sexta-feira, 23 de março de 2012

Semadur divulga resultados dos programas Córrego Limpo e Manancial Vivo


Foto: Denilson  Secreta 
Na noite desta quarta-feira (21) o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês foi sede da cerimônia de apresentação dos resultados dos programas ambientais Córrego Limpo e Manancial Vivo, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande (Semadur). O evento teve inicio com a apresentação cultural do trio musical Canto A3, que oferece em seu repertório músicas com ritmos fronteiriços.

Logo após a apresentação, foram assinados termos de parceria e cooperação. O primeiro Termo de Parceria foi entre o município de Campo Grande, Sociedade Beneficente Barão do Rio Branco e Empresa Fábrica-Química Petróleo e Derivados com objetivo de auxiliar o desenvolvimento das atividades do projeto de reciclagem de óleo vegetal usado, o Proveu. O segundo Termo de Cooperação mútua assinado foi entre o município de Campo Grande e a empresa Águas Guariroba. Este termo estabelece que a Semadur, com o apoio técnico da Águas Guariroba, execute a implantação de um sistema de monitoramento de equipes de campo de fiscalização de obras, fiscalização de meio ambiente, além de permitir que a empresa tenha acesso ao sistema de informações geográficas da Prefeitura de Campo Grande.

O prefeito Nelson Trad Filho participou do evento e, após assinar os termos, comentou a importância da qualidade da água para a saúde “A busca pela qualidade de vida passa indiscutivelmente pelo meio ambiente. Em Campo Grande, essa responsabilidade está sendo bem dividida entre o poder público, empresas e a sociedade”, também destacou o trabalho desenvolvido pela empresa Águas Guariroba “Mais uma vez, a Águas Guariroba demonstra sua responsabilidade social e ambiental”.

Para o engenheiro Marcos Cristaldo, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, é muito importante a discussão sobre o tema recursos hídricos “Parcerias como essas assinadas na noite de hoje auxiliam em novas ações, um exemplo de que trabalhamos em conjunto com a sociedade.”, enfatizou. O secretário também explicou que os resultados apresentados no evento mostram o trabalho realizado em longo prazo “Hoje, estamos fazendo uma prestação de contas dos projetos ambientais Córrego Limpo e Manancial Vivo que diretamente influenciam no abastecimento de água para o município”.

Apresentações dos resultados

A apresentação dos resultados do programa Córrego Limpo mostrou as situações das bacias hidrográficas, as redes de monitoramento, ações do programa e os trabalhos de fiscalização ostensiva e orientativa. Em Campo Grande há 79 pontos de monitoramento nas 11 microbacias hidrográficas que abrangem o município. Segundo Renata Mendes de Freitas, agente fiscal de meio ambiente e coordenadora do programa, a cada trimestre são realizadas coletas para análise da água, cujos resultados são publicados em relatórios disponíveis para população. Verifico-se um aumento significativo na qualidade da água, devido às várias ações desenvolvidas.

A exposição dos resultados do programa Manancial Vivo divulgou os aspectos conceituais, metodológicos e os resultados obtidos durante os três anos de execução do programa junto à bacia hidrográfica do córrego Guariroba “Esta é uma oportunidade de mostramos os esforços da Prefeitura Municipal, através da Semadur, para a recuperação e conservação deste importante manancial utilizado no abastecimento de água potável para a população campo-grandense” enfatiza Marcos Andrey, biólogo e coordenador do programa Manancial Vivo.

As atividades relatadas na apresentação demonstram o conjunto de esforços técnicos relacionados à adoção das melhores tecnologias para a adequação ambiental das propriedades, associadas à mobilização, socialização e decisão compartilhada com todos os segmentos envolvidos, desde a concepção dos projetos executivos até a execução das obras.

O Programa Manancial Vivo segue as diretrizes e conceitos do Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Deste modo, as Bacias Hidrográficas do Guariroba e Lajeado foram escolhidas por serem importantes mananciais de abastecimento público do município de Campo Grande. O programa oferece Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) aos proprietários rurais que realizam a manutenção das práticas recomendadas pelos técnicos do programa. 

Instituições e empresas parcerias que desenvolvem ações relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco do Brasil e Ecosupply também participaram do evento com apresentações de seus trabalhos.


 Katia Tavares DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário