domingo, 21 de setembro de 2014

Dia da Árvore tem retomada do Projeto Via Verde e plantio de mudas na Capital

O Dia da Árvore, 21 de Setembro, foi celebrado em Campo Grande na manhã deste domingo, com a retomada do projeto Via Verde, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). A data especial, que antecede em um dia, a estação das flores, a Primavera, contou com plantio de 200 árvores, de diversas espécies, principalmente nativas do Cerrado, e também, distribuição de centenas de mudas e sementes à população para serem espalhadas pela cidade. Os participantes foram agraciados ainda com atrações culturais, que unindo tudo, tinha o objetivo maior de envolver e atrair a atenção do campo-grandense quanto à importância da arborização urbana. A ação foi realizada na Avenida Lúdio Martins Coelho, região Oeste da Capital, pela Prefeitura, através da Semadur, em parceria com a Águas Guariroba, concessionária dos serviços de água e esgoto da Capital, e da Base Aérea de Campo Grande.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Alberto Borges dos Santos, ressaltou a importância da ação, bem como da volta do projeto Via Verde. “Nossa Capital possui um alto índice arbóreo o que proporciona uma série de benefícios na composição do Meio Ambiente, na qualidade de vida e nas funções climáticas, também auxiliando na organização do ambiente urbano, embelezando ruas, praças e jardins, melhorando assim a paisagem da nossa Capital. Porém ainda temos regiões que necessitam de cuidados, nesse sentido, com a retomada do projeto Via Verde queremos levar até essas regiões plantios orientados juntamente com o apoio do morador” destacou.

A ação que contou com o plantio especial, feito por crianças e adolescentes dos grupos de Escoteiros Atalaias do Pantanal e dos Desbravadores da Igreja Adventista, levou ao canteiro central da Avenida espécies como: paineira rosa, paineira branca, manduvi, bálsamo, jequitibá rosa e munguba. “As árvores liberam o oxigênio além de deixarem o ambiente mais leve”, destacou Caroline Pereira, dos Desbravadores Leão de Judá, participante do plantio, mostrando consciência da relevância das árvores na oxigenação.

Já o garoto Jailton Soares, do Projeto Florestinha, que tem experiência em plantar árvores, ressaltou que todos devem fazer sua parte e não somente esperar pelo outro. “Todos plantado juntos, teremos mais árvores, mais sombras para sentarmos e aproveitamos com nossas famílias. Precisamos preservar o meio ambiente pois isso reflete na nossa vida”, disse.

Pela e com a comunidade

O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, destacou que o plantio de mudas no Dia da Árvore volta à atenção da comunidade para a importância da arborização e para a preservação dos mananciais “As árvores auxiliam a preservar as áreas de nascentes dos nossos mananciais é muito importante que as pessoas saibam o valor da arborização. Nós queremos ver Campo Grande ainda mais arborizada, ainda mais bonita”, enfatizou.

O coronel aviador da Base Aérea de Campo Grande, Potiguara Vieira Fernandes, expôs a vontade de abranger parcerias voltadas. “Estamos felizes em fazer parte desta atividade, quando vemos o engajamento da sociedade sabemos que o resultado será pleno. Estamos fazendo um bem não só para nós, mas para as futuras gerações”, realçou.

De acordo com o presidente do Conselho do Prosa, Elias Santana, as lideranças comunitárias são importantes agentes nas ações de incentivo a preservação ambiental. “As lideranças comunitárias devem sempre estar presente, incentivando, participando diretamente nas campanhas de preservação do meio ambiente, já que estamos na comunidade diretamente beneficiada com as ações”.

Via Verde 

O projeto Via Verde visa o incremento na arborização em Campo Grande de forma planejada e conta com o apoio de parceiros.

O projeto tem como meta a arborização de passeios públicos em áreas residenciais, canteiros centrais, calçadas, áreas verdes e visa trabalhar em conjunto com empresas e com população local, envolvendo a comunidade de bairros e regiões menos arborizadas com o plantio de espécies arbóreas apropriadas. “A arborização desses locais é um importante componente ambiental da cidade e, por isso, o projeto foi pensado como alternativa para recompor os espaços vazios existentes e melhorar a qualidade de vida dos campo-grandenses, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Para participar do projeto, os interessados em firmar parceria para desenvolver ações podem entrar em contato com a Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais da Semadur pelo telefone - 3314-3152.

Parcerias

A ação, além do apoio da empresa Águas Guariroba, contou também com a parceria da Microlins, Base Aérea Militar de Campo Grande, Centro Universitário Anhanguera, grupo de Escoteiros Mário Dilson, grupo de Escoteiros Atalaias do Pantanal e grupo de Desbravadores da Igreja Adventista.

As mudas plantadas são cultivadas no viveiro mantido pela concessionária na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles, que tem capacidade para produzir 50 mil mudas por ano.
Katia Tavares DRT/MS 325 - Lúcio Borges MTE/MS 171








Nenhum comentário:

Postar um comentário