quarta-feira, 11 de maio de 2016

Catadores recebem certificado de qualificação do curso Pronatec Catador

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizou na noite da última terça-feira (10), ato de solenidade de entrega dos certificados do curso de qualificação profissional e tecnológica denominada Pronatec Catador, modalidade reciclador.
As aulas foram ministradas no Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande com temas como Higiene e Manipulação de Alimentos, Cooperativismo, Associativismo, Sustentabilidade, entre outros.

Esta qualificação atendeu aos catadores de materiais recicláveis, sendo realização de um conjunto de atividades desenvolvidas no contexto do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) que prevê uma rede de ações para promoção da qualificação profissional e tecnológica articulada com elevação de escolaridade, reconhecendo os saberes construídos de forma empírica pelos catadores de materiais recicláveis, realizando articulação com o desenvolvimento de tecnologias sociais e o fortalecimento da rede de cooperação mútua.
“O curso é elaborado para qualificar profissionalmente os catadores cumprindo a exigência do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Trabalho para que exerçam corretamente a profissão, adquirindo conhecimentos básicos necessária para a atividade de trabalho e para a segurança dos mesmos”, ressalta Josmar Gonçalves Barbosa, diretor-presidente da Funsat.
Para Vera Canhete, 49 anos, Recicladora que participou do curso, a importância do curso de capacitação auxilia os catadores quanto a forma de trabalho por eles exercida “Sempre trabalhei nesta área, muitas atividades não tinha conhecimento, o curso nos ajudou na melhoria da qualidade do serviço”, afirma. Já para Flávia Candelário Mendes, 34 anos, também Recicladora o certificado honra a profissão daqueles que trabalham com materiais recicláveis “Estou muito feliz e orgulhosa por ter participado do curso, indicarei a outros colegas para que se qualifiquem”, explica.

O curso faz parte de uma demanda vigente do Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome objetivando o atendimento na promoção de políticas voltadas aos catadores de materiais recicláveis, juntamente a com integração intersetorial com os órgãos municipais.

Joana Lima DRT/MS 1540






Nenhum comentário:

Postar um comentário