sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prefeitura lança projeto ECOMIRIM na Central de Atendimento do Cidadão



A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) lançou, na manhã desta quarta-feira (21), na Central de Atendimento ao Cidadão, “O Projeto Ambiental ECOMIRIM - reciclando consciências”. O evento, que faz parte da programação de aniversário de 114 anos de Campo Grande. Foi aberto oficialmente pelo titular da Semadur, Odimar Luis Marcom e durante o ato de cerimônia representou o prefeito Alcides Bernal (PP).

A iniciativa do projeto é da Presidente de Honra do FAC, Mirian Gonçalves, tem como meta conscientizar os alunos do Instituto Mirim de Campo Grande sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente. A Semadur irá oferecer a orientação técnica para os jovens do Instituto Mirim neste processo de conscientização. A intenção é promover a multiplicação de ações que buscam a preservação ambiental e a sustentabilidade. Ao longo do ano, serão apresentados vídeos, estudos de reflexão e encontros de discussão com os mirins no IMCG.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcom, o Projeto Ambiental ECOMIRIM conta com a participação dos mirins aprendizes (alunos do Instituto) e trabalhadores (que já se encontram no mercado de trabalho) que terão orientações de como mudar as atitudes por meio de ações que vão contribuir para reduzir custos e para a preservação do meio ambiente. “A intenção é que essas atitudes práticas sejam desenvolvidas não só nas empresas onde os mirins trabalham e no próprio Instituto Mirim, mas também em suas casas, na escola onde estudam e em outros espaços”. 

Odimar Marcom reforçou que o projeto tem o caráter de conscientização da sustentabilidade Sobre questões ambientais. “Os Mirins trabalham em prol da sociedade e eles são jovens vitais que estão aprendendo e serviço a população. Nós adultos temos a responsabilidade de ensiná-los e muitas das vezes aprender com eles. Na administração do prefeito Alcides Bernal estamos realizando projetos ambientais que integram toda sociedade. Todos podem contar com nosso apoios e dos técnicos que trabalham na Semadur buscando soluções para preservar o meio ambiente”, finalizou. 

Para a professora Renata Aparecida Santana do Instituto Mirim de Campo Grande o ECOMIRIM leva a mensagem teórica e prática para os Mirins e por sua vez eles a enviam para a população. “Este ato é muito importante para que todos comecem a repensar sobre o meio ambiente e fazer atitudes simples, como por exemplo, economizar energia, fechar as torneiras, usar papel para rascunho. Essas atitudes contribuem para preservar o meio ambiente”.

O Mirim Stivem Roosevelt disse que ele e seus colegas já estão sensibilizados com a mudança de comportamento uma delas é a substituição de copos descartáveis por permanentes. “Com esta vamos contribuir para preservar o meio ambiente. É uma atitude simples, mas, boa para todos nós”.

Ao fim do evento copos foram distribuídos para simbolizar a nova metodologia de utilização de materiais não descartáveis e folhetos explicativo sobre o projeto ECOMIRIM. 

O evento contou com a presença da Banda do Instituto Mirim de Campo Grande, professos de IMCG, funcionários da Central de Atendimento do Cidadão e do diretor de projetos de sustentabilidade da Semadur, Raimundo Moreira de Araújo.

Emidio Denardi

MTB/MS 488

Nenhum comentário:

Postar um comentário