segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia Mundial da Água é celebrado com limpeza na Lagoa Itatiaia e ações de conscientização


O Dia Mundial da Água (22.03) foi celebrado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), durante toda essa semana com ações que tinham o objetivo de conscientizar a população, empresas e órgãos públicos na busca de soluções e participação em iniciativas que garantam quantidade e qualidade de água para todos. E para comemorar esta data tão importante, na tarde desta sexta-feira foi realizada a limpeza da Lagoa Itatiaia, um afloramento d’água natural que se intensifica nas épocas em que os índices pluviométricos são mais elevados.

A lagoa serve de pouso para aves migratórias como garças, marrecos, pássaros pretos entre outros. Considerada um cartão postal da cidade, o local hoje foi palco de uma ação que visa não somente uma simples limpeza, e sim uma ação de conscientização ambiental concreta. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luiz Marcon “Ações como a limpeza na lagoa, o plantio e distribuição de mudas são importantes, porém mais importante que tudo isso é a população praticar efetivamente a educação ambiental, contribuindo para que o meio ambiente seja preservado e que todos possam usufruir do mesmo. Não adianta apenas ter consciência, se ela não é praticada”, destacou.

Para o prefeito Alcides Bernal a administração municipal tem a função de ser exemplo e multiplicar ações como estas. Tendo a educação ambiental como instrumento para que ações sejam desenvolvidas com o objetivo de preservar os recursos naturais.

O evento foi realizado em parceira com o projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental (PMA), onde 20 crianças do projeto juntamente com militares da PMA, técnicos da Semadur e um equipe do Grupo de Escoteiros Pedra Viva. O major da PMA e coordenador do projeto Florestinha, Ednilson Queiroz, explica que os jovens do projeto realizam durante todo o ano ações de educação ambiental “O Projeto Florestinha realiza ações sociais e ambientais. Trabalhamos todos os dias no projeto recebendo a visita de escolas, um momento onde os Florestinhas explanam palestras e apresentam teatro voltados à temática ambiental”. A limpeza na Lagoa Itatiaia é mais um momento onde os jovens do projeto colocam em prática o que aprenderam e também ensinam como respeito e preservação ao meio ambiente.

A limpeza foi realizada na lagoa e no seu em torno, contando com o apoio de barcos a remo e varão para a pesca de objetos sobrenadantes no leito da lagoa. Foram retirados mais de 10 sacos de resíduos, inclusive vara de pesca artesanal.

A ação contou com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Corpo de Bombeiros Militar.





















Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário