segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aprovada a proposta orçamentária do Fundo Municipal do Meio Ambiente

A 238° Sessão Ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), foi realizada semana passada, dia 18 de outubro de 2012, na sede dos Conselhos Municipais de Campo Grande, onde foram tratados assuntos pertinentes à pauta proposta pelo Conselho, bem como a aprovação da 237° Sessão Ordinária e do calendário de 2013 do CMMA, rediscussão da proposta orçamentária/2013 do Fundo Municipal do Meio Ambiente – FMMA, discussão da Minuta de alteração da Lei do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do SILAM - Semadur.

Antes do início da reunião todos os conselheiros ali presentes, receberam o livro prêmio do Ministério do Meio Ambiente - Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, que foi apresentado durante o Rio+20, que premiou a Semadur e os seus parceiros pelo programa “Córrego Limpo”, para que sirva de acervo para o conselho.

O conselho aprovou a proposta orçamentária de 2013 do FMMA apresentada pela Juliana Casadei, que detalhou a todos os ajustes feitos a pedido dos conselheiros na última reunião que acrescentasse a carta geotécnica no orçamento.

A reunião foi realizada na sala de seção “Nilo Javari Baren” sede dos Conselhos Municipais de Campo Grande. Para mais informações sobre o Conselho Municipal do Meio Ambiente acesse: www.capital.ms.gov.br/meioambiente.


Vanessa Albuquerque

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Aprovado Plano de Manejo da APA Lageado


O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental Lageado (APA Lageado) em sua última reunião, dia 09 de outubro, no auditório da empresa Águas Guariroba, aprovou o Plano de Manejo da área. O Plano estabelece o uso e ocupação da APA Lageado e entrará em vigor após publicação.

As reuniões são abertas à comunidade, um momento oportuno para quem deseja participar dos assuntos e decisões pertinentes a região da APA Lageado. Participam do Conselho Gestor entidade governamentais e não-governamentais, são elas: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Instituto de Meio Ambiente (Imasul), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Águas Guariroba, Universidade Anhanguera/Uniderp, Associação Sítios Santa Maria e Associação Damha.

A apresentação do Plano de Manejo foi realizada pelo agente fiscal ambiental da Semadur, biólogo Marcos Andrey. O Plano seguirá a Lei de Uso e Ocupação do Solo e a lei de Licenciamento Ambiental.

Katia Tavares
MTE/MS 352

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Prefeitura e Enersul distribuirão 10 mil livros sobre plantio e cuidados com as árvores


Parceira do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês a empresa Enersul entregou à Prefeitura de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (09), 10 mil exemplares do livro “Um, dois e... CLICK”. Os livros serão distribuídos aos alunos que visitarem o CEA Polonês.

O objetivo do livro é levar ao público infantil, de maneira lúdica, orientações e estímulo para motivar os cuidados que todos devem ter com as árvores, contribuindo assim com o desenvolvimento de uma cidade sustentável. “A Enersul, em suas responsabilidades ambientais, tem o compromisso de desenvolver uma política sustentável, por meio da qual promove ações voltados ao meio ambiente. Até mesmo no consumo de energia elétrica, a empresa instiga a criança e o cidadão a consumir menos. Todos consumindo menos, resultará em menor impacto ao meio ambiente”, pontuou Henrique Xavier, gerente de comunicação e responsabilidade social da Enersul.

Juliana Casadei, chefe da Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), agradeceu a Enersul e enalteceu a importância de projetos como os da empresa no estimulo à educação ambiental nas escolas “Através de livros e ações que despertam e incentivam a educação ambiental, os alunos que visitam os CEA tem a oportunidade, através de exemplos concretos, de adquirir uma consciência ambiental diferenciada”.

Essa iniciativa, pela conservação do verde, uma das identidades culturais de Campo Grande, será expandida com a doação, pelo Programa de Educação Ambiental da Enersul, do livro “Um, dois e... CLICK”, uma obra literária, de autoria de Patrícia Engel Secco. O livro ressalta, entre diversos temas, a importância da drenagem e a cobertura vegetal, fatores importantes que interferem diretamente na qualidade de vida da população, contou Ana Luzia Abrão, coordenadora de meio ambiente da Enersul.

Para Alessandra Beker, representante do núcleo de ciências da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a publicação é muito interessante “Nossos alunos terão mais acesso às informações relacionadas às questões ambientais, consequentemente mais subsídios para os professores que já realizam o trabalho de educação ambiental”,

A solenidade de entrega simbólica dos livros ao município foi realizada no CEA Polonês, à sombra de uma enorme figueira, com a participação dos alunos da Escola Geração 2001, que visitavam o Centro.

“Um, dois e... CLICK”

A publicação tem a finalidade de sensibilizar a população para os cuidados com a arborização urbana e conscientizar o futuro cidadão de sua responsabilidade no processo de arborização. Concebido para enriquecer o conhecimento das crianças mostrando, por exemplo, que, além do conforto da sombra, uma única árvore pode servir de abrigo para mais de cem espécies diferentes de vida. Outro ponto relevante é a atenção na escolha da espécie e lugar adequado de plantio. É uma pequena semente para a comunidade ver brotar, crescer e frutificar com muita energia.







Katia Tavares
MTE/MS 352
Fotos: Vanessa Albuquerque

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CEA Imbirussú sedia Simpósio sobre o Homem Pantaneiro


Hoje (08.10) o CEA Imbirussú será sede do I Simpósio – Homem Pantaneiro: Ciência, Cultura e Tecnologia, dos tempos de Sapicúa Pantaneiro aos tempos de CPU.

O I Simpósio é resultado de uma Iniciação Científica de mesmo nome que teve origem em 2010 com o apoio da Semac/MS, sendo desenvolvida pela coordenação geral da professora Aparecida Cristina Campello Curado Piccolo, com co-orientação da professora do Ponto de Cultura Sapicúa Pantaneiro de Aquidauana, Claudia de Medeiros.

O evento tem como público-alvo educadores e educandos da Região do Imbirussu, escolas de Terenos e Aquidauana. A anfitriã neste evento será a Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho, do bairro Nova Campo Grande.

Com uma programação diversificada, durante o Simpósio serão realizadas palestras, rodas de conversa e exposição de artesanato pantaneiro do Ponto de Cultura Sapicúa Pantaneiro. Além de salas de visitação com os temas: O Rio +20 está aqui no Pantanal e Sala dos Sentidos.

Katia Tavares
MTB/MS 352

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Secretário Marcos Cristaldo almoça com catadores de materiais recicláveis


Na sexta-feira (28), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, almoçou com catadores no local onde os trabalhadores estão temporariamente realizando a separação dos materiais recicláveis, até a finalização das obras da Usina de Processamento de Lixo (UPL).

A confraternização teve o objetivo de comemorar a constituição da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (Coopermaras), agradecendo a todos os parceiros que auxiliaram os catadores na mudança do seu local de trabalho para uma nova realidade, bem como comemorar os aniversariantes do mês.

Cristaldo agradeceu o convite e pontuou a importância desse novo local de trabalho para os catadores “Aqui eles estão exercendo um novo modelo de trabalho, em forma de cooperativa, e que será realizado na futura Usina de Processamento de Lixo (UPL) que em breve será inaugurada”.

Estiveram presentes no evento Denise Name, diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Fio Cruz, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Esperança, Movimento Nacional dos Catadores e Fundação Banco do Brasil. Também foram convidadas a Secretaria de Assistência Social (SAS), Empresa Metap, Financial Ambiental, Arquidiocese de Campo Grande, Assetur, Rede São Bento de Farmácias.





Katia Tavares
Mtb/MS 352

Audiência pública discute com sociedade edital para contratação de empresa que será responsável pela inspeção veicular em Campo Grande

Sociedade participa com contribuições em audiência pública.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Marcos Cristaldo, presidiu a audiência pública para implantação do Programa de Controle de Inspeção Veicular e Ambiental. Sociedade, órgãos públicos e empresas que atuam no setor estiveram presentes no evento que aconteceu na manhã da última sexta-feira, 29 de setembro, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês. O titular da Semadur aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos técnicos dos órgãos municipais envolvidos no desenvolvimento do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV).
Marcos Cristaldo abriu sua apresentação com o histórico das leis e resoluções que norteiam e estabelecem a elaboração e implantação do PCPV e as diretrizes do Edital, com a exposição da minuta do edital de licitação, na modalidade de concessão, para a empresa que será contratada para realização da inspeção veicular. Deste modo, tornando público os procedimentos que serão realizados para a conclusão do edital de contratação da empresa que será responsável pela inspeção veicular.
Para o secretário, a audiência foi importante pelas muitas contribuições técnicas ao edital. “A audiência pública cumpriu o seu papel, de abrir espaço à sociedade e a mesma participou ativamente, principalmente com relação a ponderações técnicas. Após concluirmos esta etapa, faremos o lançamento do Edital”, explicou Marcos, que ainda pontuou os beneficias dessas inspeções “Os benefícios serão inúmeros, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população, com a redução da emissão de gases poluentes”.
Também compuseram a mesa de autoridades durante a audiência pública, Marcelo Luiz Bonfim do Amaral, diretor-presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), Rudel Espíndola Trindade Júnior, diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rodrigo Dalpiaz, representante da Procuradoria Geral do Município (PGM) e Terezinha Azambuja Ferreira, representante da Central Municipal de Compras e Licitação (Cecom).
Dentro os órgãos públicos e empresas presentes na audiência pública, estavam representados o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI), o Instituto de Perícias Científicas, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Estadual (MPE), a Câmara Municipal de Campo Grande, o Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul (IPEMS), Revisa Inspeção Veicular, Sentec Ltda, Dekra Brasil e ICE Cartões.
Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV
O objetivo do plano é proporcionar a redução da emissão de gases poluentes veiculares, visto que a frota de veículos em Campo Grande teve um aumento considerável. Segundo dados do PCPV, em 2003 eram estimados mais de 157 mil veículos. Em 2010, este número saltou para quase 400 mil veículos, somando uma emissão de aproximadamente 20 mil toneladas de poluentes lançados na atmosfera. Em 2012, essa frota ultrapassa os 430 mil veículos. Os principais poluentes lançados na atmosfera pelos veículos são provenientes do processo de combustão incompleta.
Consulta pública via internet
As minutas de Edital e o respectivo instrumento de contrato estão disponíveis no site da Prefeitura de Campo Grande, no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br/consultapublica para consulta pública, desde o dia 17 de setembro. Através da qual, até o dia 17 de outubro, todo e qualquer cidadão poderá apresentar sugestões e contribuições sobre o assunto, sendo encaminhadas exclusivamente via internet.
Os comentários e sugestões deverão ser fundamentados, referindo-se aos itens ou cláusulas da minuta do Edital e/ou do instrumento de contrato, fazendo-se acompanhar de textos alternativos ou substitutivos, quando forem apontadas necessidades de inclusão ou alteração parcial ou total de qualquer dispositivo.
A Prefeitura esclarece que todas as participações e contribuições deverão ter sua autoria identificada e serão registradas por meio eletrônico, de forma a preservar a integridade de seus conteúdos e o seu máximo aproveitamento como subsídios ao aprimoramento da normatização do procedimento a ser deflagrado.
 



Katia Tavares
Mtb/MS 352
Fotos: Vanessa Albuquerque