quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Parque Ecológico Anhandui recebe alunos vencedores de gincana contra a dengue



Alunos das turmas de educação infantil e 6º ano, da Escola Municipal Antônio José Paniago visitaram o Parque Ecológico Anhandui, nesta quinta-feira (12). A visita faz parte das premiações oferecidas aos alunos vencedores da gincana voltada à preservação ambiental e combate à dengue realizada pela escola na região do Jardim Itamaracá.

A gincana contra a dengue teve como objetivo conscientizar alunos e pais sobre a importância da preservação do meio ambiente e o combate aos locais que podem servir de criadouros do mosquito, deste modo, fomentando a educação ambiental à toda a comunidade envolvida. Além do passeio ao Parque Ecológico Anhanduí os alunos receberam medalhas e troféus, também houve o sorteio de um vídeo game e bicicleta entre os alunos da turma campeã.

Para Osmar Martins, gestor do Parque Anhandui, o deve se ressaltar é que mais importante que os prêmios oferecidos com a gincana é oferecer a conscientização ambiental estimulada pela comunidade escolar e a saúde resultando em qualidade de vida “Muito mais importante que as premiações é a saúde, a mudança de hábitos e a qualidade de vida que a todos terão após a realização de ações como estas estimuladas pelas escolas. Evitando assim um consumo desordenado e estimulando o combate à dengue e a demais doenças ocasionados com a falta de manutenção de nossos quintais”, explicou.

Visitação ao parque ecológico

Os alunos e professoras foram recepcionados pelos técnicos do parque que explicaram a importância do parque para a fauna, flora e toda a população. Os alunos participaram de palestra, atividades de educação ambiental e realizaram trilha ecológica, onde contemplaram a natureza e conheceram a nascente de um córrego. Para Patrik Farias, 5 anos, as atividades foram legais “Gostei das atividades e das árvores que vimos é muito importante preservar a natureza”, já Isabelle Cristini, 6 anos, contou que gostou de conhecer a nascente do córrego e os peixes que viu “Foi muito legal estar aqui, vimos peixinhos e de onde a água nasce. Todo mundo tem que preservar”, afirmou.

João Guilherme de Barros, 11 anos, participou da gincana, ganhou a bicicleta e participou das atividades no parque Anhandui, o aluno enfatizou a importância de todos preservarem a natureza “Devemos cuidar da natureza, dos animais e combater a dengue. Fiquei feliz em ter a oportunidade de estar aqui hoje nessa atividade”. Flávia Alessandra Silva, 12 anos, contou que a turma se empenhou muito para ganhar a gincana recolhendo pneus velhos, garrafas, latas, vasilhas, enfim tudo o que poderia acumular água e ajudar na proliferação do mosquito da dengue “É fundamental todos estarem conscientes de suas responsabilidades e hoje visitando o parque tivemos a oportunidade de estarmos mais próximos. Ví uma nascente de água em um local preservado dentro da cidade, isso é importante para todos”, finalizou.






 














Katia Tavares
DRT/MS 325









segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Semadur distribuiu mudas frutíferas na região do Jardim Carioca




A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) participou no último sábado (07) do evento de encerramento do projeto Lazer em Ação. Foi realizado um grande evento de recreação, esporte, lazer, cultura e cidadania no Centro de Educação Infantil Jardim Carioca. E como parte das ações oferecidas à comunidade durante o evento, a  secretaria realizou a distribuição de 350 mudas frutíferas.

A Semadur desenvolve rotineiramente ações de incentivo ao plantio e preservação das árvores, bem como expõe à população os benefícios da arborização urbana na composição do meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon, a intenção com essas ações é conscientizar a população da responsabilidade socioambiental de todos no processo de arborização do município, além de incentivar o plantio. “Isso demonstra uma administração municipal que trabalha visando sempre as pessoas em primeiro lugar”, afirma o secretário .
Katia Tavares
DRT-MS/325

Mais de 200 voluntários participam de ações do Projeto de Restauração na Bacia do Guariroba



Mais de 200 voluntários participaram no último sábado (07.12), na Fazenda Saltinho, do plantio de mais de 1.600 mudas de árvores na região da Bacia do Guariroba. O plantio, coordenado pela  Semadur (Secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) integra as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Restauração Ambiental na Bacia do Guariroba que visa a conscientização dos produtores locais para a preservação dos recursos hídricos. Na ocasião, foi celebrado o Dia do Voluntariado, homenageando os voluntários presentes e incentivando as pessoas a se engajarem às causas relacionadas à preservação ambiental. A ação faz parte do Programa Água Brasil com parcerias da Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luís Marcon destacou a importância do trabalho realizado pelos voluntários e da recuperação ambiental da Bacia do Guariroba “O voluntariado realiza seu trabalho com alegria e sentimos da parte de todos os presentes a alegria. Essa iniciativa deve ser valorizada e não poderia deixar de agradecer a participação de todos”, disse o secretário a público presente. 

Segundo o titular da Semadur, a restauração da bacia é necessária para a correção de ações de desmatamento ou manejo inadequado, ações que por algumas vezes podem ter sido praticadas pela falta de conhecimento das pessoas. “Por isso a importância de transmitir e praticar esses conhecimentos relacionados à preservação, o que resultará em benefícios ao meio ambiente e consequentemente qualidade de vida a população”, destacou.

O gerente do setor de gestão de pessoas do Banco do Brasil, Pedro Cintra, ressaltou que um trabalho de preservação ambiental não terá a abrangência e o êxito esperados sem o engajamento da sociedade “Não existe a possibilidade de ações de preservação sem a participação da sociedade. Por isso, incentivamos e apoiamos o voluntariado” afirmou Marcon. 

Representando o Sindicato Rural de Campo Grande, Ramão Jardim, enfatizou a importância do programa Produtor de Águas que incentiva a recuperação das bacias hidrográficas. “Todos nós devemos fazer a nossa parte. Uma forma disso é nos unindo com parcerias como, por exemplo, o Programa que devem ser estabelecidas, resultando em benefícios tanto para o meio rural quanto ao meio urbano” demonstrou.

O diretor do departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, Raimundo Moreira de Araújo, salientou a disponibilidade de cada um em reservar um pouco do seu tempo para o trabalho voluntário auxiliando no plantio. “Nos deslocamos de nossas residências, reservamos parte do nosso período de descanso para trabalhar em prol da recuperação da Bacia do Guariroba, região distante da cidade, isso demonstra o compromisso da sociedade. O agradecimento foi estendido ao proprietário da Fazenda Saltinho que acolheu e forneceu a estrutura necessária para a realização das ações na Bacia responsável por mais da metade do abastecimento da população campo-grandense.

Plantio

Nilce Rodrigues Pereira, 67 anos, participou do plantio entusiasmada. “Essa ação é uma maravilha, seria excelente para o meio ambiente se cada um fizesse a sua parte. Deste modo, em pouco tempo já estaríamos recuperando toda essa área desmatada”. Sumiko Watanabe, 73 anos, destacou a importância da vida na natureza. “Esta ação é muito boa, estamos plantando vida, essas árvores serão novas vidas para a natureza”.

As amigas e escoteiras Yasmin Martins, 8 anos e Ester Farias, 7 anos, também participaram do plantio e contaram que era a primeira vez que plantavam uma árvore. “Gostei muito de participar, o meio ambiente é importante para todos”, contou Yasmin.

Já Guilherme Martins, 12 anos, contou ser veterano em plantios. “Já plantei outra árvore e quero continuar plantando para ajudar a preservação da nossa natureza”. Já Carlos Eduardo, 8 anos, explicou porque estava plantando. “Essas árvores são importantes para o nosso futuro e da natureza”.

Participaram do evento proprietários rurais da região, alunos e educadores da Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa, grupos de escoteiros, Olavo Bilac, Pedra Viva e Mário Dilson, grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, voluntários do projeto, servidores da Semadur, Câmara Municipal de Campo Grande, Fórum de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul (FORMADS), Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS, Associação Francisco Anselmo para Conservação da Natureza (FUCONAMS).

Katia Tavares
DRT-MS/325

Emissão de alvarás bate recorde no mês de novembro



O 11º mês de 2013 foi considerado um momento marcante e significativo para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), devido ao recorde na emissão de 411 Alvarás de Construção, tendo alcançado neste período, o maior número de alvarás expedidos nos últimos três anos e quatro meses. Outro dado histórico é a quantidade de 20,5 Alvarás de Construção emitidos por dia, sendo observado que somente no último dia útil de novembro, 29.11, esse número chegou a 31 emissões.

Fazendo um comparativo com o ano anterior, de janeiro a dezembro de 2012 foram emitidos 2.742, ou seja, a média de 228,5 Alvarás expedidos ao mês. Somente nos 11 meses da nova administração já foram emitidos um total de 2.841, resultando assim em média de 258 Alvarás expedidos ao mês. A meta é fechar 2013 com uma média 266 Alvarás emitidos ao mês. O tempo médio de aprovação dos projetos também diminuiu significativamente, já que no início da atual gestão as análises levavam cerca de 110 dias e hoje, com a evolução e modernização ocorrida no decorrer deste ano, a realidade é outra: atualmente o tempo médio de análise é de 49 dias.

Deste modo, a administração municipal comprova a evolução dos trabalhos através de ações idealizadas na atual gestão que resultaram em celeridade na tramitação de processos, oferecendo à população um atendimento ágil e de qualidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luís Marcon, atribui esse avanço a uma correta orientação e a implementação de práticas que auxiliem profissionais e seus clientes na hora de ingressar com processos na Prefeitura. “Nosso objetivo é fomentar a celeridade e evitar o vai e vem dos processos por conta de falhas na fase de elaboração do mesmo. Nosso compromisso é com as pessoas, que devem ser colocadas em primeiro lugar, oferecendo a elas o melhor atendimento no serviço público, com qualidade e agilidade”, explica Marcon. O secretário ainda ressalta que o excelente desempenho atingido hoje se deve ao empenho dos técnicos da Semadur.

Aprovação Simplificada de Projetos

Uma das ferramentas que auxiliaram no desempenho alcançado somente neste primeiro ano da atual administração foi a implantação, no mês de maio, do “Sistema de Aprovação Simplificada de Projetos Via Digital de Empreendimentos Unirresidencial e Multirresidenciais Horizontais”. A medida prevê a aprovação simplificada de projetos para os empreendimentos residenciais horizontais, com uma ou até 50 unidades. Com esse novo sistema é necessária a apresentação apenas da planta de implantação, respeitados os índices urbanísticos e a legislação em vigor. Esta simplificação torna mais célere a análise dos processos para liberação de alvarás de construção, o que tem gerado sucessivos aumentos nas emissões dos mesmos.

Setor de triagem

Com a implantação do Sistema de Aprovação Simplificada de Projetos foi criado um setor de triagem, pelo qual os profissionais da Semadur foram capacitados para realizar a pré-análise na documentação contida no processo, observando se há necessidade de correções, antes mesmo de passar pelos analistas dos processos.

Antes da implantação do setor de triagem era realizada uma média de cinco análises no processo por parte dos analistas, hoje é realizada uma média de três análises.

Aprovação Digital

O sistema de Aprovação Digital possibilita ao profissional cadastrar o projeto, enviar arquivos, acompanhar toda sua tramitação e corrigir e/ou substituir a documentação, memorial e projeto durante os procedimentos da análise. O sistema foi implantado em 2010, assim, desde essa data os profissionais tinham a opção de protocolar seus projetos de forma digital ou física comparecendo até a Prefeitura.

Porém desde setembro deste ano, o sistema de aprovação de projetos utilizado pela Semadur passou a ser totalmente via digital. Assim as características e a tranquilidade de poder iniciar, tramitar e finalizar o processo de aprovação em seu local de trabalho permitiu que em outubro de 2013 a adesão ao procedimento digital tenha chegado aos 100%.

Sustentabilidade

A Semadur estima que pelo menos quatro toneladas de papel deixaram de ser recebidas pela Secretaria nesses últimos três anos, bem como 29.200 km deixaram de ser percorridos pelos profissionais da área de arquitetura e engenharia e até mesmo office boys (considerando a média de cinco deslocamentos até a Semadur), contribuindo com a diminuição da emissão de carbono e o trânsito de uma maneira em geral. Todas essas medidas resultam em qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, além da agilidade na tramitação dos processos.

Case de Sucesso

E, por todos os reconhecimentos e avanços obtidos no decorrer do ano, até o mês de novembro, a Prefeitura de Campo Grande, através da Semadur foi convidada a participar do II Fórum Temático: Aprovação de Projetos no Rio Grande do Sul, promovido pelo Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS (CP-CAU). O evento, que teve duas edições, aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS nos dias 5 e 19 de novembro e abrangeu toda a região metropolitana de Porto Alegre que engloba cerca de 30 municípios. 

Durante o Fórum, o supervisor de análise de projeto da Semadur, arquiteto e urbanista João Albuquerque Soares palestrou sobre o Projeto de Aprovação Digital que tem proporcionado otimização nos procedimentos para a aprovação de projetos em Campo Grande.

Deste modo, Campo Grande é pioneira no desenvolvimento e implementação da aprovação digital de projetos arquitetônicos, abrangendo desde a concepção do projeto até a expedição do Alvará de Construção.
Katia Tavares
DRT/MS 325