sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Projeto de preservação da água no município é apresentado pela Semadur e Agência Nacional de Águas na Câmara Municipal

Lairtes Chaves e Mayara da Quinta


O Superintendente da ANA, Humberto Gonçalves.
Foto: Lairtes Chaves
 Na manhã de 20 de outubro, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) apresentaram material de referência sobre a preservação das águas na cidade destacando a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), com o projeto Manancial Limpo.

Segundo o superintendente de implementação de projetos da ANA, Humberto Gonçalves:

“A Secretaria, vem desenvolvendo de maneira exemplar aos nossos olhos suas ações. Campo Grande tem sua maior fonte de água potável a bacia do Guariroba, cerca de 70% ou mais da água da cidade vem dessa bacia. Sensibilizados pela Semadur, nos dispomos a atuar na preservação dessas águas, como forma de conservar um bem da cidade”, afirma.

Representantes da ANA apresentam projeto aos vereadores.
Foto: Lairtes Chaves
A visita dos representantes da Agência foi um convite do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Vereador Marcelo Bluma (PV), e ao Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Urbano, Marcos Antonio de Moura Cristaldo.

O gerente de uso sustentável da água e do solo, Devanir Garcia, apresentou aos vereadores o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais, que consiste em promover serviços de recuperação ambiental em regiões de captação de água para o abastecimento público. 

Ao fundo, Devanir Garcia da ANA. Em primeiro plano o
Secretário Cristaldo fala com a Ver. Magali Picarelli sobre
o projeto. Foto: Lairtes Chaves
“É importante formular uma legislação para perpetuar as ações de preservação além das gestões através dos pagamentos de serviços ambientais, a exemplo da lei que tramita nacionalmente. Nessa proposta, encaminhamos a partir de um esforço muito grande do Secretário o projeto Produtor de Água”, argumenta Garcia.

O projeto Manancial Vivo, gerido e originário da Semadur, segue as diretrizes do projeto nacional e tem recursos alocados da Agência Nacional de Águas, da Água Brasil e do Ministério Público.

Os vereadores se mostraram favoráveis a implementação de políticas de preservação da água no município, e se colocaram a disposição do executivo para viabilizar as ações.


Comissão de Meio Ambiente

Secretário Marcos Cristaldo e o Gerente da ANA Devanir
Garcia. Foto: Lairtes Chaves
No período da tarde Cristaldo e os coordenadores do projeto “Manancial Vivo” Marcos Andrey Alves Meira e Ivan Pedro Martins estiveram em reunião com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande, os representantes e o superintendente da Agência Nacional de Águas, Ricardo Medeiros de Andrade.

Na ocasião, o programa que tem como foco o estímulo ao pagamento por serviços ambientais dentro de propriedades rurais, visando a preservação dos recursos hídricos, foi detalhado aos presentes. O programa da Semadur, Manancial Vivo, é focado na proteção ambiental dos mananciais de maior importância para o abastecimento público: Guariroba e Lageado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário