quarta-feira, 13 de abril de 2016

Semadur elabora mapa das cooperativas e empresas colaboradoras na coleta seletiva

Com a finalidade de orientar a população sobre os locais de entrega e coleta de materiais recicláveis, a Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) elaborou um mapa da localização das cooperativas dos catadores de materiais recicláveis existentes na cidade. Também estão inseridas as empresas colaboradoras na coleta de resíduos sólidos. Com esta atitude, a administração municipal quer estimular os campo-grandenses a darem destino correto aos resíduos sólidos que produzem.

O mapa está disponível no site da Semadur e blog Campo Grande Sustentável, onde consta o endereço das cooperativas/ecopontos, o responsável pelo local e telefone para contato, apontando assim os locais mais próximos de ponto de coleta aos munícipes.

O trabalho das cooperativas é coletar e encaminhar os materiais para a destinação final correta. Dessa forma, os moradores da Capital contribuem com ações de sustentabilidade e consumo consciente dos resíduos. A reciclagem também pode ser realizada nos resíduos, tornando-os novos materiais e fonte de renda.

Segundo Aparecida Cristina Piccolo, chefe da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentável e Educação Ambiental da Semadur, a intenção é auxiliar a população na destinação correta destes resíduos e na construção coletiva de práticas sustentáveis “Dessa maneira, além de diminuirmos os volumes de materiais que iriam erroneamente para o aterro, a coleta seletiva e reciclagem propiciam caminhos para a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais”, destaca.

Para Rui Nunes, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a importância destas atividades beneficia o meio ambiente, os moradores da cidade e, especialmente, os catadores que dependem destes materiais. “O trabalho das cooperativas de catadores e empresas colaboradoras é de suma importância para o meio ambiente, reduzindo o descarte de materiais recicláveis no aterro, aumentando assim sua vida útil”, afirma.

A Semadur também divulga no site e blog empresas colaboradoras na coleta de resíduos sólidos contendo o endereço, telefone, quais materiais cada uma se propõe a recolher como, por exemplo, papel, papelão, alumínio, cobre, plásticos em geral, eletrônicos, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, vidros, resíduos de materiais de saúde, entre outros.

Para ter acesso ao mapa das cooperativas e lista de empresas colaboradoras, basta acessar o site da Semadur: http://www.pmcg.ms.gov.br/Semadur e o blog Campo Grande Sustentável:http://campograndesustentavel.blogspot.com.br/
Serviço: Para obter mais informações sobre pontos de coleta, a população campo-grandense pode entrar em contato com a Semadur, na Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentável e Educação Ambiental, localizada na Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo telefone 3314-3294.
 
Joana Lima MTE/MS 1540



Nenhum comentário:

Postar um comentário