quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Semadur leva Planta Campo Grande a Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Campo Grande realiza uma série de ações voltadas ao público escolar com o objetivo de incentivar o plantio e a preservação das árvores, expondo na prática com palestras e plantios os benefícios das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. As ações, em comemoração à Semana da Árvore, visam conscientizar a comunidade escolar sobre sua responsabilidade socioambiental no processo de arborização do município. Nesta segunda-feira (23.09), a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) levou a campanha Planta Campo Grande com o projeto “Educação Ambiental Itinerante” à Escola Municipal de Tempo Integral Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Bairro Paulo Coelho Machado.

Nesta ação, técnicos da Semadur ministraram palestra voltada à Educação Ambiental abordando a importância das árvores para o meio ambiente e para as cidades, os benefícios oferecidos com o seu cultivo, bem como, as consequências acarretadas com a falta de árvores ao meio ambiente. Para a Semadur, a realização de palestras aliadas ao plantio é de suma importância para a formação de uma consciência ambiental no público jovem promovendo mudança de comportamento e contribuindo para que os alunos repassem aos amigos e familiares o que aprenderam na prática. 

Após as palestras, as cinco turmas de Educação Infantil e as 16 turmas do 1º ao 5º da escola, realizaram o plantio identificado de 21 árvores. Cada turma adotou e plantou uma árvore, com a responsabilidade de cultivá-la. Durante a atividade prática os alunos aprenderam a maneira correta de realizar um plantio e quais os cuidados necessários para que a árvore cresça e se desenvolva de maneira sadia.

Para a diretora escolar Rosangela Ruas Chelotti, as palestras voltadas à temática Educação Ambiental aliadas ao plantio são excelentes formas de sensibilizar os alunos sobre a importância de preservar a natureza e inserir em seu cotidiano atitudes sustentáveis. “A escola incentiva desde as séries iniciais a adoção de incentivo a praticas sustentáveis bem como a realização de projetos voltados a esse tema. A Educação Ambiental é um tema interdisciplinar e transversal, sendo abordada por todos os professores. Para auxiliar nesse aprendizado e quanto à conscientização dos nossos alunos contamos com Semadur para a realização dessas atividades”, explicou.


Plantio de árvores

Os estudantes Lucas de Oliveira, 11, e Kauã Nalbert, 10, participaram do plantio representando a turma do 5º A, ambos afirmaram que a palestra ajudou a esclarecer sobre a responsabilidade de cada um perante o futuro do planeta “Aprendi que todos somos responsáveis pelo futuro do planeta e que devemos preservar o meio ambiente. E gostei muito de ter plantado uma árvore e ajudar a minha escola a ter mais árvores”, contou Lucas.

Mayara Pereira, 9, da turma do 5º B contou que nunca havia plantado uma árvore e adorou a oportunidade “Adorei a palestra e gostei muito de ter ajudado na arborização da escola”. Já Avánny Medeiros, 8, destacou que o que aprendeu nas palestras irá ensinar para a sua família também “É a primeira vez que planto, adorei mexer com a natureza, tudo o que aprendi vou ensinar aos meus pais e irmãos”.





Katia Tavares
DRT-MS/325

Nenhum comentário:

Postar um comentário