sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prefeitura promoveu feira municipal solidária



Na última quarta-feira (21), a partir das 7 horas, na Praça do Rádio Clube a Prefeitura Municipal de Campo Grande foi realizada a Feira Municipal Solidária. O evento ofereceu ao público produtos artesanais, produtos oriundos dos processos de reciclagens, produtos da indústria caseira, musica e cultura local. Será uma feira baseada nos princípios da Economia Solidária, uma proposta de contraponto ao atual modelo de economia que vivemos.
A economia solidária se baseia em uma forma diferente de se produzir, comercializar e consumir os bens necessários para a sobrevivência do ser humano. O ponto central será a valorização do ser humano e do seu trabalho tirando o foco do lucro a qualquer custo. Em seus princípios está a autogestão em substituição as relações alienantes patrão/empregado. Envolvendo todas as dimensões da sustentabilidade, economia, cultura, social, ecológica, política, espacial.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) participou do evento juntamente com as cooperativas de catadores Coopernova e Coopermaras, onde estavam realizando o trabalho de educação ambiental e conscientização da correta destinação dos resíduos recicláveis.
As cooperativas também mostraram seus produtos para divulgação e comercialização, para Eduardo César Cardoso, presidente da Coopernova e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), esta é mais uma oportunidade que a Prefeitura oferece aos catadores de expor o que estes trabalhadores produzem “Estamos felizes em mais uma vez poder participar desses eventos que valorizam o nosso trabalho, sendo uma excelente oportunidade de expor e comercializar os produtos que confeccionamos a partir do reaproveitamento, que além da reciclagem também são fonte de renda para os catadores”, destacou Eduardo.
A Feira Municipal Solidária é um evento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc) em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) e apoio Semadur. Além dos artesanatos, produtos oriundos do processo de reciclagem, produtos alimentares de fabricação caseira e música o evento estará sendo realizado paralelo a já tradicional Feira de produtos Orgânicos.
Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário