quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeito assinou nesta manhã a ordem de serviço para início das operações dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos


O prefeito Nelson Trad Filho, assinou nesta amanhã (14), no Centro de Educação Ambiental CEA Polonês, a ordem de serviço para inicio da operação, dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos ao consórcio vencedor do processo licitatório CG SOLURB Soluções Ambientais SPE Ltda, que iniciará suas atividades no próximo dia 21.

Serviços estes que consistem na coleta, transporte, destinação, tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares, comerciais, serviços de saúde, do originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas, bem como a operação dos aterros sanitários Dom Antonio Barbosa I e II e a construção do novo aterro sanitário a ser denominado “EREGUAÇU”.


Durante o evento a licitante vencedora proferiu apresentação demonstrando como será a metodologia de trabalho que seguirá para cumprir o objeto do contrato, descrevendo informações como: cronograma de implantação dos serviços, investimentos requeridos, manutenção, aprimoramento e expansão dos níveis de serviço. O responsável pela apresentação foi Elcio Terra, superintende do Consórcio vencedor, que também apresentou dados referentes ao montando de resíduos coletados no município em 2011 “Campo Grande gerou 236.266,09 toneladas de resíduos em 2011. Somente neste primeiro momento de concessão serão realizados investimentos na ordem de R$ 45 milhões”, demonstrou.
 


Para o prefeito a concessão mudará totalmente a realidade no gerenciamento dos resíduos na capital “Campo Grande será a segunda cidade do Brasil a fechar o lixão e se adequar a lei. Além de não esquecermos a questão social, relacionada aos catadores”, apontou.

Marcelo Amaral, diretor-preseidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGEREG), demonstrou como serão feitas a regulação e a fiscalização dos contratos firmados. Também apresentou as indicações regulatórias, ilustrando de qual forma será realizada a regulamentação e fiscalização do contrato pela Prefeitura.


O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, esteve presente no evento e destacou o trabalho que já vem sendo realizado com os catadores “Hoje das 700 toneladas/dia recolhidas de resíduos, 280 são recicláveis e com a ampliação da coleta seletiva, a Usina de Processamento de Lixo (UPL) poderá funcionar em três turnos, beneficiando assim os catadores”, frisou Cristaldo.

Foram convidados para participar do evento o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Estadual – 29ª Promotoria de Justiça, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), o Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), o Conselho de Regulação (CR) e a Câmara Técnica de Saneamento do Conselho de Regulação.

 

Katia Tavares
DRT/MS 352

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