Viveiro Flora do Cerrado


O Viveiro Flora do Cerrado tem por objetivo atender a demanda de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano em praças, passeios públicos, nascentes, entre outras.

Localizado na Rua Presidente Lincoln, 316, Jardim Pacaembu, o espaço foi inaugurado em 21 de setembro de 2010, marcando assim o Dia da Árvore.


O viveiro tem capacidade para produzir cerca de 1 milhão de mudas por ano e assim suprir as necessidades de arborização da cidade. Conta com toda a infraestrutura necessária como: estufa, irrigação pré-definida e o acompanhamento técnico de engenheiros agrônomos e florestais e biólogos da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais, da Semadur, em todas as etapas produtivas, desde a germinação das sementes até o período em que a espécie esteja adequada para o plantio. Quando necessário, também é realizado o trabalho de manejo nas árvores já plantadas em vias públicas. São muitas as espécies encontradas no viveiro, dentre elas ipês de flores branca, amarela e roxa, pata de vaca, flamboyant mirim, jabuticaba, acerola, pitanga e romã.

Com os recursos disponíveis, em 2011 saíram do viveiro municipal 45 mil mudas disponibilizadas para doação e plantio. Deste total, 30 mil mudas frutíferas foram repassadas ao projeto Fruta no Quintal, para serem plantadas em quintais de residências. Em 2012 o viviero foi o responsável pela produção das 100 mil mudas que foram plantadas e distribuidas durante a realização da Semana da Árvore.

O projeto do Viveiro Flora do Cerrado foi elaborado pelos técnicos da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais (DFAP) da Semadur.


Campo Grande ocupa hoje o primeiro lugar no ranking como a Capital mais arborizada do país. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice da capital sul-mato-grossense é de 0,96, ou seja, de cada 100 residências 96 são arborizadas.


São cinco mil metros quadrados de espaço,  possui uma extensa produção de mudas de árvores de espécies nativas recomendadas para a arborização urbana e espécies frutíferas. Vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), o local produz mudas que são destinadas para plantio em Áreas de Recuperação Ambiental (APP), praças, passeios públicos, parques, escolas,  o projeto Fruta no Quintal e a Semana da Árvore. Produzindo assim o quantitativo necessário e dentro dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Diretor de Arborização Urbana.

Telefone: 67-3314-3152.