quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bairro Nova lima receberá o plantio de mil árvores


Na próxima segunda-feira (19), às 08h, mais um local da Capital será contemplado com o projeto Via Verde. Desta vez o escolhido foi o bairro Nova Lima, onde serão plantadas mil árvores. O bairro é o segundo mais populoso de Campo Grande, segundo o censo IBGE/2010. O evento acontecerá na rua Zulmira Borba esquina com a Rua Jerônymo, onde estarão presentes o prefeito Nelson Trad Filho e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo.

Entre as ruas em que o plantio será realizado estão: Jerônimo de Albuquerque, Marquês de Herval, Matias de Albuquerque e Botafogo. As espécies das árvores escolhidas para a região são adequadas para o plantio em passeios públicos e se adaptam às novas regras do Plano Diretor de Arborização Urbana, entre elas estão a aroreira pimenta, pata-de-vaca, caroba, ipê roxo e saboneteira.

Projeto Via Verde já plantou 10 mil árvores

O projeto Via Verde visa o plantio de espécies arbóreas apropriadas nos passeios públicos, como alternativa para recompor os espaços vazios, preservar o meio ambiente e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida aos campo-grandenses, fazendo parte do programa de Arborização Urbana de Campo Grande. Desde seu lançamento em setembro de 2010 já foram plantadas cerca de 10 mil árvores em diversas regiões da cidade.

De acordo com levantamento realizado pela Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais (DFAP), o índice de depredação das árvores plantadas é próximo a 40%. Um exemplo deste índice foi o plantio de 350 mudas realizado na avenida Fraiburgo, bairro Moreninha, onde a destruição atingiu 85% das árvores plantadas.

"Atualmente o projeto está plantando 1.200 árvores na região do bairro Amambaí, lá existem muitas árvores antigas, então trabalhamos no manejo e adequação do local ao Plano Diretor de Arborização Urbana do município.", afirma Orsival Simões Junior, diretor da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais – DFAP, que pede a contribuição dos moradores do bairro para ajudar na preservação das mudas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo também salientou a importância da parceria entre poder público e população, para que os índices de depredação das árvores diminuam. "A arborização contribui para a qualidade de vida, diminuindo a poluição atmosférica, sonora e visual, além de preservar o solo, diminuindo erosões e enchentes. Esperamos que a população colabore com o projeto, preservando as mudas plantadas nas proximidades de sua residência.", ressaltou Cristaldo.

Para saber mais sobre o programa de Arborização Urbana de Campo Grande acesse: http://www.capital.ms.gov.br/meioambiente

Mayara da Quinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário