terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prefeitura celebra Dia Mundial da árvore com distribuição de mudas e plantio de figueira

Campo Grande celebrou ontem (21) o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o plantio de uma muda que é um clone da antiga figueira existente na esquina da avenida Afonso Pena com rua Padre João Crippa. Na época em que a árvore passou por um tratamento fitossanitário, o viveirista Antônio de Andrade, do Viveiro Flora do Cerrado, retirou um galho da árvore e, por meio dele, deu origem à muda que foi plantada ontem, que contém a mesma herança genética da original.

Esta data é especial porque propicia uma reflexão quanto à responsabilidade socioambiental de cada um e catalisa a atenção da comunidade para as políticas implementadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). Desta forma, a secretaria convida os cidadãos a se tornarem agentes ativos de um desenvolvimento sustentável, a partir da mudança de atitudes em relação ao uso dos recursos e com relação às questões ambientais.

Para a chefe da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais, Maria Luiza Rolim, a data é importante para destacar a relevância da preservação dos recursos naturais e a conscientização socioambiental. “A população precisa de conscientizar, auxiliando o poder público num trabalho em conjunto de manutenção da arborização urbana”, destacou.

Para o agrônomo Nelson Del Corona, 72 anos, a iniciativa é benéfica já que as árvores são fontes de oxigênio a população “Esta distribuição e plantio significa vida, já que quanto mais árvores, mais vida para a população da nossa cidade” afirma. Já para a agricultora rural Eurípedes Camposano, 61 anos, é dever da população cuidar o meio que vivem. “A arborização é muito importante para as casas e margens de rios e lagos na cidade, principalmente as árvores frutíferas”, conclui.

A administração municipal enfatiza que ações objetivam principalmente a conscientização da população sobre a responsabilidade socioambiental de todos no processo de arborização, além de promover os plantios e distribuições de mudas de árvores. Com este intuito, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semadur, prossegue a semana de ações para celebrar o Dia da Árvore.

Hoje (22), no período matutino palestra no auditório da UCDB (Bloco B), sobre Recuperação de Áreas Degradadas e no período vespertino palestra no auditório do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) sobre a atuação Fiscal, Manejo e Intervenção em Arborização Urbana no Município de Campo Grande. O evento é aberto aos acadêmicos de Engenharia Ambiental, Agronomia, Biologia, Arquitetura, aos Conselhos de Engenharia e Arquitetura, Floriculturas, Associações de Bairros e trabalhadores da área de jardinagem em geral.

Dia 23 – Quarta-feira

8h- Palestra no auditório da UCDB (Bloco B), sobre Áreas de Proteção Permanente (APP) no Perímetro Urbano, com o Engenheiro Florestal Thamylon Camilo Dias.

14h- Palestra no auditório do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) sobre a atuação Fiscal, Manejo e Intervenção em Arborização Urbana no Município de Campo Grande com a Agente Fiscal de Meio Ambiente da Semadur Gisseli Ramalho Giraldelli dos Santos e Anatomia Vegetal com o Biólogo Geraldo Damasceno Jr.

O evento é aberto aos acadêmicos de Engenharia Ambiental, Agronomia, Biologia, Arquitetura, aos Conselhos de Engenharia e Arquitetura, Floriculturas, Associações de Bairros e trabalhadores da área de jardinagem em geral.

Dia 25 – Sexta-feira

14h- Plantio de mudas frutíferas no Cras Lili Fernandes da Cunha, localizado na Rua Araci Pereira de Matos, nº17, Bairro Jardim Moema.

Dia 26 – Sábado

8h- Distribuição de mudas de Ipê na Av. Afonso Pena, esquina com Pedro Celestino.

Dia 30 – Quarta-feira

10h Assinatura dos Convênios do Propam na Esplanada Ferroviária.

Assessoria Semadur

Nenhum comentário:

Postar um comentário