quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Campo Grande comemora Semana da Árvore



Mayara da Quinta

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), preparou uma série de ações durante a Semana da Árvore, que neste ano trará o lançamento do projeto "Fruta no Quintal", tema das ações comemorativas, que contempla educação ambiental e sustentabilidade, valorizando as árvores frutíferas que tem grande importância, na alimentação de agentes polinizadores e dos seres humanos.

Em 1965, no dia 24 de fevereiro, foi oficializado pelo governo federal que o dia 21 de setembro se tornaria o Dia da Árvore, marcando um novo ciclo para o meio ambiente. Este dia foi escolhido por ser uma data de prenúncio da primavera e período quando os índios iniciavam o plantio seguindo o calendário lunar.

As frutas são fontes de vitaminas, carboidratos, fibras e minerais e auxiliam a alimentação saudável. As espécies a serem distribuídas são: goiaba, amora, ameixa, carambola, acerola e pitanga.

As ações começam no sábado do dia 17, quando a Semadur junto à Agetran promovem doação de mudas nos terminais General Osório, Julio de Castilho e Morenão.

Para comemorar o Dia da Árvore, no dia 21 haverá distribuição de mudas na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Cândido Mariano n.2655, e no Centro de Educação Ambiental, na Avenida Via Park, próximo à rotatória da Av. Mato Grosso.

Haverá ainda plantio no parque Cônsul Assaf Trad, às 14 horas, promovido pela Polícia Militar junto a Semadur.

A FM Blink 109 e a ONG Planeta Pantanal em parceria com a Semadur realizam o primeiro plantio de mudas do projeto Vista o Verde, dia 23, que acontecerá na Área de Preservação Permanente do córrego Vendas.

Durante a Semana da Árvore acontecem também plantios de árvores ao longo da Avenida Mato Grosso e Via Park. O projeto Via Verde também plantará árvores na Rua Amazonas. A semana será contemplada pelas ações no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês, recém inaugurado e que inicia as atividades recebendo suas primeiras visitas de escolas.

Orsival Simões Junior, Chefe da Divisão de Áreas Verdes e Posturas Ambientais da Semadur, ao tratar da importância das atividades na Semana da Árvore, afirmou que "estas pequenas atitudes retratam um pouco das nossas intenções a longo prazo. A Semana da Árvore precisa ser lembrada e cultivada assim como as ações de conscientização ambiental e sustentabilidade que o Programa de Arborização Urbana e outros tantos da Semadur têm empregado".

Serviço

A Semana da Árvore na capital é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e acontece entre os dias 17 a 23 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário