segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comitiva da Capital vai a BH conhecer cooperativas de resíduos sólidos

Foto: Casimiro Silva
Aline Oliveira (Fonte: CGNotícias)


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) selecionou três representantes da associação dos catadores de lixo do lixão para participarem de uma viagem de trabalho a cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 16 e 20 de outubro próximos. O objetivo é conhecerem e obterem informações detalhadas de como formar e administrar uma cooperativa, visto que na capital mineira funcionam as melhores iniciativas de cooperativismo voltado ao setor de resíduos sólidos.

Do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Semadur, farão parte da comitiva, a diretora Denise Name e o arquiteto Júlio Lima Vera; da Agência Municipal de Habitação (Emha), a assistente social Maria Helena Bughi; pela Fundação Social do Trabalho (Funsat), o diretor do Credigente, Ivan Neiva e o chefe do Gabinete do Prefeito, Edson Makimori. “Esta interação dos representantes dos catadores será importante para que possam se organizar e trabalhar na Unidade de Processamento de Lixo que está em construção ao lado do aterro”, explicou o titular da Semadur.

Cristaldo informou que o primeiro local visitado pelo grupo será o Centro Mineiro de Referência de Resíduos, onde irão obter informações que poderão ser repassadas para os outros catadores de Campo Grande. “Temos que entender que estamos passando por uma fase transitória, que vai do período de construção da UPL até o seu pleno funcionamento. Ainda faremos o cadastramento dos profissionais que atuam diariamente no aterro, que hoje atingem um número aproximado de 250”, argumentou.

O catador Daniel Arguello Obelar acredita que, além de conhecimento o funcionamento de uma cooperativa de resíduos, ainda há a vantagem de aprender com os erros dos mais experientes. “Além dos casos de sucesso, saberemos o que fizeram de errado e ganhamos tempo para nos aperfeiçoar. Atualmente, eu trabalho com a reciclagem entregando ao comprador o produto já prensado e estou sempre procurando informações atuais sobre minha fonte de renda”, ressaltou.

Durante a reunião, o secretário reforçou o compromisso da Prefeitura em montar uma estrutura que funcione em sua totalidade. Para isso, também vai contar com a ajuda de parceiros de instituições públicas e privadas da Capital. “Daremos todo suporte aos catadores cadastrados que forem atuar na UPL, por isso é interessante qualificar quem se dedica apenas ao trabalho como catador. Algumas pessoas fazem isso como um bico. Então, temos que priorizar as capacitações a quem se dedica integralmente”, advertiu Cristaldo.

Obelar disse que sua maior curiosidade é aprender a trabalhar com cobre de maneira correta e segura, pois soube que o plástico que o envolve é bastante tóxico quando aquecido. “Quero saber com o pessoal de Belo Horizonte como se faz o tratamento e a separação do cobre”, revelou o catador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário