quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Semadur promove reunião com catadores e entidades



Cerca de 50 pessoas acompanharam a reunião
No mês de outubro profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande (Semadur) promoveram uma série de visitas técnicas a locais considerados referência em coleta seletiva e gestão de resíduos. As visitas também foram acompanhadas por representantes dos catadores de materiais recicláveis da capital.

Para detalhar as experiências adquiridas com os projetos desenvolvidos por outras cidades, Marcos Antônio Moura Cristaldo, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano promoveu reunião na última segunda-feira (28) com a comitiva que realizou os estudos e catadores da região do lixão, que em breve será desativado.

O exemplo visto pela equipe na visita técnica à cidade de  Itauna/MG é muito semelhante ao de Campo Grande. A cidade realizou a desativação do lixão e hoje a associação dos catadores funciona de maneira organizada e completa. No local a reclamação dos profissionais foi em relação aos rejeitos orgânicos que ainda vem misturado no material reciclável e atrapalham o processo de segregação para reciclagem.

Segundo a diretora do departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Semadur (DLMA), Denise Name, o intuito da reunião era demonstrar aos catadores os ônus e os bônus de instituir associações e cooperativas. “Fomos buscar experiências positivas para que pudéssemos fazer um trabalho em conjunto.” – relatou.

Secretário Cristaldo reforçou a importância dos catadores


“O catador autônomo é uma pessoa física que não tem profissão regulamentada” – salientou a diretora, ao demonstrar que ao ser um catador autônomo, o trabalhador não tem assistência médica, aposentadoria e estabilidade.  Quando o profissional é cooperado, apesar do compromisso e comprometimento necessário com a entidade é possível adquirir todos os benefícios legais, como, por exemplo, descanso remunerado e equipamentos que agregam valor aos resíduos coletados, gerando maior lucro e desenvolvimento à cooperativa.

Na ocasião estavam presentes Daniel Arguelho Obelar, presidente da Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis no Aterro Sanitário de Mato Grosso do Sul (Atmaras) e demais associados, além dos representantes de entidades que agem em parceria com a Semadur para conscientizar o grupo da importância da criação de uma cooperativa e ainda auxiliar com projetos e cursos de capacitação. Neste processo estão envolvidos: Banco do Brasil, Secretária de Assistência Social (Sas), Fundação Social do Trabalho (Funsat), Agência Municipal de Habitação (Emha), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e MP Assessoria.

O secretário Marcos Cristaldo ressaltou no evento, que o trabalho dos catadores é de essencial importância no projeto de coleta seletiva do município. A Unidade de Processamento de Lixo (UPL) que está em fase de construção e instalação no bairro Lageado, será entregue em 2012 e após organização e formalização como cooperativa, atuará em parceria com a entidade.

Mayara da Quinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário