das pessoas e um trabalho a fim de prevenir que essas queimadas comecem é sem dúvida algo que deve ser destacado e visto como essencial”.

Neste primeiro momento vão passar pelo treinamento 35 guardas municipais que se prontificaram para fazer parte da Brigada e passaram por uma avaliação. Caberá à Prefeitura, enquanto coordenadoria de Defesa Civil coordenar a Brigada, selecionar candidatos, participar diretamente de execução de projetos e avaliação de resultados. Caberá ainda à Guarda Municipal oferecer o curso aos guardas municipais lotados nos parques municipais e unidades da prefeitura. À Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) caberá oferecer o espaço para o curso e dispor equipamentos para combate a incêndio florestal.

Ao Corpo de Bombeiros, caberá a responsabilidade de proporcionar junto ao Ibama as instruções do curso de combate ao incêndio aos brigadistas da 1ª Brigada de Incêndio e dispor de equipamentos de combate a incêndio florestal, tais como abafadores e bombas costais.

Eliza Moreira
DRT 106/MS