sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Projeto Florestinha comemora 20 anos e inicia atividades de educação ambiental com apoio da Semadur



Dia 23 de novembro o Projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental (PMA) comemora 20 anos de atividades, uma data muito importante para várias famílias que através do projeto viram suas crianças e adolescentes de 07 a 16 anos, terem a oportunidade de sair das ruas, com a chance de um futuro melhor. Com o apoio e ensinamento oferecidos, essas crianças se tornarão cidadãos com respeito, educação e sensibilidade ambiental. O projeto teve início em Campo Grande e as primeiras instalações eram localizadas na reserva ambiental do bairro Jardim Presidente. Hoje o Projeto está em pleno desenvolvimento no Parque Municipal Cônsul Assaf Trad, saída para Cuiabá.

A intenção do projeto é socializar os participantes com atividades, retirando e não permitindo que essas crianças e adolescentes dos bairros em torno do projeto ficassem ociosos nas ruas, enquanto seus pais trabalham para retirar o sustento. “A grande ideia do projeto é fazer com que as crianças tenham sensibilização ambiental e não fiquem nas ruas fora do horário de aula. Iremos oferecer à população a opção de trilha ecológica, palestras e teatros. Com as próprias crianças envolvidas no projeto ensinando sobre educação ambiental” explicou Ednilson Paulino Queiroz, o Major da Polícia Militar Ambiental e coordenado do Projeto Florestinha.

Com o passar do tempo, transmitir a visão de cidadania, disciplina e Educação Ambiental são objetivos do trabalho realizado. Já foram atendidos cerca de três mil jovens, e durante as comemorações, Adriano Brandão, uma das primeiras crianças atendidas pelo projeto, estava presente e recebeu uma singela homenagem do Major Querioz, que o presenteou com camiseta de voluntário do Projeto Florestinha. Adriano agradeceu a homenagem e contou que participou durante quatro anos do projeto “Dos 8 aos 12 anos passava minhas tardes no projeto. Onde eu morava era considerada uma área violenta da cidade, mas com o apoio recebido pude me tornar um cidadão melhor”, hoje Adriano é formado em Optometria e proprietário de uma ótica.
 
CEA Florestinha 
 
Para comemorar os 20 anos de criação, foram realizadas diversas atividades, com destaque para o início das atividades de Educação Ambiental, com a criação do Centro de Educação Ambiental - CEA Florestinha, em parceria com a Semadur.

A educação ambiental é feita pelas crianças e adolescentes do Projeto. A primeira escola que visitou o Projeto Florestinha nos modelos de um centro de educação ambiental foi a Escola Municipal Vanderley Rosa, com as turmas do 6º ano, onde foram realizandas apresentações de teatro, oficinas e atividades de Educação Ambiental.

O promotor da Infância e Juventude, Sérgio Harfouche, esteve presente nas comemorações e destacou a seriedade do projeto, “O Projeto Florestinha é de fundamental importância, pois já chegamos a um ponto de perda de valores, onde só uma ação conjugada de esforços organizados será possível reverter essa desordem, que afeta principalmente a geração de crianças e adolescentes. O projeto da PMA é uma contribuição que merece ser multiplicada como exemplo para futuros parceiros”.


Fardamento e carreira
 
As crianças utilizam o mesmo fardamento da PMA, inclusive, em alguns dos projetos são instituídas as promoções como na carreira militar (de Soldado a Coronel), tendo como critérios principais para alcançá-las, as notas escolares, comportamento e antiguidade no Projeto. As promoções são importantes para a autodisciplina. Ou seja, um Oficial não fará nenhuma coisa errada próximo de um patrulheiro de posto inferior.



Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário