quinta-feira, 6 de junho de 2013

Blitz Educativa conscientiza população para a importância da arborização urbana



Quem passou na tarde desta terça-feira (05.06) pelo centro da cidade, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua Pedro Celestino constatou uma blitz diferente com a distribuição de mudas a motoristas e pedestres. A ação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), em parceria com o Instituto Mirim de Campo Grande e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) foi responsável pela distribuição gratuita de cerca de mil mudas das espécies acerola, pitanga, jabuticaba, flamboyant, ipê amarelo, ipê rosa, ipê branco, sete copas, canafístula e cedro.

A intenção desta ação foi a de conscientizar a população sobre a importância da arborização urbana. Além do aspecto ambiental, uma vez que Campo Grande é considerada uma das cidades mais arborizadas do país. A arborização tem papel base para o equilíbrio do clima da cidade e para o bem-estar de sua população.

Incentivo ao plantio
As amigas Edilvane e Pâmela que passavam pelo local e escolheram mudas de ipê. Pâmela conta que tem o hábito de cuidar de plantas. “Meu pai trabalha com jardinagem e eu estou acostumada a ter contato com árvores e outras plantas, sempre que posso faço plantios”. Já Edilvane lembrou que plantou uma árvore quando era estudante e depois nunca mais teve contato com a terra para plantar. “Agora vou plantar novamente e cuidar da muda que ganhei. É muito legal esse incentivo de distribuir as mudas de graça”, comentou.

Paulo Roberto e Vera Lúcia também fizeram questão de garantir suas mudas. Paulo salientou que costuma cultivar árvores frutíferas. “Arborizar a cidade é uma excelente iniciativa do poder público, precisamos plantar e cuidar das nossas árvores”, destacou. A ação chamou a atenção de Jovelina e sua filha Ana Paula que passavam de carro próximo ao local. Jovelina estacionou o veículo e mãe e filha foram até o ponto de distribuição para receberem mudas frutíferas e nativas. “Sempre participo das distribuições de mudas para garantir a minha muda. Precisamos de ações como estas, sempre. A natureza é tudo na nossa vida”, ressaltou Jovelina que dá o exemplo de consciência ambiental para a filha.

José Rosa também recebeu sua muda e narrou que tem várias árvores já plantadas por ele no canteiro central próximo a sua casa. “Já plantei mudas também na calçada e com isso me comprometo aos cuidados necessários para que elas cresçam fortes”, disse.

As mudas foram distribuídas por técnicos da Semadur e 20 adolescentes do Instituto Mirim. A  ação contou com a parceria da Agência Municipal de Transito que auxiliou o trânsito no local.









 Katia Tavares

DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário