Foto: Denilson Secreta (Arquivo) |
Os plantios fazem parte do projeto Via Verde que essa semana completa um ano de existência e tem por objetivo arborizar a cidade de forma planejada para, gradativamente, recompor os espaços vazios e preparar para futuramente substituir as árvores mais velhas, com risco de queda.
Para o Chefe da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais, Orsival Simões Junior, quando se trata de arborizar os passeios, é preciso considerar os diversos elementos urbanos que existem na cidade, evitando assim a concorrência das árvores com esses elementos. “Cada tipo de árvore tem uma exigência de espaço, portanto, se não for feita a correta escolha da espécie, isso pode comprometer o seu desenvolvimento e futuramente ter que ser removida”, diz Orsival.
O Secretário de Meio Ambiente Marcos Cristaldo lembra com orgulho que a cidade é uma das mais arborizadas do país e ressalta que “os moradores têm que se engajar no projeto e ajudar a cuidar desse importante patrimônio ambiental que é a arborização”.
O Projeto
Mais de 10 mil mudas de árvores já foram plantadas na cidade. Além da Rua Amazonas, as seguintes ruas já foram arborizadas:
Região Urbana do Centro
Rua José Antônio Pereira
Rua Pedro Celestino
Rua Antônio Maria Coelho (1ª etapa)
Rua Rio Grande do Sul
Rua Bahia
Rua 25 de dezembro
Rua 13 de Junho
Rua Arthur Jorge
Rua Antônio Maria Coelho (2ª etapa)
Rua Pe. João Crippa
Região Urbana do Anhanduizinho
Rua Manoel da Costa Lima
Avenida das Bandeiras
Rua Clevelândia
Rua Ana Luiza de Souza
Região Urbana do Imbirussu
Rua Náutico
Rua Sagarana
Avenida Presidente Vargas
Região Urbana do Prosa
Avenida Capital
Rua Vitório Zeolla
Região Urbana do Segredo
Rua Julia Maksoud
Rua Cotegipe
Avenida Mascarenhas de Morais
Região Urbana do Bandeira
Rua José Nogueira Vieira
Rua Fraiburgo
Rua Spipe Calarge
Região Urbana do Lagoa
Rua Albert Sabin
Rua Brilhante
Também está com plantios programados a Avenida Três Barras, Rua Rio da Prata, Loteamento Guanandi, Rua São Paulo e Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário