quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje é dia da árvore

Foto: Denilson Secreta
No dia 21 de setembro comemora-se no Brasil o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Antes da escolha dessa data, ocorria na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.

A árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também pela data ser próxima à chegada da primavera onde as flores se abrem e dão origem a novas espécies. As árvores mantêm a umidade do ar, além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

Em Campo Grande podem ser encontradas nas principais ruas do centro as árvores quase centenárias, plantadas em 1914 que se concentram principalmente nas avenidas Afonso Pena e Mato Grosso. Plantadas no primeiro programa de arborização para as ruas da capital realizado em 1913 quando o prefeito Dr. Arlindo de Andrade Gomes mandou trazer do Jardim Botânico no Rio de Janeiro cerca de mil mudas.

A comemoração da semana da árvore foi instituída em Campo Grande pela Lei Municipal nº. 4.457, de 18 de abril de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário