quarta-feira, 2 de maio de 2012

Secretário Marcos Cristaldo participou em Brasília de reunião com secretários municipais de meio ambiente da região centro-oeste


No dia 18 de abril o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento urbano, Marcos Cristaldo, esteve na cidade de Brasília juntamente com outros secretários municipais de meio ambiente do Centro-oeste em reunião para discutir assuntos que serão apresentados durante o encontro entre os Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que será realizado em maio, no Rio de Janeiro.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), sendo esta a última reunião de um ciclo de cinco reuniões preliminares realizadas em todas as regiões do país, visando garantir uma participação igualitária entre todas as capitais no encontro que irá acontecer nos dias 11 e 12 de maio.


Esta será uma oportunidade onde os secretários de meio ambiente das capitais apresentarão as melhores práticas e casos de sucesso que estão sendo desenvolvidos em suas cidades, além da discussão sobre a importância e contribuição que todas as cidades poderão oferecer para a reunião do C40, cúpula mundial de prefeitos, por meio da "Carta do Rio de Janeiro para a Sustentabilidade", que será elaborada em conjunto por todos os secretários.


C40
O C40 é uma cúpula composta por importantes cidades onde são discutidos temas relevantes sobre sustentabilidade e desenvolvimento verde. A próxima reunião da cúpula acontece na mesma semana da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, a carta produzida pelos gestores será apresentada e os cases de sucesso das regiões serão lançadas em forma de publicação.

Rio+20
Neste ano, serão completadas duas décadas da realização da conferência ECO-92. Em junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro volta a sediar uma nova reunião, a Rio+20. O encontro partiu de uma iniciativa da ONU e servirá para a discussão de temas envolvendo a sustentabilidade global, como mudanças climáticas, diminuição da pobreza e estimulo à economia verde.

Katia Tavares
DRT/MS 352
Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário