sexta-feira, 15 de julho de 2016

Semadur e Infraero fazem fiscalização para prevenir acidentes aéreos

Foto :Francielle Floriano
Com vistas à prevenção de acidentes aéreos, provocados pela atração de aves em áreas de descarte incorreto de resíduos sólidos na região do entorno do Aeroporto Internacional de Campo Grande, foi realizada na tarde de ontem (12) uma visita técnica de campo na região sul do aeroporto. A ação teve a participação de agentes fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), apoio de reforço à fiscalização pela Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal e técnicos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).


A ação teve por finalidade diagnosticar a situação das grandes áreas urbanas da região, como parte das estratégias previstas no projeto socioeducativo “Amigos do entorno da região do Aeroporto”, desenvolvido pela Semadur em parceria com a Infraero. Com este trabalho pretende-se contribuir para a redução dos casos de descarte de resíduos em terrenos baldios que também trazem risco a saúde da comunidade, conscientizar a população por meio da Educação Ambiental Itinerante sobre a destinação correta de resíduos sólidos e o uso de canetas a laser, balões e pipas com linhas de cerol que constituem um perigo para as aeronaves. 

Na atividade, fiscais da Semadur detalharam propostas para a instalação de lixeiras nos bairros da região, seguindo a Lei nº 5664 de 15 de janeiro de 2016 que estabelece as normas do programa “Adote uma lixeira”.

O patrulheiro ambiental Adeilson Valentim explica que o mutirão realizado pelo poder público irá beneficiar toda a comunidade campo-grandense. “Primeiramente, vamos fazer o levantamento das dificuldades que a região possui para que, assim, realizemos melhorias para a população”, afirma.

Na opinião da administradora da Infraero, Daniele Vória, a ação realizada é de extrema relevância e garante que irá atingir todo o entorno do aeroporto. “É importantíssimo essa ação para conscientizar a comunidade, estabelecendo assim a preservação da fauna e o combate a super população de pássaros que traz riscos a aviação”, destaca.

A ação de fiscalização terá continuidade. Nos meses de maio e junho, atingiu a região oeste do aeroporto. Na atuação de ontem (12), a ação abrangeu a região sul e tem previsão de abranger a região norte no mês de agosto.


Fonte/Autor: Assessoria Semadur

Nenhum comentário:

Postar um comentário