quarta-feira, 20 de março de 2013

Semadur inicia ciclo de palestras em universidades e empresas para conscientização quanto ao uso racional da água



Como parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), está realizando a Semana da Água. Dentre as ações estão sendo realizados ciclos de palestras em empresas e universidades da Capital, voltados à educação ambiental, conscientização para o uso racional da água e a legislação municipal sobre o assunto.

Palestra nas empresas
Foto: Vanessa Albuquerque
A primeira empresa a receber esta ação foi a Coca-Cola Femsa, que na manhã de ontem (19), cerca de 50 funcionários participaram de palestras proferidas pelos agentes fiscais da Semadur Renata Mendes de Freitas e Marcos Andrey, que explanaram sobre “Os cuidados com a água em nosso município”. A palestra teve o objetivo de apresentar os resultados dos programas ambientais Córrego Limpo e Manancial Vivo, ambos voltados para a preservação dos recursos hídricos na Capital, desenvolvido pela a Prefeitura através da Semadur. 


O Córrego Limpo, Cidade Viva constitui-se na implantação de uma rede de monitoramento dos córregos e rio dentro do perímetro urbano de Campo Grande; em um programa de fiscalização; e no desenvolvimento de atividades de educação ambiental para conscientizar a população.

O Programa Manancial Vivo é uma experiência piloto de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) realizada nas Áreas de Proteção Ambiental do Guariroba e Lajeado. As Bacias Hidrográficas do Guariroba e Lajeado foram escolhidas por serem importantes mananciais de abastecimento público do município de Campo Grande.


Palestra nas universidades
Foto: Bruno Gracco
Nesta quarta-feira (20) a primeira universidade a participar do ciclo de palestras que abordarão os temas “Área permeável e a legislação” foi a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde os acadêmicos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UCDB receberam informações sobre desenvolvimento sustentável e a importância de elaborar projetos que seguem a legislação no que se refere a questão de área permeável. A palestra foi proferida pelo arquiteto da Semadur, Julio Lima Vera, e teve também a participação do engenheiro civil, Antônio Carlos da Silva Sampaio, professor e engenheiro civil da Semadur.

A Lei de Uso e Ocupação do Solo (Lei Complementar n. 74/2005) estabelece normas para o adequado adensamento populacional da área urbana, tendo como de suas prerrogativas o ordenamento da área permeável indispensável nos projetos arquitetônicos.

Foto: Bruno Gracco
Para a Prefeitura é importante os futuros profissionais estarem atentos à legislação municipal. É preciso conscientizar os acadêmicos que para licenciar um projeto é necessário atender aos dispositivos que visam a qualidade de vida da população e o respeito às questões ambientais. A administração municipal ressalta a pratica de uma política sustentável, onde são desenvolvidos projetos a partir de soluções sustentáveis. Destacamos que a Semana da Água seja um momento de reflexão quanto a correta e consciente utilização da água, um bem imprescindível a todos.

Para a coordenadora dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Civil, Rocheli Carnaval “A universidade tem o objetivo de aguçar o pensamento crítico dos acadêmicos e transmitir conhecimento para a formação da capacidade técnica para a solução de problemas na sua área de atuação”.

Foto: Bruno Gracco
As acadêmicas do quinto semestre do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Camila Vico e Larissa Danielle Lopes participaram da palestra e como futuras profissionais da área sabem da importância dos recursos hídricos para uma cidade “Como acadêmicas e futuras engenheiras sabemos da nossa responsabilidade. Devemos respeitar a legislação e colocar em prática o que aprendemos na universidade. Momentos como os de hoje, onde podemos aprender com profissionais de fora da universidade, só acrescenta o nosso currículo”, contou Camila.



Assessoria Semadur

Nenhum comentário:

Postar um comentário