terça-feira, 11 de junho de 2013

Semadur participa exposição ecológica na praça Ary Coelho



No último sábado (08) a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), em parceria com a Rádio Blink e a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (Atmaras) apresentou na Praça Ary Coelho exposição e visitação o Labirinto Ecológico. Confeccionado todo em material reciclado, o Labirinto Ecológico tem como objetivo a educação ambiental e a exposição de materiais que podem ser reciclados, além de apresentar a correta separação dos resíduos.

Para os catadores o evento foi uma forma de comemorar o Dia Nacional dos Catadores de Material Reciclável, celebrado no dia 7 de junho “Hoje estamos comemorando esta data tão especial para nós catadores. Mostrando a sociedade que o que eles jogam fora é o que nós recolhemos, separamos e aqui podemos expor o que pode ser reciclado, o que se torna fonte de renda para muitas famílias. Temos a consciência que estamos ajudando a nossa cidade, pois muito destes materiais poderiam ser descartados no meio ambiente, provocando enchentes além de outros que prejudicariam o solo”, explicou o presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários (Coopermaras), Daniel Obelar.

Para o presidente da Cooperativa de Catadores de materiais Recicláveis do Bairro Nova Campo Grande (Coopernova), Eduardo César Cardoso, esse evento foi importante para demonstrar o trabalho realizado pelos trabalhadores “Essa divulgação do trabalho dos catadores é fundamental, estamos mostrando a nossa fonte de renda e a importância da reciclagem para toda a cidade”, comentou Eduardo.

O Labirinto Ecológico foi montado com 200 blocos prensados de resíduos sólidos recicláveis. Sebastião Carlos Ferreira, cooperado da Coopernova, esteve presente no evento e contou seu sentimento em participar do evento “É gratificante estarmos mostrando o nosso trabalho, hoje somos respeitados e reconhecimentos”, descreveu.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Odimar Luis Marcon participou do evento e comentou a importância da ação “O planeta um grande jardim onde o homem tem a responsabilidade de preservá-lo. Quando você descarta resíduos em locais inadequados as consequências podem ser as piores possíveis. Devemos ter a consciência das nossas responsabilidades, além disso, os resíduos geram riquezas, e hoje muitas famílias tiram seu sustento a partir da coleta de materiais recicláveis”.

A Rádio Blink também foi parceira no evento, para Alex Bachega, diretor-presidente da rádio e coordenador-geral do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, é fundamental demonstrar a sociedade a preocupação com a reciclagem das toneladas de resíduos gerados por dia “Nossa rádio é ligada à preservação, estamos sempre preocupados em orientar a população quanto a esses assuntos. Como participante do Fórum, sei que é necessário expor o trabalho realizado pelos catadores, como forma de conscientizar a todos sobre a importância do trabalho deles”.












Distribuição de mudas

Para completar o evento, a Semadur distribuiu mil mudas frutíferas a população em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho.

O evento contou com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Municipal e Serviço Móvel de Urgência (Samu).








Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário