segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prefeitura promoverá 4º Conferência Municipal do Meio Ambiente



A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), promoverá nos dias 26 e 27 de julho a 4º Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA). A Conferência tem por objetivo promover o debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fomentando assim a discussão e estabelecendo a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil.

A CMMA se constitui como um espaço no qual é possível debater a respeito de problemas, soluções, diretrizes, ações e políticas públicas que tratam do meio ambiente. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon, destaca a importância da participação de toda a sociedade nesta conferência “A conferência é um importante instrumento de participação popular na constituição e acompanhamento de políticas públicas voltadas ao meio ambiente. É um momento que possibilita a participação de diferentes segmentos da sociedade em debates sobre a ação governamental”.

A abertura será realizada no dia 26 (sexta), às 19 horas, com a presença do secretário Marcon e demais autoridades. Durante o evento será apresentado um painel sobre resíduos sólidos pela analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Alvarenga do Nascimento.

No dia 27 (sábado), os participantes se dividirão em quatro grupos de trabalho, cada grupo discutindo um diferente eixo temático, serão eles:

• Eixo 1 – Produção e Consumo Sustentável;
• Eixo 2 – Redução de Impactos Ambientais;
• Eixo 3 – Geração de Emprego, Trabalho e Renda;
• Eixo 4 – Educação Ambiental.

Após as discussões nos grupos, serão escolhidas as ações prioritárias a serem encaminhadas à etapa estadual da Conferência, bem como serão eleitos delegados que representarão o município de Campo Grande nessa etapa que acontecerá em agosto. A etapa nacional está prevista para outubro deste ano.

Deste modo, a sociedade é convidada a participar do evento, expondo suas preocupações e tomando parte nas decisões para aprimoramento da política ambiental do município e também do País.

Resíduos Sólidos

Considera-se resíduo sólido todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. Estes resíduos podem estar em estado sólido ou semissólido, ou também podem ser líquidos ou gases contidos em recipientes. Um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a educação ambiental, vista no Plano Nacional de Resíduos Sólidos como transversal, pois os desafios colocados impõem uma grande mudança cultural no Brasil na direção de uma ampla cidadania ambiental.

Serviço: A CMMA será realizada nos dias 26 e 27 de julho, no auditório do Instituto Mirim de Campo Grande (Unidade I) Rua Anhanduí, 294, Centro. Mais informações pelo telefone 3314-3294 e site http://capital.ms.gov.br/semadur/canaisTexto?id_can=6742 .

Katia Tavares
MTB/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário