segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Distribuição de mudas encerra com sucesso Semana da Árvore de 2012


Para encerrar com chave de ouro as comemorações da Semana da Árvore, no domingo, 23 de setembro, houve a distribuição de 60 mil mudas à população, que compareceu maciçamente com conscientização recebeu sua muda. A distribuição aconteceu em seis pontos da cidade, contemplando assim todas as regiões.

No ponto da avenida Guri Marques com a avenida Interlagos, as irmãs Hadassa, 8 anos e Rebecca, 7 anos, eram voluntárias na distribuição das árvores e contaram onde pretendiam plantar a muda que também receberam. “Vou plantar em casa. Temos um jardim e minha avó sempre fala pra eu regar as plantas e minha irmã também ajuda”, contou Hadassa. Ester, também voluntária na distribuição e mãe das meninas, pontuou a importância das filhas participarem desde novas de eventos em prol do meio ambiente “Elas já cultivam plantas em casa, aprendem na escola sobre educação ambiental e nada melhor que participar da distribuição. Assim, elas praticam o que aprenderam sobre a importância de preservar o meio ambiente para um futuro melhor para todos”.




No ponto de distribuição localizado no Trevo Imbirussu, o casal formado por Sabrina e Eric levou a pequena Letícia, de quatro anos, para buscar mudinhas “É uma excelente ideia da Prefeitura a distribuição das mudas, incentivando assim a população a plantar e cuidar. A Letícia acordou cedo e veio feliz aqui hoje buscar as mudinhas que nós vamos ajudar ela a plantar”, explicou o pai.

No mesmo local, Renata, 34 anos, levou o filho para buscar uma muda e considerou o evento de grande valia para Campo Grande. “É importante ações como estas, mas ainda sinto falta de mais ações desse tipo na cidade”, pois considera que a distribuição e o plantio de árvore contribuem para manter o planeta mais verde.



O voluntário Oliveira, 39 anos, coordenador regional dos Desbravadores Central Leste, mobilizou os jovens que participam dos Desbravadores e lembrou que no domingo anterior, dia 16, quando ocorreu o plantio no Parque Municipal Cônsul Assaf, o grupo contou com 80 jovens voluntários que foram responsáveis pelo plantio de 1.190 mudas.


Consciente da importância do meio ambiente, o bombeiro militar, sargento Ramirez conta que foi ao evento com a intenção de buscar mudas e dividir entre os membros do batalhão. “As mudas irão florescer e enfeitar nossas casas”, afirmou o sargento.




Na avenida Afonso Pena com a rua 13 de Maio, muitas pessoas estavam desde cedo esperando o início da distribuição. Rafael, 12 anos, do grupo de Escoteiros Padre Heitor Castoldi, foi voluntário na distribuição e lembrou das ações de que sempre participa “Hoje é um dia muito legal, estou ajudando a distribuir árvores. Eu sempre participei de eventos de plantio. Minha família incentiva e o grupo de escoteiros também ensina sobre a importância da preservação do meio ambiente”, contou Rafael.

Levi, de 73 anos, também esteve na avenida Afonso Pena, onde ganhou uma muda e afirmou sempre participar das ações da Semana da Árvore “É maravilhosa essa ação, já busquei mudas em outras edições e hoje as árvores já estão grandes. Já plantei jabuticaba e romã, hoje estou levando para plantar na frente do meu escritório, tenho um bosque na minha chácara, gostamos e preservamos as árvores”.


Para Adriano, de 27 anos, essa distribuição é a oportunidade de ganhar mudas para plantar no assentamento onde reside “Acho muito importante o que está acontecendo hoje, se você planta, faz a sua parte, Deus ajuda você a colher em dobro”, crê Adriano.



José Roberto, 63 anos, levou o neto Matheus, 9 anos, até o ponto da avenida Mato Grosso com a rua Ceará para buscar algumas mudas e explicar a seriedade de ações para a preservação do planeta “É fundamental que cada um faça a sua parte para melhorarmos a qualidade de vida. Parabéns aos idealizadores dessa campanha, uma iniciativa que merece elogios ao poder público e aos parceiros que apoiam o meio ambiente”, ressaltou José Roberto, ao demonstrar sua felicidade em poder participar de ações voltadas ao meio ambiente.


No ponto de distribuição da avenida Júlio de Castilho com a Orla Morena, Maria Aparecida, 40 anos, voluntária na distribuição, também levou a filha Isadora, 7 anos, para ajudar na distribuição das árvores “Participar dessas ações é válido, pois quando temos a consciência da importância das árvores para o meio ambiente valorizamos e cuidamos mais. Trouxe minha filha, pois acredito ser uma ótima oportunidade para ela vivenciar a preservação e respeito a natureza, incentivando e sensibilizando com que desde cedo ela faça a sua parte”, argumentou Maria Aparecida.


Na avenida Joaquim Murtinho com a avenida Marquês de Pombal também houve distribuição, local onde o engenheiro agrônomo Neraldo, 71 anos, aproveitou para buscar sua muda e relatou que é dever de todos contribuir para um planeta saudável “Eu acredito que toda vez que se preserva o meio ambiente, o mundo torna-se cada vez melhor e mais contente. Se nós não preservamos, não deixaremos nada para os nossos filhos e nossos netos. O meio ambiente é importante para vida. Como engenheiro agrônomo, acho que eu tenho que mostrar como se constroi a tecnologia aliada ao meio ambiente. Você pode produzir conservando o meio ambiente”, frisou.

Marcos Cristaldo, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, participou do evento distribuindo árvores, além de percorrer os pontos de distribuição incentivando o plantio “A Semana da Árvore já é uma tradição, queremos sensibilizar a população da importância do cultivo e cuidados que devemos ter com as árvores, visto que hoje Campo Grande é considerada a capital mais arborizada do país. Queremos manter e aumentar a quantidade de árvores nas residências e vias públicas. O envolvimento do poder público junto com a sociedade é fundamental para que consigamos manter a cidade em primeiro lugar no ranking das cidades mais arborizadas”, explicou Cristaldo.

O secretário também citou a importância do Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande (PDAU) para que ações como estas tenham se tornado realidade, “Nossa meta é chegar a um milhão de árvores em Campo Grande. Por isso, a importância do Viveiro Municipal Flora do Cerrado na produção de mudas para distribuição nesses eventos. Todos os programas e ações de arborização são realidade graças ao PDAU, que desde 2009 nos permite expor um diagnóstico da situação atual da arborização viária do município, possibilitando assim as diretrizes, gestão e o gerenciamento da arborização do município”.

Todas as ações da Semana da Árvore contaram com parceiros que acreditam que, com responsabilidade socioambiental e com a participação ativa da população, é possível fazer de Campo Grande um lugar cada vez melhor de se viver. A Semana da Árvore é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, Alvorada Materiais de Construção e Blink 102, em parceria com a Enersul, Nautilus Engenharia, Organoeste, Engegrande, MGR Incorporações, SF Sistema de Fôrmas de Concreto, Coca-Cola Femsa, Brookfield Incorporações, Madeireira Madecal, VBC Engenharia, Ferro Center, Supermercados Comper e Camiseteria Berrante.
Assessoria Semadur

Nenhum comentário:

Postar um comentário