terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Semadur promove reunião com comerciantes para redução da utilização de sacolas plásticas


Marcos Cristaldo responde aos questionamentos da imprensa
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Semadur convidou comerciantes e suas associações para discutir sobre o uso e disponibilização racional das sacolas plásticas no comércio da Capital. A intenção foi debater possíveis soluções para  reduzir a utilização de sacolas plásticas e atitudes para estimular o uso de sacolas retornáveis “Lançamos a política municipal de resíduos sólidos, e a utilização das sacolas faz parte dessa política. Estamos aqui hoje para discutir estratégias de como Campo Grande irá agir com relação a esse assunto”, explicou Marcos Cristaldo, secretário da Semadur. 

Segundo Cristaldo a educação ambiental e a conscientização são os primeiros passos para mudar os hábitos de uma sociedade “Apostamos na conscientização ambiental, precisamos definir estratégias e debates com os envolvidos para novas soluções nesta questão”. Ressaltou ainda que para o sucesso das ações deverá haver uma responsabilidade compartilhada entre poder público, indústrias, comerciantes e sociedade.

O evento foi o primeiro de uma série. A proposta da Semadur é desenvolver um trabalho em conjunto para estabelecer no município uma meta de redução no uso de sacolas equivalente à nacional, que é de 40% até 2013 e 50% até 2015.

Segundo Adeilton Feliciano Prado, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS em Mato Grosso do Sul, esta ação é de grande contribuição para o meio ambiente “Todo o varejo brasileiro utiliza sacolas plásticas, deste modo, devemos encontrar alternativas que contribuam com a diminuição da distribuição dessas sacolas. No mercado já temos opções como a ecobag e as sacolas biodegradáveis. Assim a Associação Sul Matogrossense de Supermercados – AMAS apoia a iniciativa”, expôs Adeilton.

Redes como o Carrefour, Walmart, Atacadão, Rede Econômica, Alemão Conveniência e Comper participaram da reunião. Para Albanes Thiago da Silva, gerente de operações da rede Comper a iniciativa é muito boa para a população “Nós já incentivamos nossos clientes a utilizar sacolas retornáveis.”, contou Albanes.

A Rede Econômica de supermercados tem realizado medidas como treinamento e orientação aos seus funcionários “Entre 2010 e 2011 reduzimos em 22% a distribuição de sacolas, devido às ações que implantamos. Nossos funcionários empacotam os produtos de acordo com a capacidade das sacolas. Nós todos da Rede somos favoráveis e apoiamos a iniciativa da prefeitura.”, relatou José Gilberto Fernandes, representante da Rede Econômica.

Desde 2004 o Atacadão não fornece sacolas plásticas aos seus clientes. “No primeiro momento não agradou nossos clientes, mas hoje todos estão conscientes da atitude do mercado. Nós oferecemos sacolas retornáveis e biodegradáveis. A renda com a venda das sacolas é revertida para a ONG Doutores da Alegria.”, explicou Flávia Regina de Almeida, assistente administrativa do Atacadão.

Para Juliana Casadei, chefe da Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur, o envolvimento da população e as ações do poder público são fundamentais para uma mudança “Com persistência e envolvimento podemos conscientizar a sociedade para uma nova realidade voltada para a educação ambiental. A população está aderindo, se envolvendo nas ações que são desenvolvidas pela administração.”, esclareceu Juliana.

Representantes da Fercomércio, ABRAS, Semadur e Sindiplast
Representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul – Fecomércio e do Sindicato das Indústrias de Plásticos e Petroquímicas de Mato Grosso do Sul - Sindiplast-MS estiveram presentes no evento e apoiaram o objetivo da reunião em reduzir a utilização das sacolas e os impactos ambientais gerados com a destinação incorreta das sacolas plásticas já utilizadas.

“Através da educação, sensibilização e uma conscientização de toda a população poderemos mudar hábitos e costumes. Incentivos e ações como esta são fundamentais para o meio ambiente e para nossa qualidade de vida” apontou Mara Calvis, educadora ambiental do Centro de Educação Ambiental- CEA Polonês.

O secretário Marcos Cristaldo afirmou na reunião que não é intenção da administração municipal intervir no comércio, mas sim criar mecanismos que diminuam os impactos gerados com os resíduos no meio ambiente. “Este é um momento de discutir democraticamente as futuras ações que serão implantadas. Desejamos ampliar a aplicação da política de resíduos sólidos já existente no município.”, finalizou Cristaldo.












 Katia Tavares DRT/MS 352
Fotos: Mayara da Quinta
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário