terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CEA Imbirussú sedia evento de grupo de idosos e realiza atividades socioambientais

Com objetivo de contribuir para a promoção e apoio ao processo de Educação Ambiental em Campo Grande e dotado de uma infraestrutura que promove um convite à reflexão e à vivência de práticas sustentáveis, o Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar – CEA Imbirussú sediou na tarde da última sexta-feira (05), o evento de confraternização do grupo da terceira idade da Unidade Básica de Saúde Família (UBSF) Vila Corumbá.

A chefe da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Aparecida Cristina Piccolo, fez a abertura das atividades que seriam desenvolvidas durante toda a tarde no CEA Imbirussú. Durante a visita do grupo de aproximadamente 50 idosos, Ingrid Coelho, acompanhada de sua professora Liliane Gomes, realizaram uma apresentação country. Em seguida, foi proferida palestra pelo professor Rodrigo Borghezan, que abordou assuntos relacionados à históa da culinária regional, bem como a relação entre homem e meio ambiente, permeando pela temática ambiental.

Também houve a exposição de artesanato do artesão Lindomar Braga, feito a partir das folhas do Buriti “O que começou por brincadeira, hobby, hoje é o meu trabalho, trabalho de família. Nossos produtos são ecologicamente corretos”, contou. “Em 2015, a Semadur promoverá outros encontros e oficinas com este mesmo grupo, com o propósito de avançarmos na reflexão e prática acerca da relação homem/meio ambiente”, informou Aparecida Cristina.

Parte do grupo fez a trilha ecológica pelo CEA Imbirussú, momento de contemplação e explanação sobre o local. Para os que não participaram dsta atividade, foi ministrada oficina de pintura e desenho. Segundo a gerente da UBSF, Carmen Ferreira Barbosa, todo ano há confraternização entre os idosos e o CEA foi escolhido por ser um local acolhedor e propício para atividades que possam ser desenvolvidas pelo grupo da terceira idade.

Aristides Antônio da Silva, 82 anos, comentou sua percepção quanto ao local e as atividades propostas. “Gostei muito da palestra que nos leva ao passado histórico das civilizações. É a primeira vez que visito o CEA e foi um grande incentivo conhecer novos lugares, estou pronto para voltar”. Maria Fátima Rocha, 63 anos, contou que foi a primeira vez que visitou o local e considerou uma tarde muito especial, quando pode interagir com a natureza “É muito boa essa oportunidade que estamos tendo de, ao mesmo tempo aprender e conhecer sobre o local. Adorei a trilha ecológica, foi uma tarde diferente”, considerou.

Ao final das atividades, a Semadur distribuiu aos idosos sacolas retornáveis e mudas de acerola, estimulando assim o plantio e cuidado com a arborização urbana. Na ocasião, houve a visita de representantes da Juventude da Cruz Vermelha.

Serviço: o CEA Imbirussú está localizado na av. Amaro Castro Lima, n. 2200, Vila Popular. Mais informações pelo telefone 3314-7024.

Katia Tavares DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário