quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Semadur inicia fase II do Programa Manancial Vivo


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento URBANO (Semadur) promoverá no dia primeiro de março, das 8 às 11 horas, no auditório do Centro de Educação Ambiental CEA Polonês a 1ª Oficina do Programa Manancial Vivo – Sub Bacia Hidrográfica do Córrego Saltinho - FASE II em implantação na bacia hidrográfica do córrego Guariroba – APA do Guariroba.

O Programa Manancial Vivo é uma experiência piloto de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) realizada nas Áreas de Proteção Ambiental do Guariroba e Lajeado. As Bacias Hidrográficas do Guariroba e Lajeado foram escolhidas por serem importantes mananciais de abastecimento público do município de Campo Grande.

O Programa segue as diretrizes e conceitos do Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Sendo um programa voluntário de restauração do potencial hídrico e do controle da poluição difusa no meio rural que prevê pagamentos aos produtores rurais que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade. Proprietários rurais que já vêm adotando tais práticas nas bacias atendidas pelo “Programa Manancial Vivo” também poderão receber incentivos – pagamentos - se mantiverem seu comprometimento com essas práticas.

Programação

Durante a oficina serão abordados os temas:

  • Lançamento da FASE II do Programa Manancial Vivo;
  • Apresentação do Edital 01/2013;
  • Orientação aos Produtores Rurais da Sub Bacia do Córrego Saltinho.


São parceiros neste programa o Projeto Água Brasil, Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e Agência Nacional de Águas.

Serviço: O Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês está localizado na rua Corveta, nº 141 – Bairro Carandá Bosque. Mais informações pelos telefones (67) 3314.3298 / 3314.3299.

Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário