segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Prefeitura realiza ações ambientais na Lagoa Itatiaia com limpeza e plantio de mudas

A Prefeitura de Campo Grande realizou, na manhã desta segunda-feira (26), a limpeza das impurezas e resíduos das águas da Lagoa Itatiaia -  considerada um cartão postal da cidade - e mais o plantio de cerca de 30 mudas de árvores no entorno. A ação,  faz parte das atividades ambientais que marcam o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

A ação de limpeza e plantio coordenada  pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano  contou com a participação de aproximadamente 60 alunos do “Projeto Florestinha” da Polícia Militar Ambiental e mais 30 crianças participantes do CRAS Tiradentes (Centro de Referência de Assistência Social Teófilo Knapik) e patrulheiros ambientais da Guarda Civil Municipal.  Durante toda a manhã, os trabalhos concentraram na retirada de resíduos da lagoa e do lixo deixado no entorno com a  coleta de sacos plásticos, papéis, garrafas e  latas. 

Retirada de lixo         
A retirada de resíduos sólidos  é de fundamental importância porque ajudam na conservação, na vida dos peixes e do meio ambiente. A área do entorno recebeu cerca de 30 mudas de árvores como ipês roxos, tarumãs, paineiras e angicos cultivadas no viveiro municipal Flora do Cerrado. A Lagoa Itatiaia serve de pouso para aves migratórias como marrecos, pássaros pretos, garças, entre outros pássaros da região. 

Conscientização  
João Vitor Rafael da Silva, 11 anos, que participa do Projeto Florestinha destaca que todas as crianças deveriam colaborar com ações ambientais na cidade. “As pessoas não podem matar as árvores porque elas fornecem frutos e sombra. E as pessoas não devem jogar lixo na lagoa para que os peixes não acabem morrendo”, justificou.

Presente à ação, o major Queiroz, da Polícia Militar Ambiental destacou a importância da participação da população que reside nas proximidades da Lagoa Itaiaia na preservação do local e dos frequentadores para o cuidado com o espaço, mantendo o ambiente limpo jogando os resíduos nas lixeiras adequadas. “A limpeza que está sendo feita pelos florestinhas mostra que o lixo continua sendo deixado no local, foram retirados cerca de 500 litros de resíduos sólidos como isopor, garrafas pets, plásticos, resíduos orgânicos, papel. O resultado disso é a lagoa  assoreada e problemas ecológicos”, avalia.

Para a Psicóloga do CRAS, Alessandra Nere,  o trabalho de conscientização das crianças e moradores da região da Lagoa Itatiaia é importante. “A preservação desse local é muito importante e destacamos isso para as crianças que participam dos projetos do CRAS ”, comentou.

Educação ambiental
O Comandante da Patrulha Ambiental, Edgar Rojas  as solicitações de apoio no combate de crimes ambientais são realizadas rotineiramente conforme escalonamento e a participação dos patrulheiros ambientais em eventos ligados à educação ambiental é imprescindível. “As pessoas podem auxiliar no nosso trabalho por meio de denúncias, caso encontrem alguma atividade irregular que danifique o meio ambiente”, ressalta.

Para a moradora Eliane Menezes Ware, 53 anos, Educadora Física, a iniciativa da limpeza  é benéfica e deve ser realizada sempre na região. “Eu acredito que a limpeza é extremamente importante, assim como conscientizar as pessoas dos prejuízos da pesca na lagoa. Também é  relevante lembrar aos frequentadores o cuidado com o ambiente”, pontuou.

Orla Ferroviária
As atividades alusivas ao Dia da Árvore continuam nesta quarta-feira (28), quando a Semadur estará na Orla Ferroviária, entre a Avenida Mato Grosso e Av. Calógeras para distribuição de mudas de árvores frutíferas à população.


Joana Lima DRT/MS 1540










Nenhum comentário:

Postar um comentário