segunda-feira, 21 de maio de 2012

Secretários de Meio Ambiente debatem panorama de contribuições para a Rio+20


Entre os dias 16 e 18 de maio o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, participou do I Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, promovido na cidade do Rio de Janeiro.

O evento reuniu secretários todo o País. Uma oportunidade onde os gestores municipais de meio ambiente apresentaram as melhores práticas e casos de sucesso desenvolvidos em suas cidades. As apresentações abordaram temas como: mudanças climáticas, resíduos sólidos, saneamento, reflorestamento, educação ambiental, poluição e fiscalização.

O engenheiro e secretário, Marcos Cristaldo, contribui no evento apresentando durante a temática “Poluição” as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) em Campo Grande, em especial palestrou sobre o programa “Córrego Limpo, Cidade Viva”, premiado pelo Ministério do Meio Ambiente na modalidade Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana. “O evento foi muito positivo no sentido de propiciar a troca de experiências entre os municípios e aproxima-los de casos de sucesso” concluiu Marcos.

Ao final do encontro foi elaborada a "Carta do Rio de Janeiro para a Sustentabilidade", um documento elaborado em conjunto por todos os secretários presentes que relata a importância e contribuição que todas as cidades poderão oferecer. A Carta será apresentada na reunião do C40 (Climate Leadership Group), cúpula mundial de prefeitos, durante a Rio+20.

C40
O C40 é uma cúpula composta por importantes cidades onde são discutidos temas relevantes sobre sustentabilidade e desenvolvimento verde. A próxima reunião da cúpula acontece na mesma semana da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, a carta produzida pelos gestores será apresentada e os cases de sucesso das regiões serão lançadas em forma de publicação.

Rio+20
Em 2012 serão completadas duas décadas da realização da conferência ECO-92. Em junho a cidade do Rio de Janeiro volta a sediar uma nova reunião, a Rio+20. O encontro partiu de uma iniciativa da ONU e servirá para a discussão de temas envolvendo a sustentabilidade global, como mudanças climáticas, diminuição da pobreza e estimulo à economia verde.

Clique aqui para visualizar a "Carta Rio pela Sustentabilidade"


Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário