quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Semadur participa do II Seminário Estadual Cataforte-MS Logística Solidária


O II Seminário Estadual Cataforte-MS Logística Solidária destinado aos catadores de materiais recicláveis está sendo realizado nesta quarta-feira (05.12), em Campo Grande, das 8h às 17h no Buffet Romeu e Julieta, bairro Amambaí. O evento objetiva aprofundar os conhecimentos em processos de logísticas solidárias, trocar experiências entre catadores e incitar o processo de constituição de Redes de Catadores em Mato Grosso do Sul.

Denise Name, diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), representou a secretaria, onde proferiu palestra sobre o tema “Plano de Coleta de Materiais Recicláveis em Campo Grande”. Durante sua exposição Denise apresentou o Programa Municipal de Coleta Seletiva e os benefícios que este programa proporciona aos catadores, as ações voltadas à questão dos resíduos sólidos que o poder público municipal está executando, além de destacar a importância da organização desses trabalhadores em cooperativas, proporcionando assim avanços para a categoria, “A administração através da legislação está fazendo a parte dela, cabe agora aos catadores também fazerem a sua parte para que todos avancemos juntos, resultando assim para o bem de toda a cidade” exemplificou a diretora.

O Projeto Cataforte em Mato Grosso do Sul é executado pela Organização Não-Governamental Economia Solidária, Preservação Ambiental e Desenvolvimento Social – ONG ESPADS com apoio da Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Ministério do Trabalho, Governo Federal e orienta os pólos de cooperativismo de reciclagem nos bairros Nova Lima, Nova Campo Grande, Coophavila II, Rita Veira, Noroeste, Nova lima e Dom Antonio Barbosa.

Participam do evento a Semadur, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul.

Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário