quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Semadur leva Educação Ambiental a funcionários de construtora da Capital

Como parte das ações de Educação Ambiental Itinerante, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) ministrou na tarde desta terça-feira (21) palestra sobre Educação Ambiental voltada à temática Sustentabilidade, aos funcionários da Prime Incorporações e Construções, empresa do Grupo MRV Engenharia.

Durante a palestra, os professores e técnicos da Semadur abordaram temas como a pegada ecológica, urbanização, desmatamento, ilhas de calor nas cidades, queimadas, enchentes, a importância da mudança dos hábitos para a implementação de uma nova cultura voltada à sustentabilidade. “Necessitamos de uma nova consciência, a consciência ambiental. E, a partir do momento da conscientização e prática de ações sustentáveis no dia a dia, poderemos mudar a realidade e assim criando perspectivas de uma nova cultura voltada à preservação do meio ambiente”, pontuou o professor e gestor do Centro de Educação Ambiental Parque Ecológico Anhanduí – CEA Anhanduí, Osmar Martins.

O técnico em gestão ambiental da MRV, Abadio Furtado, detalhou que a empresa implementa diversas ações voltadas à sustentabilidade e a palestra vem apresentar e acrescentar aos funcionários a importância das ações que eles já praticam e como podem ampliá-las. “A empresa implantou o sistema de gestão ambiental para promover e conscientizar os funcionários sobre a gestão dos resíduos, praticamos a separação e reutilização dos papéis. Cada funcionário adotou um copo, reduzimos os custos com a energia elétrica, deste modo, queremos conscientizar e inserir também hábitos sustentáveis à vida dos nossos funcionários”.

Prontamente, o supervisor administrativo, André Luiz Ribeiro, destacou a palestra como um momento de reflexão. “Não podemos apenas observar a atual situação e não fazermos nada. Cada um é responsável pelas suas ações e deve fazer a sua parte para a preservação do planeta. É importante proporcionar aos funcionários momentos como estes, onde podem ser demonstradas as ações e reações a partir das nossas atitudes.” frisou.

Educação Ambiental Itinerante

A Educação Ambiental Itinerante proporciona apresentações culturais e musicais, percorrendo bairros, escolas, associações de moradores, levando informações sobre reciclagem, poluição, sustentabilidade, preservação ambiental entre outros assuntos, além da realização de pesquisas, palestras e gincanas. Os interessados na realização de tais eventos poderão entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental, e solicitar agendamento pelo telefone 3314-3290, com Cristina Piccolo.

 Katia Tavares DRT/MS 325

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Centros de Educação Ambiental recebem 1400 visitas no mês de setembro

Campo Grande dispõe à sua população quatro Centros de Educação Ambiental – CEAs, que receberam somente no mês de setembro mais de 1400 visitantes entre alunos, acadêmicos, professores e comunidade em geral.Os CEAs estão localizados em diferentes pontos da Capital tendo como objetivo contribuir para a promoção e apoio ao processo de Educação Ambiental além da realização de eventos voltados a conscientização quanto a temática ambiental.

CEA Polonês
O Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês recebeu mais de 230 visitantes, sediou também no mês de setembro a reunião do Conselho Gestor APA Ceroula. Aconteceu ainda a visita dos alunos e professores da Escola Municipal Vanderlei Rosa, o transporte foi realizado por ônibus disponibilizado pelo Consórcio Guaicurus - Termo de Cooperação Mútua firmado entre a Semadur. Nesta oportunidade foi realizada a Educação Ambiental e por meio interação com educadores ambientais da Solurb e da citada escola. Este CEA também sediou a reunião extraordinária do Conselho Gestor APA Lageado. Entre 15 e 19 de setembro a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou no CEA a formação dos novos professores da Rede Municipal de Ensino – Reme. O CEA Polonês recebeu a visita dos alunos da escola CEAPE, já no dia 24 de setembro, o local foi sede da 25ª Reunião Ordinária Fórum do Lixo e Cidadania, nesta oportunidade houve a eleição para a nova Diretoria Executiva e de Comissões para o biênio 2014/2016.

O CEA Polonês está localizado na Rua Corveta, 141, Bairro Carandá Bosque.Mais informações pelo telefone 3314-9051.

CEA Imbirussu
O Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar - CEA Imbirussu recebeu no mês de setembro visitas de estudantes e acadêmicos de universidades públicas e privadas, totalizando cerca de 110 visitantes.
O CEA recebeu no dia 12 de setembro, pela manhã, a visita de acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (UFMS). No mesmo dia, no período da tarde, o prefeito municipal, Gilmar Antunes Olarte, esteve presente no CEA Imbirussu para efetivar a retomada das ações de Educação Ambiental Itinerante com o apoio de um veiculo Van adaptado. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Alberto Borges dos Santos, a Educação Ambiental Itinerante vai levar ações de conscientização ambiental as crianças e população campo-grandense nos mais diversos locais, este é o propósito da Prefeitura “Conscientizar as crianças é muito importante, assim investimos na formação de cidadãos que respeitam o meio ambiente. Mas as ações previstas não serão restritas a eles. Faremos atividades para toda a população de Campo Grande”, salientou.

O CEA Imbirussu recepcionou ainda em 18 de setembro, alunos e professores da Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado, tiveram a oportunidade realizar atividades no CEA e reconhecer a importância da Educação Ambiental como forma de preservação do ambiente em que vivem. Aos sábados o CEA Imbirussu cede seu espaço ao Grupo Escoteiro Alcídio Pimentel 22/MS para a realização de suas reuniões e atividades, assim como frequentemente recebe a visita dos membros do Clube de Observadores de Aves de Campo Grande – COACGR.

O CEA Imbirussu está localizado na Av. Amaro Castro Lima, n° 2200, Bairro Popular. Mais informações pelo telefone 3314-7024.

CEA Anhanduí
O Centro de Educação Ambiental Anhanduí – CEA Anhanduí promoveu no mês de setembro variados eventos com a participação de alunos, professores e agentes públicos, totalizando aproximadamente 885 visitantes. O CEA realizou curso sobre manejo de animais peçonhentos, voltado aos guardas municipais que atuam nos parques municipais, agentes da Defesa Civil Municipal, brigadistas da Brigada de Combate a Incêndio Florestal e técnicos da Semadur. De 10 à 29 de setembro, ocorreram palestras sobre Educação Ambiental e trilha ecológica com acadêmicos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, alunos das Escolas Municipais Iracema de Souza Mendonça, Aldo de Queiroz, Oswaldo Cruz- TRAJE, Abel Freire Aragão e alunos das escolas privadas ‘Construindo o Saber’ e Instituto EDUCAP.
Nos dias 13 e 20 de setembro, o Grupo de Escoteiros Atalaia do Pantanal participou no CEA Anhanduí de palestra orientativa sobre morcegos e anfíbios. No período de 15 a 19 de setembro o CEA sediou os Encontros de Formação Continuada de Professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) voltados aos professores de Geografia da Rede Municipal de Ensino (Reme).

O CEA está localizado na Av. Ernesto Geisel, n° 3710, Bairro Guanandi II. Mais informações pelo telefone 3314-9560.

CEA Florestinha
O Centro de Educação Ambiental Cônsul Assaf Trad – CEA Florestinha recebeu em setembro cerca de 250 alunos para discussões ambientais com o objetivo de celebrar o Dia da Árvore. Já no dia 26 de setembro, 40 alunos da Escola Municipal Etalivio Pereira Martins participaram das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelos alunos do Projeto como a realização da apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, a oficina de Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos; exposição dos animais e peixes taxidermizados (empalhados). Nesta oportunidade foi possível a prática da Educação Ambiental e da interação com educadores ambientais da Solurb e representantes da Semadur.


O CEA Florestinha está localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, s/nº. Mais informações pelo telefone 3314-8313.
Joana Lima e Katia Tavares DRT/MS 325