sexta-feira, 30 de março de 2012

Programa Córrego Limpo é premiado por boas práticas em sustentabilidade ambiental urbana


Prefeito Nelson Trad Filho trata da importância do projeto
Na manhã desta sexta-feira (30), na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) o engenheiro Marcos Cristaldo, secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento urbano, entregou ao prefeito Nelson Trad Filho o prêmio e certificado de primeiro lugar recebido pelas “Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana” através do programa “Córrego Limpo – Cidade Viva” executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

O Córrego Limpo foi o primeiro programa implantado pela Semadur após a estruturação da secretaria em 2009, “Essa premiação nos mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela secretaria. Com esse reconhecimento, temos hoje um sentimento de trabalho cumprido”, completa Cristaldo ao relatar sobre o empenho de todos os envolvidos na realização deste projeto.

O prêmio é oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente por adotar medidas que são exemplo de boas práticas ambientais. A Prefeitura de Campo Grande destacou-se entre centenas de cidades concorrentes, obtendo o reconhecimento nacional na temática “Manejos das águas no Contexto Urbano”.

Secretário Marcos Cristaldo recebe premiação 
Todas as boas práticas premiadas no evento serão publicadas pelo Ministério do Meio Ambiente e  expostas em eventos de grande divulgação pública, tais como a Semana do Meio Ambiente e a Conferência RIO+20. A premiação foi entregue no dia 29 de março, durante o 1º Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável.

O programa

“Córrego Limpo, Cidade Viva” constitui-se na implantação de uma rede de monitoramento dos córregos e rios dentro do perímetro urbano de Campo Grande, com fiscalização e desenvolvimento de atividades de educação ambiental para conscientizar a população. O programa engloba diversas ações visando a sustentabilidade social, econômica e ambiental na capital.

O objetivo do programa é gerir a qualidade dos córregos urbanos para reduzir os níveis de poluição nos córregos, garantindo assim o uso da água atual e no futuro, por meio do conhecimento e monitoramento das condições qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos disponíveis na cidade.

Uma das formas de se ter uma visão integrada da qualidade das águas em bacias hidrográficas é a partir da rede de monitoramento implantada em Campo Grande. A rede é composta um conjunto de estações de amostragem, estrategicamente localizadas na área de uma bacia hidrográfica, com intuito de representarem as condições existentes e as tendências de evolução de qualidade das águas.

Vereador Herculano Borges parabeniza equipe
pela premiação
Com a intenção de resumir e aglutinar as informações de qualidade de água de forma prática, eficiente e útil, foram desenvolvidos diversos índices, dentre eles destacamos o Índice de Qualidade de Água (IQA). Esses índices agregam alguns parâmetros específicos e classificam a qualidade da água, proporcionando fácil interpretação.

Nestes pontos são realizadas trimestralmente coletas de amostras e feitas análises laboratoriais. Os resultados obtidos passam por um cálculo matemático e são transformados em um índice numérico – o IQACETESB – que é interpretado comparando-se com uma escala numérica e, conforme o valor, indicam se a qualidade da água está: péssima, ruim, regular boa ou ótima.

Os resultados das análises, além de constituir um banco de dados da evolução da qualidade da água dos recursos hídricos no município, subsidiam todas às demais ações do programa. É possível, por exemplo, saber qual o trecho do curso d’água está mais poluído, informação importante para que se possa identificar quais as principais fontes poluidoras.

Os resultados do programa são amplamente divulgados, para mais informações sobre os resultados obtidos nos três primeiros anos de implantação da rede monitoramento acesse o site http://www.capital.ms.gov.br/meioambiente/canaisTexto?id_can=4133. Assim a população local tem acesso a informações sobre as condições dos córregos da região em que reside.

O programa não tem previsão de término e deverá ser aperfeiçoado para que se possa promover a melhoria da qualidade de vida da população do município e garantir os recursos hídricos às gerações futuras.

Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário