quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prefeitura simplifica processos para agilizar liberação de alvarás de construção



A partir do Decreto n. 12.142, publicado no dia 21.05, no Diário Oficial de Campo Grande, foi instituída a Aprovação Simplificada de Projetos, regulamentando a Lei n. 1866 de 1979 (Código de Obras), que objetiva agilizar a análise dos processos para liberação de alvarás de construção para empreendimentos residenciais. Com isso, a Prefeitura deve triplicar o número de projetos analisados.

A medida prevê a aprovação simplificada de projetos para os empreendimentos residenciais horizontais, com uma ou até 50 unidades. A partir de agora, será necessário à apresentação apenas da planta de implantação, respeitados os índices urbanísticos e a legislação em vigor.

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Odimar Luis Marcon, o decreto vai atender 85% dos processos analisados. “Nosso objetivo é fomentar a agilidade e evitar o vai e vem dos projetos por conta problemas na fase de elaboração, o que tem provocado a morosidade na análise dos mesmos”, explicou o secretário.

Para o Ouvidor e Gerente de Relações Institucionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismos de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Luis Eduardo Costa, o decreto representa um avanço na análise dos projetos e demonstra que a Prefeitura inova ao ser a primeira Capital do país a simplificar o processo. “É uma medida inteligente, pois a análise é feita pensando na coletividade”, concluiu.

Conforme Marcon, a Semadur vai disponibilizar aos profissionais de Engenharia e Arquitetura arquivo digital dos modelos padrão a serem apresentados. Com isso, o Secretário estima reduzir consideravelmente o número de processos que ficam aguardando regularização. “Todos os projetos vão passar por uma triagem antes de seguir em definitivo para análise. Queremos acabar com a morosidade na liberação dos alvarás”, ressaltou.

Assessoria PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário