terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prefeitura marca comemorações do Dia da Árvore com ações em toda a cidade

No último sábado, 21 de Setembro, a Prefeitura Municipal de Campo Grande deu início à campanha “Planta Campo Grande”, em celebração ao Dia da Árvore. O objetivo da campanha é incentivar a população ao plantio e a preservação das árvores, expondo com ações práticas os benefícios das árvores na composição do meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. A intenção foi conscientizar a população sobre sua responsabilidade socioambiental no processo de arborização, além de incentivar o plantio de árvores.

No início da manhã foi realizado o plantio de 100 árvores na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, no Bairro Nova Campo Grande. Participaram do plantio alunos, professores e 23 crianças do Instituto Social Pioneiros. Esta ação teve o apoio da ONG Pratique Ecologia e foi monitorada por profissionais de biologia, engenharia ambiental e gestão ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Para o diretor do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, Raimundo Moreira, é fundamental o apoio das escolas nas ações de conscientização ambiental “É importante envolver toda a comunidade escolar nas campanhas voltadas a preservação ambiental, uma vez que a escola é a base para a disseminação do conhecimento. Este plantio com o envolvimento tanto de professores como alunos e ainda crianças de outra região da cidade demonstra a integração que desejamos, todos juntos praticando a educação ambiental”, apontou Raimundo.

Para a supervisora escolar Maria Rosa Runte, integrar escola com a comunidade só resulta em benefícios “Trazer a comunidade para dentro da escola com atividades como esta só resulta em melhorias na qualidade de vida para todos. Ter a oportunidade de praticar a educação ambiental na sua essência é fundamental para o aprendizado de todos, portanto, a escola está de portas abertas e feliz por receber atividades dessa natureza”, afirmou.

O presidente do Instituto Social Pioneiros explicou a importância da participação das crianças do Instituto nessa ação “Momentos como esses que envolvem atividades ligadas ao meio ambiente auxiliam não só na aprendizagem e convivência como também proporcionam a essas crianças a oportunidade de se desligar da difícil realidade vivida por muitos”, explicou. Para o presidente da ONG Pratique Ecologia, Fernando Augusto Abdo Villalba, esta ação representa o primeiro passo para uma mudança de comportamento por parte das futuras gerações “Acreditamos que hoje estamos plantando uma sementinha do bem, oferecendo a oportunidade dessas crianças estarem ligadas na prática à ações ambientais como plantio de árvores”, enfatizou.

Luiz Guilherme, 7 anos, participou do evento e contou que nunca havia plantado uma árvore antes “É a primeira vez que planto. É diferente a gente mesmo plantar, estou gostando muito de tudo que estou vendo aqui hoje”. Isadora da Silva, 4 anos, acompanhou empolgada todo o plantio e assim como outros colegas plantou uma muda “Nunca tinha plantado, estou gostando de tudo, principalmente em mexer com a terra”.

A aluna Mariana Pires de Souza, 12 anos, contou que esta seria a primeira vez que iria participar de uma ação como essa “Aprendemos que devemos preservar a natureza e colocar em prática a teoria que a escola nos ensina é muito prazeroso. Está será a primeira de muitas árvores que pretendo plantar”. Já a aluna Deisy Gabrielly Mendonça, 13 anos, contou que já havia plantado anteriormente outras mudas e destacou a importância do plantio para toda a escola “É muito legal ter a oportunidade de realizar esse plantio dentro da escola porque todos nós poderemos observar os benefícios que teremos com o crescimento dessas árvores”.

O aluno Luciano de Rezende, 13 anos, destacou que além de plantar na escola pretendo cultivar outras árvores também em casa “Esta será a primeira árvore que vou plantar. Mas quero plantar muitas outras tanto em casa como na própria escola. Todos devemos auxiliar o meio ambiente cuidando da natureza”. Josefina Cezário, do apoio escolar, também contou que além de incentivar o plantio a escola também realiza o trabalho de coleta seletiva “Começamos com um trabalho dentro da escola onde separemos os resíduos e repassamos o material para uma cooperativa próxima da escola. Com essas ações muitos alunos e funcionários da escola também começaram a realizar essa separação em suas casas. Penso que a escola deve ser exemplo de atitudes sustentáveis”, ressaltou.

Plantio na Praça Ary Coelho
O Dia da Árvore também foi marcado pelo plantio de três árvores da espécie Pau-brasil na Praça Ary Coelho. Esse plantio foi realizado como medida compensatória das espécies Tipuana, Tamarineiro e Jequitibá que foram removidas, essa medida tem a finalidade de compensar a perda da vegetação suprimida. A escolha da espécie Pau-brasil para o plantio considerou o porte adequado para plantio em praças e ser considerada uma espécie rara, além de sua representação histórica.

O plantio foi realizado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon, que também salientou a importância do envolvimento da sociedade na preservação ambiental “Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental, bem como o processo de arborização deve ser uma responsabilidade compartilhada entre poder púbico e sociedade. Uma vez que essas ações oferecem benefícios para o meio ambiente e consequentemente resultam em qualidade de vida”, o secretário também explicou a escolha pela espécie Pau-brasil para o plantio “Além de ser uma árvore imune ao corte o Pau-brasil tem uma representação histórica importante para o país, além de ser uma árvore quase em extinção. Assim queremos oferecer à população a oportunidade de apreciação de uma espécie singular”.

Para Maria Esther Cáceres, as árvores só oferecem benefícios. “As árvores oferecem sombra, absorvem a poluição, servem de moradia para muitas aves, bem como, embelezam nossa cidade” listou.

Distribuição de mudas

Para marcar o Dia da Árvore também houve distribuição de mudas no Hipercenter Comper e na Praça Esportiva Elias Gadia.

Pedro Muniz, do Bairro Taquarussu, tratou de garantir a sua muda e contou que costuma cultivar árvores frutíferas “Já cultivo pitanga e goiaba hoje vim buscar uma muda de acerola, acho muito importante essas campanhas de distribuição de mudas porque incentiva a preservação da natureza através do plantio”. Salete Fátima Rosa, do Jardim Leblon, enfatizou que as árvores se bem tratadas só trazem benefícios “No meu quintal cultivamos várias árvores, elas só nos trazem benefícios, pois além de sombra nos oferecem também frutos e flores”.

Quem também esteve presente na distribuição de mudas e apoia essas iniciativas da administração municipal foi Bruno Nascimento, do Bairro Marcos Roberto, que buscou suas mudas “Acredito ser importante ensinar as crianças a importância das árvores, por isso trouxe a Anny, de 2 anos, e a Yume, de 4 anos, para buscarmos as mudas. Elas que irão plantar e toda a família cuidará das árvores”.






Katia Tavares
DRT-MS/325

Nenhum comentário:

Postar um comentário