terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prefeitura retoma convênio com Águas para monitoramento de córregos da Capital


            “Estamos retomando neste momento, um programa essencial para Campo Grande. Monitorar, preservar e recuperar os córregos de nossa cidade é uma questão de honra para nós”. Com essas palavras, o prefeito Gilmar Olarte retomou o convênio com a Águas Guariroba, em que reativará o programa Córrego Limpo, Cidade Viva, iniciado em 2009 e interrompido em 2012. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), no Centro de Educação Ambiental do Polonês e faz parte das comemorações dos 115 anos da Capital.

         O programa Córrego Limpo, Cidade Viva tem como objetivo monitorar a qualidade da água dos córregos de Campo Grande, divulgar os resultados obtidos, intensificar a fiscalização às fontes de poluição e promover ações de educação ambiental. Em Campo Grande, existem 33 córregos, além do rio Anhanduí. “Campo Grande será referência nacional em relação à preservação dos mananciais”, assegurou o prefeito.


           A Águas Guariroba disponibilizará o espaço físico onde será feito o monitoramento da qualidade de água pelos agentes e técnicos da Semadur e da concessionária de água e esgoto. O monitoramento será feito em 80 pontos estratégicos nas bacias do Anhanduí: Bálsamo, Bandeira, Botas-Coqueiro, Gameleira, Imbirussu, Lageado, Lagoa, Prosa e Segredo. “Preservar nossos rios é preservar nossas vidas. Os córregos são cartões postais de nossa cidade, temos que mantê-los limpos”, observou o diretor-presidente da Águas Guariroba, José João Jesus da Fonseca. “É muito bom quando o Executivo Municipal faz ações em parceria com o Legislativo e a sociedade, ainda mais quando é para o bem de Campo Grande”, completou o vereador Eduardo Romero, também presente na solenidade.


           Periodicamente, a equipe da Águas Guariroba realiza coletas em pontos determinados pela Semadur e analisa as amostras de água no laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles. São verificados nove parâmetros: PH, turbidez, oxigênio dissolvido, nitrogênio total, fósforo, sólidos totais, temperatura, coliformes e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio). Os resultados são encaminhados à Semadur, responsável por realizar o cálculo do Índice de Qualidade da Água e a classificação em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. “Hoje, não temos um nível crítico de poluição”, afirma João Alberto Borges dos Santos, titular da Semadur.

 

       As informações são divulgadas para toda a população em placas às margens dos córregos e no site (www.capital.ms.gov.br/meioambiente). O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar os cidadãos da importância da participação de todos na conservação dos mananciais da cidade.

      Outro foco do Córrego Limpo é o combate às principais fontes de poluição, como o lançamento de esgoto clandestino nos córregos e utilização de fossas irregulares. Por meio do convênio, a Águas Guariroba dará apoio às ações de fiscalização, que serão intensificadas pela Semadur neste segundo semestre. Segundo o secretário adjunto da Semadur, se for constatado degradação do meio ambiente, a multa pode chegar a R$ 10 mil.

         Em Campo Grande, o esgotamento sanitário chega a 73% da população. Porém, muitos moradores ainda não utilizam o serviço, mesmo sendo obrigatória a conexão ao sistema público de coleta e tratamento de esgoto disponível, de acordo com a Lei Federal 11.445/07.

Poços irregulares

       A utilização dos mananciais subterrâneos em Campo Grande também passa a receber atenção especial e fiscalização mais rigorosa com o lançamento do Programa Ambiente Limpo. “O programa combate a prática indiscriminada de perfuração de poços artesianos. Aumenta a cada dia o número de empreendimentos que realizam a extração de água subterrânea sem nenhum critério”, afirma o Secretário de Meio Ambiente, João Alberto Borges dos Santos. A Capital está localizada sobre os aquíferos Caiuá, Serra Geral e Guarani – este último considerado uma das maiores reservas subterrâneas de água doce planeta. As fontes subterrâneas representam uma importante reserva de abastecimento para o futuro. “Este é um patrimônio de todos, não de alguns”, destaca o secretário.

        Também estavam presentes na solenidade o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Marcos Antonio Cristaldo, a titular da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Janete Belini, o diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho, Cícero Ávila e conselheiros municipais.


Fonte: Lucas Arruda MTE/MS 1212

Nenhum comentário:

Postar um comentário