quinta-feira, 12 de maio de 2016

Educação Ambiental Itinerante leva temas como sustentabilidade à alunos

Como parte de ações ambientais desenvolvidas pelo Programa Municipal de Meio Ambiente, técnicos da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), realizou nos períodos matutino e noturno da última quarta-feira (11), palestras educativas na Escola Estadual Prof. Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior.

As ações ambientais foram ministrada pelo Geógrafo Osmar Bastos, contendo temas referentes à coleta seletiva de resíduos sólidos, importância da preservação de áreas verdes do meio ambiente, uso consciente da água potável e energia.
A finalidade das atividades é levar conhecimentos relativos a assuntos que beneficiam o meio em que vivem ocasionando a melhoria da preservação da natureza e conscientizar os estudantes quanto a práticas sustentáveis que auxiliem a escola.
Participaram das palestras educativas cerca de 150 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, destacando que a escola desenvolve um trabalho de coleta seletiva interna em prol da comunidade escolar.
Para o diretor Reinaldo José Schmidt ações de educação ambiental visam à melhoria da estrutura escolar, além de desenvolver novos aprendizados “As ações trazem vários benefícios a escola, como ensinar aos alunos a importância da coleta seletiva que já é aplicada no nosso ambiente escolar e também lembrá-los do asseio e cuidados que devem ser tomados”, explica.
Segundo a Professora de Língua Portuguesa Carolina Echeverria, estes conhecimentos adquiridos em relação à educação ambiental fornecem entendimento aos estudantes quanto à maneira de conduzir atitudes sustentáveis “Eles levam todo o aprendizado para seus lares, pois muitas vezes os pais não possuem informações corretas quanto à preservação, conservação dos locais e reutilização dos materiais”, afirma.
O aluno Celso Neves, 1° ano acredita que assuntos como estes também devem ser debatidos em sala de aula “É muito importante que nós aprendamos sobre estes temas, pois melhora a nossa visão sobre a sustentabilidade e o que devemos fazer para melhorar o planeta”, ressalta.
A Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur realiza trabalho de Educação Ambiental Itinerante de forma a levar conhecimentos de preservação ambiental às escolas, ceinfs, comunidades em geral, instituições e universidades em seus Centros de Educação Ambiental e nos bairros da Capital.
Serviço: Para mais informações entrar em contato com a Divisão localizada na rua Mal. Rondon, 2655 – Centro, terceiro andar, sala 308. Fones: 3314-3290/ 3314-3294.


Joana Lima DRT/MS 1540




Nenhum comentário:

Postar um comentário